Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O modelo “Sell by Price” como estratégia de negociação

O modelo “Sell by Price” como estratégia de negociação

23/08/2023 Marcelo Mendes

O modelo de negociação "Sell by Price" (Vender pelo Preço) é uma abordagem em que o foco principal é sempre o preço de um produto ou serviço.

Em contraste com outros modelos que podem levar em consideração vários fatores, como relacionamento, histórico de fornecimento, valor agregado e eventualmente qualidade é o modelo que privilegia o preço como objetivo principal nas negociações.

A negociação é uma parte fundamental das operações comerciais, onde as partes envolvidas buscam alcançar acordos equilibrados e mutuamente benéficos.

O modelo "Sell by Price" surge como opção para as abordagens mais tradicionais, como "Sell by Value" (Vender pelo Valor) ou "Sell by Relationship" (Vender pelo Relacionamento).

Nesse modelo, o foco recai sobre a determinação de um preço específico como elemento central da negociação.

No modelo "Sell by Price", as estratégias de negociação são desenvolvidas com base na análise detalhada dos fatores que influenciam a precificação.

Isso inclui considerações sobre custos de produção, concorrência de mercado, margens de lucro desejadas e percepção de valor pelo cliente.

As estratégias podem envolver táticas como descontos progressivos, pacotes personalizados ou negociações baseadas em volume.

Os benefícios e vantagens dessa modalidade consistem em três pilares: eficiência na negociação, pois ao se definir um preço-alvo desde o início da negociação, as partes envolvidas podem economizar tempo e esforço.

Transparência, porque o modelo "Sell by Price" fornece uma base clara para o preço proposto; e facilidade de comparação, pois com um preço definido viabiliza comparar com outras ofertas e opções disponíveis no mercado.

Assim, existem várias estratégias que podem ser empregadas dentro desse modelo, como a precificação competitiva, com estratégia de definição de preço mais baixo do que o dos concorrentes diretos; os descontos e as promoções, que podem incentivar os compradores a tomar decisões rápidas; e precificação de penetração de mercado; onde a estratégia consiste em oferecer inicialmente um preço mais baixo para atrair uma base de clientes sólida e, posteriormente, aumentar os preços conforme a demanda cresce.

A questão peculiar da modalidade, em termos práticos de mercado, exime um histórico entre comprador e fornecedor e a relação – muitas vezes de longa data – de produtos e serviços de qualidade que são descartados pelo quesito preço.

Preço e valor são elementos completamente distintos. Sempre haverá um preço menor praticado no mercado, porém, o valor agregado – que somam inúmeros elementos, como confiança, segurança, prazo, fidelidade, qualidade – é um relacionamento sólido, construído e mantido até que o contrato (ou o preço) os separe.

* Marcelo Mendes é gerente-geral da KRJ, empresa atuante no segmento de conectores elétricos desde 2002, que, atualmente, está desenvolvendo um conector para o mercado de energia solar.

Para mais informações sobre negociação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Vervi Assessoria



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros