Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O combate à violência começa por você

O combate à violência começa por você

24/07/2013 Mestre Kobi Lichtenstein

A falta de segurança e o crescimento da violência têm feito com que o cidadão comum busque formas de se defender. Porém, a defesa pessoal começa na sua própria atitude.

Ao praticar um exercício para ter saúde, é básico que eu me preocupe em verificar se meu corpo está apto para realizar essa atividade, mesmo que a legislação não obrigue a minha academia a me cobrar pelo atestado médico. Se eu vou buscar uma técnica para aprender a me defender da violência, é importante que eu me certifique sobre a qualificação do profissional que vai trabalhar comigo, afinal é sobre a minha segurança que estamos falando.

Mas nem sempre é o que acontece. As promessas de um resultado rápido ou a comodidade de uma academia mais próxima muitas vezes fazem com que as pessoas acabem nas mãos de falsos instrutores. O culto ao corpo aliado à questão da violência fez aumentar a ofertas de academias e também de pessoas não-qualificadas a ministrarem as diversas modalidades, como as Lutas, por exemplo. As distorções praticadas por pessoas despreparadas para o ensino de artes marciais podem causar lesões físicas e psicológicas aos alunos.

E, mais que isso, pode dar a esses alunos uma falsa sensação de estarem bem preparados para enfrentar a violência nas ruas. O Krav Maga, a única luta reconhecida como defesa pessoal e não como arte marcial, foi desenvolvida em Israel para permitir a qualquer um exercer o direito à vida.

Para ter condições de se defender, é necessária a união entre o conhecimento técnico e os treinamentos programados e avaliados. Já a formação de instrutores de Krav Maga requer extrema cautela e responsabilidade, por se tratar de uma atuação profissional que envolve riscos de grandes proporções. Porém, hoje me deparo diversos anúncios de “treinamentos relâmpagos” que prometem formar instrutores em curtos períodos de tempo. Quem busca se tornar um especialista em pouco tempo, tem a falsa impressão de estar preparado para se defender.

A ilusão gerada por um treinamento inadequado para a defesa pessoal pode ter graves consequências na hora do real perigo. A população pode e deve tomar parte no combate à violência. Porém, adotar um comportamento defensivo começa nos pequenos gestos. Verificar a procedência dos profissionais que cuidam de sua saúde e segurança é o primeiro passo para a garantia de sua defesa pessoal.

*Mestre Kobi Lichtenstein é fundador da Federação Sul Americana de Krav Maga, responsável pelo Krav Maga oficial no Brasil, Peru e Argentina.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves