Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O futuro do Brasil comprometido

O futuro do Brasil comprometido

23/06/2018 Jacir J. Venturi

Foi um gesto destemido do ministro Paulo Renato inscrever o Brasil no exame Pisa, em 2000.

O então presidente Fernando Henrique teria questionado: “e se formos o último colocado?” O ministro argumentou que o Pisa é um dos instrumentos de maior credibilidade em avaliação educacional do mundo. Foram 32 países participantes naquele ano. Bingo! – ficamos em último: 56% dos estudantes de 15 anos avaliados em Matemática, Leitura e Ciências tiveram um desempenho de “quase analfabetos funcionais”, a boa distância do penúltimo colocado: o México, com 44%.

O Pisa 2015 – com 70 países avaliados, em um relatório de 966 páginas dividido em dois volumes – mantém o Brasil entre os últimos: 66.º em Matemática, 63.º em Ciências e 53.º em Leitura. Quando cotejados com os nossos coirmãos latino-americanos, lamentavelmente ficamos abaixo de Argentina, Chile, Uruguai, México, Costa Rica, Colômbia e Peru.

O desempenho dos nossos estudantes decresceu em relação à edição anterior (2012) e, considerando a média das três áreas citadas, o Brasil está na 64.ª posição, pois obteve apenas 401 pontos em 2015 contra uma nota média de 493 pontos dos participantes. Cada 40 pontos do Pisa equivalem a um ano de escola.

A partir dessa premissa, o nosso gap em relação à média dos países ricos é de 2,3 anos e, em relação ao primeiro colocado (Cingapura), é de 3,7 anos. Para ser mais didático, um adolescente cingapuriano de 11,3 anos tem a mesma proficiência de um aluno brasileiro de 15 anos.

Essa cidade-Estado nos oferece um bom modelo: cada professor dedica um mínimo de 100 horas por ano a cursos de capacitação. Em educação não há mágica. Elevar os gastos do setor não é suficiente, embora necessário para que os alunos permaneçam mais tempo na escola e para capacitar os nossos profissionais da educação e remunerá-los condignamente, adotando-se critérios meritocráticos.

Como já faltam recursos em outros setores, um salto dos atuais 5,8% para 10% do PIB para a educação pode ser deletério se mantivermos o atual status quo de deficiências na gestão, de descontrole nos gastos, de falta de comprometimento dos pais e despreparo e corporativismo de parte de nossos docentes.

O Pisa é aplicado a cada três anos com adolescentes de 15 e 16 anos – e ipso facto é um indicador de quanto o futuro do nosso país está comprometido. A agravante é que esse estudante brasileiro tem idade para estar no ensino médio, cujo desempenho foi sofrível em duas outras avaliações, também de 2015: o Ideb, com média 3,7 (numa escala até 10) e o Enem, igualmente em queda no comparativo com 2014.

É uma tragédia nacional que afeta especialmente as famílias de baixa renda, gerando ainda mais desigualdades sociais. E a única alternativa para que haja justiça social é oferecer educação de qualidade em todas as camadas da sociedade.

“A escola é a nova riqueza das nações. Passou a valer mais que a fábrica, o banco, a fazenda” – faz-se oportuno Peter Drucker, renomado consultor americano. Da lista dos 70 participantes do Pisa 2015, mais uma vez os sete primeiros colocados são asiáticos.

Reconhecidamente, esses países têm em comum a cultura de valorização e respeito ao professor. Ademais, adotam um currículo obrigatório mínimo, consentâneo com as habilidades valorizadas no mundo contemporâneo e nas provas do Pisa: raciocínio lógico, boa escrita, compreensão de texto e conteúdo adequado.

Já no Brasil, pontuando entre os últimos, houve indignação manifesta das famílias ou da sociedade? Nenhuma ou quase nenhuma. Comunidade silenciosa perpetua o fracasso!

* Jacir J. Venturi é coordenador da Universidade Positivo, professor e diretor de escolas privadas e públicas.

Fonte: Central Press



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes