Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Novos materiais podem revelar bons nichos no mercado

Novos materiais podem revelar bons nichos no mercado

14/05/2017 Marco Colosio

É hora de identificar oportunidades que possam revelar bons nichos no mercado.

Em recuperação de uma fase amarga, enfrentada nos últimos dois anos em consequência da recessão local, a indústria automotiva sinaliza a procura por novos produtos para ganhar competitividade e conquistar novos mercados.

Neste cenário de desafios, a engenharia deve se concentrar em aplicações de materiais que realmente acrescentem valor aos veículos. Essa é a regra principal. Não há tempo a perder com temas secundários.

Hoje a principal busca é a redução de custo, que pode ser obtida, por exemplo, com o desenvolvimento de projetos mais robustos, que façam o emprego de aços avançados e outros materiais mais leves, a exemplo de compósitos e alumínios. É sempre válida a discussão sobre o custo por quilo.

Isto é, o material pode ser mais caro a princípio, mas o produto final pode ser mais barato se o material for usado em menor quantidade. Mas não basta somente dispor de novos materiais se não houver domínio de novos processos, que permitam eficientes aplicações nos veículos, como soldagens ou até fixações por adesivo.

Os novos materiais apresentam características diferentes, que necessitam de conhecimentos também diferentes. Sem a disseminação dessas experiências, o risco é estacionar em alguns processos.

Para a criação de ambiente favorável de crescimento, com novas rotas de pesquisa e desenvolvimento de produtos, é fundamental o conhecimento dos processos que viabilizem o uso dos materiais como, por exemplo, aplicação de aços estampados a quente (PHS – Press Harderning Steel), soldagem de aços de alta resistência e soldagem de alumínio.

Todos esses processos são hoje temas de primeira linha para a indústria nacional. Especialistas de diferentes setores da cadeia automotiva, responsáveis por materiais, processos e produtos, estarão reunidos para debater o assunto no 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, nos dias 6 e 7 de junho.

É hora de identificar oportunidades que possam revelar bons nichos no mercado. Nesta edição, o encontro abordará o avanço dos aços, com foco em produtos de aços planos, longos e inoxidáveis, a presença crescente do alumínio nos produtos da carroceria (BIW) e a forte promessa dos compósitos para a melhoria de desempenho e a redução de peso, além do vasto campo de aplicações dos materiais em peças automotivas, com ênfase nos novos processos de manufatura.

* Marco Colosio é gerente de Engenharia do Produto da General Motors do Brasil e chairperson do 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade.



O efeito pandemia nas pessoas e nos ‘in-app games’

É fato que a Covid-19 balançou as estruturas de todo mundo, trazendo novos hábitos, novas formas de consumir conteúdo, fazer compras… E, claro, de se entreter.


A violência e o exemplo dos parlamentos

O péssimo exemplo que os políticos, em geral, dão nos parlamentos, insultando, ridicularizando os antagonistas, leva, por certo, a população a comportar-se de modo semelhante.


Brasileiro residente no exterior, por que fazer um planejamento previdenciário?

É muito comum no processo emigratório para o exterior ter empolgação e expectativas sobre tudo o que virá nessa nova fase da vida.


LGPD: é fundamental tratar do sincronismo de dados entre todas as aplicações

Se um cliente solicita alteração nos dados cadastrais ou pede a sua exclusão da base de dados que a empresa possui, o que fazer para garantir que isso ocorra em todos os sistemas e banco de dados que possuem os dados deste cliente ao mesmo tempo e com total segurança?


As gavetas que distorcem a vida política do país

Finalmente, está marcada para terça-feira (30/11), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a sabatina do jurista André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Marco Aurélio, no Supremo Tribunal Federal.


O novo normal e a justiça!

Não restam dúvidas que o avanço tecnológico veio para melhorar e facilitar a vida das pessoas.


Repousar de fadigas, livrar-se de preocupações

O dicionário diz que descansar é repousar de fadigas, livrar-se de preocupações.


O fim da violência contra a mulher é causa de direitos humanos

O dia 25 de novembro marca a data internacional da não-violência contra as mulheres.


A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.