Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O papel da Inteligência Artificial na automatização da gestão de despesas corporativas

O papel da Inteligência Artificial na automatização da gestão de despesas corporativas

27/07/2023 Thiago Campaz

Já parou para refletir sobre como a Inteligência Artificial tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente corporativo?

A adoção de ferramentas de chatbots, assistentes virtuais e mecanismos de segurança são só alguns exemplos dessas aplicações para o meio empresarial. 

Não é à toa que 70% das empresas brasileiras planejam investir mais em IA até o final deste ano, segundo informações fornecidas pela “Pesquisa Agenda 2023”, conduzida pela Deloitte, líder global em auditoria.

Em outras palavras, os executivos de todo o país já entenderam a importância de adotar a tecnologia em seus processos.

Levando esses dados em consideração, os profissionais de finanças podem se questionar: a IA é capaz de atuar dentro do setor financeiro?

A resposta é simples. Não só é capaz, como ela já está atuando dentro do segmento há algum tempo. Podemos citar casos de companhias que oferecem soluções inovadoras a fim de otimizar a gestão de despesas corporativas. 

Basicamente, elas dispõem de ferramentas com funcionalidades que utilizam a Inteligência Artificial para identificar possíveis irregularidades que podem ocorrer durante o processo de checagem de informações.

Nesse sentido, caso um colaborador envie um comprovante de pagamento duplicado ou que inclua itens proibidos por políticas das instituições como bebidas alcoólicas, por exemplo, a plataforma irá “barrar” o reembolso e notificar o setor responsável. 

Além disso, a tecnologia é capaz de ajudar a reduzir custos, uma vez que ela consegue otimizar processos operacionais e designar equipes para outras atividades que sejam mais estratégicas.

E, claro, ela também tem um papel primordial para as atividades de gestores de todas as áreas, já que com a IA eles conseguem olhar para a organização como um todo, avaliar se tudo está andando conforme o esperado e recalcular a rota caso seja necessário. 

Diante de todos esses pontos, podemos concluir que a Inteligência Artificial é a chave para muitas corporações crescerem de forma saudável e significativa dentro do seu setor.

Afinal, se a parte financeira vai mal, uma organização perde não só o seu prestígio com funcionários, como também a participação no mercado de atuação. 

Se você quer se destacar diante da concorrência, que tal se aliar às companhias que oferecem plataformas de gestão de despesas internas? Ao utilizá-las, com certeza sua empresa estará um passo à frente da concorrência. Pense nisso!

* Thiago Campaz é CEO e co-fundador do VExpenses.

Para mais informações sobre inteligência artificial clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: PiaR Group



A importância de uma economia ajustada e em rota de crescimento

Não é segredo para ninguém e temos defendido há anos que um parque industrial mais novo, que suporte um processo de neoindustrialização, é capaz de produzir mais e melhor, incrementando a produtividade da economia como um todo, com menor consumo de energia e melhor sustentabilidade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da excessiva judicialização da política

O projeto também propõe diminuir as decisões monocráticas do STF ao mínimo indispensável.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques