Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Novo ano letivo: identifique problemas e planeje soluções

Novo ano letivo: identifique problemas e planeje soluções

09/02/2013 Erika de Souza Bueno

Um dos conceitos de avaliação é a análise. Ao se aplicar avaliações no decorrer do ano letivo, o professor precisa ter claro dentro o que é realmente o ato de avaliar, pois muito mais do que dar uma prova, a avaliação é uma excelente ferramenta para identificar quais ações em sala de aula podem ou não ter continuidade.

Além disso, a avaliação não pode ser apenas tratada como algo destinado somente aos alunos, mas sim. Ao aplicar uma avaliação, o professor também tem a oportunidade de rever conceitos e valores sobre sua prática, enquanto profissional comprometido realmente com o bom desenvolvimento de seus alunos.

É importante também compreendermos que a avaliação não pode ser entendida apenas como a aplicação de provas no final de alguns conteúdos trabalhados. Ela precisa ser desenvolvida em todo o momento da aula, no decorrer do ano letivo.

Dessa forma sempre será possível a tomada de decisões no bom direcionamento de esforços que visam ao desenvolvimento acadêmico do aluno, assim como ao desenvolvimento profissional do professor. É interessante refletir e constatar que a avaliação precisa ocorrer no começo, no meio e no fim. Em todas essas fases, as avaliações são diagnósticas, ou seja, servem para diagnosticar o grau de conhecimento dos alunos, assim como se estão ou não apresentando alguma dificuldade na execução de alguma tarefa ou daquilo que se espera deles.

E, não menos importante, as avaliações servem para buscar o porquê de tais dificuldades e suas origens. No começo, a avaliação serve para diagnosticar o nível de habilidade que um aluno já tem e, a partir de então, traçar planos para melhor aproveitar o conhecimento prévio e fazê-los frutificar, de modo que o aluno siga sem deficiências e impedimentos os seus estudos.

Convém lembrar que não são raras as vezes em que dificuldades de alunos na sala de aula têm origens no seu convívio social e, também, no âmbito familiar. As avaliações realizadas no decorrer do ano letivo são excelentes ferramentas para o professor saber se aquilo que planejou e que está executando está ou não obtendo boas respostas e se está ou não caminhando para atingir os objetivos traçados.

Realizadas no decorrer das práticas em sala de aula, as avaliações fazem o professor, muitas vezes, pensar num “plano b”, pois não são poucas as situações em que o aluno obtém melhores ou piores resultados do que se esperava dele. Isso é comum acontecer porque todos os alunos estão sujeitos a mudanças. Há casos de alunos que tinham estímulos positivos em casa, como o auxílio de um ente querido, e ao verem-se sem tal estímulo sentem-se dispersos, desmotivados.

Como já sabemos, tais fatores influenciam muito o rendimento do aluno em sala de aula. As avaliações no final do ano são a prova não apenas dos bons resultados dos alunos, mas também de seus professores e equipe pedagógica. Contudo, como estamos frisando, a avaliação final só terá bons resultados se o professor for sensível à necessidade de estar sempre diagnosticando os impactos de suas ações junto a seus alunos.

Como percebemos, não é só o aspecto acadêmico que é identificado nos diagnósticos do professor. Há também como se identificar problemas ou soluções de problemas na vida pessoal e familiar do aluno ou até mesmo se ele está ou não tendo algum problema com seus colegas em sala de aula. Muitos dos insucessos do aluno podem ter origens dentro da própria família e/ou estar relacionados ao mau convívio entre colegas na escola.

Dessa forma, a avaliação diagnóstica, em qualquer etapa, visa ao aperfeiçoamento dos alunos, professores e equipe pedagógica e pode, certamente, ter impactos muito positivos na vida acadêmica, familiar e social de cada um de nossos alunos. Nós, professores, ao auxiliar na resolução de quaisquer conflitos dessa ordem, teremos um aluno muito mais aberto para receber e construir seu conhecimento.

*Erika de Souza Bueno é coordenadora Educacional da empresa Planeta Educação e editora do Portal Planeta Educação.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves