Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O fim do petróleo

O fim do petróleo

26/03/2013 Célio Pezza

O sueco Kjell Aleklett, professor de Física, Astronomia e Sistemas Globais de Energia, da Universidade de Uppsala, na Suécia, faz parte de um grupo de cientistas que defende a teoria de que a capacidade produtiva de petróleo no mundo não conseguirá, a partir de 2013, acompanhar o aumento de demanda e entrará em declínio, causando sérios transtornos em nossa civilização.

É dele a expressão “Peak Oil”, que determina o momento em que a capacidade máxima de produção de petróleo barato chega ao topo e a partir daí, torna-se cada vez mais cara a extração. Uma vez passado o pico, a produção começa a cair, enquanto os custos começam a subir.

A expressão Peak Oil já foi utilizada em discursos por George W. Bush e Barak Obama e apontam para um futuro em que a economia global teria que se ajustar à escassez de energia. O próprio presidente mundial da Shell já alertou que poderá haver um próximo ciclo de disparada nos preços do petróleo, caso a economia volte a crescer. O petróleo é a base para o abastecimento de energia, transportes, alimentos, etc..

No modelo atual, a produção de petróleo sobe, a população cresce, aumenta o consumo de alimentos e energia, o que leva a maior necessidade do petróleo. Quando o petróleo mais barato acabar, todos os custos aumentarão, ocasionando uma nova crise mundial. O já falecido Mathew Simmons, ex-presidente da maior empresa de investimentos na área de energia, e antigo conselheiro do presidente Bush, já se referiu a este problema, declarando que as crises não são mais do que problemas que foram ignorados.

Todas as grandes crises foram ignoradas até que era muito tarde para fazer alguma coisa. Isto não é profecia bíblica ou uma teoria da conspiração. Trata-se de uma conclusão científica de respeitados geólogos, físicos e economistas. As ramificações desta situação são graves e nenhum governante quer ser chamado de profeta da desgraça por divulgá-los de uma forma clara.

Ela é uma sentença de morte para um estilo de vida consumista e capitalista, totalmente dependente do petróleo. Neste caso, a maioria prefere “matar o mensageiro”, ao invés de enfrentar o problema e preparar uma nova forma de vida. A verdade é que apesar de debatida, e muitas vezes negada, uma queda considerável na produção de petróleo barato está se aproximando muito mais rápido do que muita gente admite.

Os sauditas tem um ditado que diz tudo sobre o colapso causado pela falta de petróleo barato. Eles dizem: “O meu pai andava de camelo; eu ando de carro. O meu filho anda de avião; o filho dele andará de camelo”.

*Célio Pezza é escritor e autor de diversos livros, entre eles: As Sete Portas, Ariane, A Palavra Perdida e o seu mais recente A Nova Terra - Recomeço.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira