Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Nós acreditamos!

Nós acreditamos!

24/06/2020 Rogério Athayde

A história ensina lições. Muitas lições.

Algumas delas foram duras demais para nossos antepassados, causaram sofrimentos, angústias e incertezas demais, alteraram os tempos, mudaram as vidas.

Eles precisaram ter mais coragem que o normal, mais inteligência, mais força, mais firmeza, mais cooperação do que o normal. Mais do que as épocas de brandura costumam cobrar.

Nossos antepassados venceram muitos desafios, acreditaram que o mundo poderia ser melhor. E lutaram por isso. Por nossa causa. Eles acreditaram.

Hoje nós precisamos acreditar. Com coragem e valentia, precisamos acreditar. Acreditar no diálogo que fabrica soluções, na democracia que permite o diálogo, na inteligência que possibilita o estado democrático e a liberdade.

Acreditar na ciência que constrói os tempos, no conhecimento que produz vida, na arte que refaz o mundo. Acreditar em cada um e em todos nós, porque nunca andamos sozinhos. Hoje nós precisamos acreditar.

É por isso que acreditamos na educação. A educação nos reúne. A educação nos humaniza. A educação nos transforma. A educação nos aprimora.

É por isso que acreditamos na escola. Por isso acreditamos nos alunos, nos professores, nos funcionários, nos diretores, nos pedagogos, nas famílias, nos amigos.

Por isso acreditamos que a escola é um compromisso de fé na humanidade, fé na sociedade, fé e esperança em dias melhores.

Nós acreditamos! Precisamos acreditar! Porque nossos antepassados acreditaram em nós e nós precisamos acreditar naqueles que ainda virão.

Porque nós precisamos acreditar no tempo que temos e em nossa capacidade de criar, com o melhor de nossos talentos.

A história ensina lições. Muitas lições. E a maior delas, talvez, é ter esperança. Por isso nós acreditamos na escola. Porque acreditamos em um mundo melhor.

Porque acreditamos que somos capazes de construí-lo. Porque queremos viver nele. Porque acreditamos que nossos herdeiros terão orgulho do que estamos fazendo hoje. Por isso.

Nós acreditamos!

* Rogério Athayde é escritor, professor e autor de história do Sistema de Ensino pH e palestrante de temas referentes à África, religião afrodescendente, preconceito racial e intolerância religiosa.

Fonte: Mira Comunicação



Educação para poucos é o avesso de si

Intitulado “Reimagining our futures together: A new social contract for education”, um estudo recente da Unesco é categórico logo nas primeiras páginas: “Nossa humanidade e Planeta Terra estão sob ameaça”.


Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Tenho experimentado que o “traço de mãe”, plantado por Deus no coração de cada mulher que Ele criou, vai além da capacidade de gerar filhos, biologicamente.

Mãe: Florescer é não se esquecer de viver!

Bullying: da vítima ao espectador

O bullying é um tipo particular de violência, caracterizado por agressões sistemáticas, repetitivas e intencionais, contra um ou mais indivíduos que se encontram em desigualdade de poder, gerando sofrimento para as vítimas, agressores e comunidade.


Desafios e oportunidades para o saneamento

Considerado um dos menos atrativos na infraestrutura, o setor de saneamento passa por uma profunda mudança de paradigma com a aprovação da Lei 14.026/2020.

Desafios e oportunidades para o saneamento

Os desafios de lidar com maternidade e realização profissional

A experiência da maternidade é o momento mais importante na vida da mulher, no entanto um dos mais preocupantes também.


Como a inteligência de dados auxilia o Open Finance

Imagine que a sua televisão está com defeito. Você busca um modelo um pouco melhor na internet (afinal, você merece) e decide comprá-la em algumas suaves prestações.


Evolução da telessaúde

Maior segurança e respeito à autonomia de profissionais e pacientes.


Explore seu universo de possibilidades

Você sabia que o ser humano enfrenta em média 23 adversidades por dia?


Um doidivanas incorrigível

Todos reconhecem Camilo Castelo Branco, como escritor talentoso. Admiram-lhe a riqueza do vocabulário e a vernaculidade da prosa.


O metaverso vem aí e está mais próximo do que você imagina

Você, assim como eu, já deve ter ouvido falar no Metaverso.


Indulto x Interferência de Poderes

As leis, como de corriqueira sabença, obedecem a uma ordem hierárquica, assim escalonadas: – Norma fundamental; – Constituição Federal; – Lei; (Lei Complementar, Lei Ordinária, Lei Delegada, Medida Provisória, Decreto Legislativo e Resolução).


Você e seu time estão progredindo?

Em qualquer empreitada, pessoal, profissional ou de times, medir resultados é crucial.