Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O fortalecimento dos Brics

O fortalecimento dos Brics

18/06/2013 Floriano de Lima Nascimento

Um projeto dessa envergadura não nasce ao acaso, nem é fruto de elocubrações equivocadas de tecnocratas alheios ao bem estar da população. Idéias desse porte são produzidas por intelectuais e homens públicos dotados de ampla visão, que pensam na sociedade como um todo.

Quem tem acompanhado pela imprensa o noticiário sobre os Brics – o agrupamento Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – nos poucos órgãos da imprensa nacional que vêm dando cobertura ao tema, entre eles, O Debate, devem estar questionando a origem e a praticidade da ideia de se criar um bloco econômico formado por cinco potências médias para empreenderem um até hoje inédito esforço conjunto de desenvolvimento.

O fato que temos procurado analisar nesta série de artigos é uma contribuição do economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O´neal,em estudo datado de 2001, intitulado Building Better Global Economic Brics. A idéia apresentou-se, desde o início, como categoria de análise nos meios econômicos e financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Só no ano de 2006 o conceito deu forma a um agrupamento, incorporado à política externa dos países acima mencionados. Só no ano de 2011, na ocasião da Terceira Cúpula, a África adotou a sigla Brics.

Os analistas do projeto não têm dúvida de que o seu peso econômico é considerável, à luz dos seguintes dados: “até 2006 o grupo de países envolvidos representou 65% da expansão do PIB mundial”: em paridade de poder de compra, o PIB dos Brics já supera hoje o dos EUA ou o da União Européia. Para dar uma idéia do ritmo de crescimento desses países, em 2003 os Brics respondiam por 9% deste mesmo indicador e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos 5 países (incluindo a África do Sul), totalizou 11 trilhões de dólares, ou 18% da economia mundial. Considerando o PIB pela paridade do poder de compra, esse índice é ainda maior: 19 trilhões de dólares, ou 25% do total.

Os dados reunidos pelos analistas da Goldman Sachs são tão impressionantes e eloqüentes que dispensam maiores artifícios mentais. E têm o mérito de demonstrar como cálculos surpreendentementes simples (muito diferentes das teorizações do Banco Mundial e do Fundo Monetário Nacional, por exemplo), podem chegar muito mais perto das verdades que interessam aos países desenvolvidos e aos que anseiam pelo desenvolvimento. O sucesso (embora o projeto ainda esteja no início) pode, em boa parte dos casos, ser uma mistura de competência, honestidade, boa fé e ousadia.



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli