Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O obstáculo das emoções inibidoras

O obstáculo das emoções inibidoras

16/08/2013 Marlene Monteiro

“Qualquer que disser a este monte: ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito”. (Marcos, 11-23)

O uso da fé como elemento transformador dos desejos humanos em realidade tem sido, há séculos, o foco central das ciências esotéricas. Nos dias de hoje, esse uso permeia também as modernas técnicas da Programação Neurolinguística.

A citação com que iniciamos este texto deixa clara, pela boca do maior mestre de todos os tempos, a condição fundamental da eficácia da fé: “... e não duvidar em seu coração”. Jesus não menciona a dúvida racional, lógica, mas a dúvida no coração. Com isso, provavelmente, ele se referia à fé sentida, vivida com emoção. Esta é a palavra chave: emoção. De fato, tudo o que se consegue na vida é por meio da emoção como elemento vivificador da fé. E quando dizemos “tudo”, queremos referir-nos a tudo que nos parece bom e também ao que nos parece mau.

Por isso é recomendado que, ao visualizarmos aquilo que desejamos ver realizado, nós nos sintamos vivendo aquela situação. Entretanto, o que habitualmente se faz é viver e sentir a fundo as chamadas emoções “negativas”, não as “positivas”. Daí sucede que a maioria das pessoas vive mergulhada num mar de sofrimentos de toda ordem. Elas o criam pela fé recheada de sentimentos negativos. A fé negativa está presente em nossas vidas principalmente naquilo a que podemos chamar de “emoções inibidoras”.

Elas são frequentemente a memória de acontecimentos que nos humilharam, nos diminuíram, nos fizeram sofrer em algum momento de nossas existências, quase sempre em nossa infância. Assim, sempre que pretendemos realizar algo que exija de nós firmeza e ação decidida, elas nos inibem, travam-nos, impedem-nos de atingir nossos objetivos. Um exemplo que nos ocorre com frequência, por estar ligado ao nosso próprio ofício da Psicologia, é a dificuldade monstruosa que as pessoas quase todas têm de se apresentar em público.

Quando solicitadas, acessam suas emoções inibidoras, e estas geram efeitos de caráter fisiológico como tremores, suores frios, dores, pânico enfim. O resultado é um descontrole generalizado, que só pode conduzir ao insucesso. Na Oratória, como em todas as outras situações de nossas vidas, a solução está em eliminar essas emoções ditas “negativas” e mais: substituí-las por outras “positivas”.

Sentindo intensamente o que desejamos, vivendo em nosso coração com muito sentimento aquilo que julgamos bom para nós e para os que nos cercam, é assim que poderemos utilizar a fé criativa e, então, livres das emoções inibidoras, seremos capazes de realizar qualquer tarefa, mesmo que ela nos pareça tão gigantesca quanto mover uma montanha e atirá-la ao mar.

*Marlene Monteiro é Psicóloga, Psicoterapeuta e Hipnóloga, Master e Trainer em PNL, com certificação internacional, e membro da Comunidade Mundial de Programação Neurolinguística.



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira