Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O Brasil precisa de honestidade e coragem

O Brasil precisa de honestidade e coragem

14/09/2015 J. A. Puppio

Há quantos anos o brasileiro ouve de sucessivos governos ser imprescindível e ultra urgente a realização de um ajuste fiscal.

Toda a imprensa com seus renomados jornalistas e economistas escrevem sobre o tema desde 1950 quando o ex presidente Juscelino extrapolou gastos públicos na construção de Brasília.

Em última instância, diferente das nossas empresas, quando o governo gasta mais do que arrecada manda a conta para os contribuintes. Isso é histórico nesse País e para não fugir à regra, o atual governo está fazendo o mesmo.

Em termos práticos, a urgência já dura mais de meio século, estamos em uma perpetuação de ajustes fiscais, sempre em função de aumentar os impostos, sendo que a arrecadação hoje já está em 63% do produto bruto do país.

Somos hoje 200 milhões de brasileiros que todo ano contribuem de maneira exaustiva com o seu trabalho para engrossar a arrecadação de impostos que nunca são suficientes para a máquina de gastar do governo.

Agora estamos em 2015 e com um fiasco tremendo de um governo de 13 anos de incompetência onde além de destruir a 5º maior empresa do planeta, com um roubo jamais visto na humanidade,aumenta a carga tributária do já combalido contribuinte, que sabe que vai passar os próximos 5 anos ou mais trabalhando duro para pagar a incompetência e a corrupção de um partido e dos que gostam de receber sem trabalhar.

E numa demonstração de consideração e respeito pelo povo brasileiro que o elegeu, esse governo poderia aceitar o seu fracasso, reconhecer que o ajuste fiscal pode ser feito com corte de gastos e não aumento de impostos e alterar a estrutura dos gastos púbicos, começando por eliminar os cargos apadrinhados de 200 mil petistas já acostumados a receber sem trabalhar.

Quando esse governo estava em campanha havia promessas e promessas de uma mudança geral com reformas das políticas tributarias, administrativas, trabalhista e sindical e talvez o caminho do crescimento do País passe por ai, pelo cumprimento das promessas de campanha.

O fato é que com 32 partidos políticos não iremos chegar a lugar nenhum.Os 39 ministérios criados para abrigar derrotados nas urnas, custam muito caro ao país. Podemos começar por ai, tomando como exemplo a maior democracia do Planeta, representada pelos EUA, que tem apenas dois partidos, os Democratas e os Republicanos.

A fusão dos partidos seria um bom início, como uma fusão entre os ministérios. Não faz sentido ter um Ministério da Agricultura e outro para desenvolvimento agrário. O estado Brasileiro virou um monstro que devora todo dinheiro do suor da população brasileira.

E, em contrapartida, não temos saúde, educação, segurança, mas para enaltecer o ego de uma figura com problemas psicológicos fazemos obras milionárias no exterior como Bolívia, Venezuela, Cuba, Angola, Haiti e o povo não pode saber destas obras pois são sigilo jurídico. Precisamos mudar isso.

‘‘ O Brasil precisa urgente de homens honestos e corajosos para acabar com a corrupção e a roubalheira existente.’’

* J. A. Puppio é empresário, diretor presidente da Air Safety e autor do livro “Impossível é o que não se tentou”.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves