Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O modelo “Sell by Price” como estratégia de negociação

O modelo “Sell by Price” como estratégia de negociação

23/08/2023 Marcelo Mendes

O modelo de negociação "Sell by Price" (Vender pelo Preço) é uma abordagem em que o foco principal é sempre o preço de um produto ou serviço.

Em contraste com outros modelos que podem levar em consideração vários fatores, como relacionamento, histórico de fornecimento, valor agregado e eventualmente qualidade é o modelo que privilegia o preço como objetivo principal nas negociações.

A negociação é uma parte fundamental das operações comerciais, onde as partes envolvidas buscam alcançar acordos equilibrados e mutuamente benéficos.

O modelo "Sell by Price" surge como opção para as abordagens mais tradicionais, como "Sell by Value" (Vender pelo Valor) ou "Sell by Relationship" (Vender pelo Relacionamento).

Nesse modelo, o foco recai sobre a determinação de um preço específico como elemento central da negociação.

No modelo "Sell by Price", as estratégias de negociação são desenvolvidas com base na análise detalhada dos fatores que influenciam a precificação.

Isso inclui considerações sobre custos de produção, concorrência de mercado, margens de lucro desejadas e percepção de valor pelo cliente.

As estratégias podem envolver táticas como descontos progressivos, pacotes personalizados ou negociações baseadas em volume.

Os benefícios e vantagens dessa modalidade consistem em três pilares: eficiência na negociação, pois ao se definir um preço-alvo desde o início da negociação, as partes envolvidas podem economizar tempo e esforço.

Transparência, porque o modelo "Sell by Price" fornece uma base clara para o preço proposto; e facilidade de comparação, pois com um preço definido viabiliza comparar com outras ofertas e opções disponíveis no mercado.

Assim, existem várias estratégias que podem ser empregadas dentro desse modelo, como a precificação competitiva, com estratégia de definição de preço mais baixo do que o dos concorrentes diretos; os descontos e as promoções, que podem incentivar os compradores a tomar decisões rápidas; e precificação de penetração de mercado; onde a estratégia consiste em oferecer inicialmente um preço mais baixo para atrair uma base de clientes sólida e, posteriormente, aumentar os preços conforme a demanda cresce.

A questão peculiar da modalidade, em termos práticos de mercado, exime um histórico entre comprador e fornecedor e a relação – muitas vezes de longa data – de produtos e serviços de qualidade que são descartados pelo quesito preço.

Preço e valor são elementos completamente distintos. Sempre haverá um preço menor praticado no mercado, porém, o valor agregado – que somam inúmeros elementos, como confiança, segurança, prazo, fidelidade, qualidade – é um relacionamento sólido, construído e mantido até que o contrato (ou o preço) os separe.

* Marcelo Mendes é gerente-geral da KRJ, empresa atuante no segmento de conectores elétricos desde 2002, que, atualmente, está desenvolvendo um conector para o mercado de energia solar.

Para mais informações sobre negociação clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Vervi Assessoria



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves