Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O apagão e a negligência

O apagão e a negligência

09/02/2014 Dirceu Cardoso Gonçalves

Depois de ter interrompido o abastecimento de eletricidade, os 6 milhões de consumidores dos 13 estados atingidos pelo apagão da última terça-feira, assistem agora as divergências entre o Operador Nacional do Sistema, que atribui o fenômeno à queda de raios na rede, e o Governo, que diz ser a rede “à prova de raios”.

Em vez de divergir, melhor seria que se unissem para evitar novos apagar das luzes. Seja lá o que for a causa, ela carece de uma análise profunda e tem de ser combatida da maneira mais eficiente para evitar a repetição do problema, que traz desconforto e prejuízos à população e à economia.

Mercê do desenvolvimento, todos somos cada dia mais dependentes de eletricidade. É comum ouvirmos técnicos do setor afirmando que o país só não entrou em colapso elétrico porque há anos vem registrando taxas de crescimento econômico muito aquém das expectativas. Além disso, temos 76,9% de nossa eletricidade oriunda do setor hidráulico, cujo potencial de exploração já se encontra esgotado e coberto de restrições ambientais. Têm sido muito tímidas as atividades de conservação da energia já disponível e agressivo o desenvolvimento que disponibiliza cada dia mais equipamentos elétricos para a população e os estabelecimentos.

A população de baixa renda, que anteriormente dispunha apenas de algumas luzes e geladeira quando muito, tem acesso ao computador, ar-condicionado, freezer e outros aparelhos. Os programas de substituição do chuveiro elétrico por aquecedores solares têm sido tímidos e pouco incentivados. A geração de eletricidade pelo vento tem sido negligenciada a ponto dos geradores já haverem sido instalados mas não poderem abastecer o sistema porque a linha de transmissão não foi construída.

O ocorrido na terça-feira é apenas uma demonstração da fragilidade da infraestrutura nacional. O país que se orgulha de ser a sexta economia do mundo, tem dificuldade para fornecer a eletricidade aos seus consumidores. Algo de muito sério precisa ser feito para garantir a segurança do abastecimento energético. Não é a inexplicavel divergência e a atribuição de culpa entre uns e outros que vai resolver o problema.

Acidentes ocorrem, mas os responsáveis pelo sistema têm o dever de prevenção para reduzi-los a um mínimo e, mesmo assim, quando ocorrem, não podem fugir às suas responsabilidades. Os governantes e políticos – que hoje só pensam em eleições –, pelo próprio interesse, devem se lembrar que se, no dia 5 de outubro, faltar eletricidade, até as eleições estarão comprometidas, pois são realizadas em urna eletrônica...

*Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo).



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves