Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O despacho das térmicas nos períodos seco e úmido

O despacho das térmicas nos períodos seco e úmido

11/06/2013 Carlos Ribeiro e Mirian Adelaide

Historicamente, a transição entre os períodos seco e úmido no Brasil, particularmente nas regiões Sudeste e Nordeste, gera dúvidas sobre a necessidade ou não de despacho das usinas termelétricas.

Mesmo após a criação das Curvas de Aversão a Risco – CAR a questão persiste, dado que as premissas nas quais essas curvas se baseiam podem ser superadas, deixando dúvidas sobre a real segurança de se aguardar que sejam tocadas, para só após serem acionadas as usinas térmicas.

Ocorre que sempre existe o dilema entre antecipar a geração térmica e correr o risco de se verter a correspondente energia, o que se verifica em períodos chuvosos superiores à Média de Longo Termo – MLT, ou o contrário, ou seja, postergar a geração térmica e chegar ao final do período úmido a níveis críticos de armazenamento, com significativo impacto no risco de déficit de energia.

Tal dilema, que remonta aos tempos do Grupo Coordenador para Operação Interligada – GCOI, continua presente e tende a se intensificar, na medida em que o reservatório equivalente do Sistema Interligado Nacional – SIN vem perdendo sua capacidade de regularização, frente a um crescimento firme do mercado de consumo de energia elétrica.

Como a perspectiva de construção de novas usinas com reservatórios de porte é de baixa probabilidade, visto que a opção adotada pelo país é de se fixar nas hidrelétricas a fio d’água, o “sofrimento” vai se repetir a cada final/princípio de ano.

Entretanto, só é possível ter a certeza de se ter tomado a decisão correta após o final da estação chuvosa, quando se tem definido, além do nível de armazenamento para suportar o próximo período seco, a situação de se ter estocado total ou parcialmente a energia correspondente à geração térmica despachada.

O ideal é que o aproveitamento tenha sido total, ou seja, que não tenha sido necessário verter qualquer quantidade de água que poderia ser convertida em energia.

Sob tal enfoque, é importante analisar a operação energética realizada na transição 2012/2013, particularmente tendo em consideração os altos valores de despacho térmico, que geraram muitos questionamentos, principalmente em decorrência dos elevados montantes de Encargos de Serviços de Sistema – ESS a que deram causa.

Um parâmetro para essa análise é a operação da Usina de Itaipu, uma vez que é a última da cascata dos sistemas Sudeste/Sul e, portanto, a mais propensa a verter água.

Como praticamente não ocorreram vertimentos em Itaipu durante o ano de 2013, assim como da mesma forma não ocorreram nas demais usinas do SIN, fica claro o acerto da operação energética conduzida pelo Operador Nacional do Sistema elétrico – ONS, que levou aos níveis de armazenamento mais favoráveis possíveis em todos os subsistemas (embora não tão confortáveis) e garantiram o aproveitamento total da energia gerada pelas termelétricas.

Em outras palavras, fica demonstrado que a decisão pela geração termelétrica total disponível, mesmo fora da ordem de mérito, foi a melhor que poderia ser tomada, uma vez que foi armazenada toda a água possível, garantindo a maximização da segurança energética futura.

Se não tivesse havido tal decisão, estaríamos amargando uma situação muito mais crítica, sem possibilidade de reversão do arrependimento.

* Carlos Ribeiro atua como presidente do Conselho de Administração da ABCE e gerente do Departamento de Operação da CTEEP.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes