Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O pensamento como ferramenta de prevenção e saúde

O pensamento como ferramenta de prevenção e saúde

08/04/2015 Claudia Honorato

Você dá muita atenção ao que escuta? Acredita que a opinião alheia tem alguma influência sobre a sua saúde?

“Enfrenta as fases iniciais da doença com oposição mental tão poderosa como a que um legislador empregaria para impedir a aprovação de uma lei desumana”, escreveu Mary Baker Eddy, uma pensadora metafísica americana, em sua obra Ciência e Saúde.

Lembro-me de ter ouvido esta fábula:

“Era uma vez, duas rãs que, por terem passado muito tempo na floresta, ao anoitecer, tiveram de buscar abrigo em uma pequena casa de madeira, em cujo interior encontraram um balde com leite.

Subiram até a borda do balde, mas ao tentarem beber o leite, caíram dentro dele. Após se fartarem, tentaram sair, saltando, mas sem êxito.

Chamaram as outras rãs para socorrê-las. As rãs chegaram e, na borda do balde, gritavam, incentivando-as: ‘Vocês conseguem! Força! Vamos!’ Apesar disso, as horas se passaram e não houve resultados.

Então, as rãs começaram a dizer: ‘Agora é tarde, vocês não têm mais forças, é melhor que se entreguem à morte´. Uma das rãzinhas morreu, porém a outra persistiu, até conseguir sair.

“Por que essa rã conseguiu sair e salvar-se?” “Porque era surda!”

Na vida cotidiana, assim como a rãzinha que estava no balde, você ouve frases negativas, pensamentos deprimentes, temores de outras pessoas, inclusive sobre os perigos em relação à saúde.

É possível manter-se perfeito, bem e saudável, não dando atenção às informações sobre os riscos à saúde? O Departamento de Psiquiatria e Ciência Comportamental de Nova Iorque realizou um interessante experimento, no qual foi simulada uma ameaça biológica a três grupos de pessoas. Ao primeiro grupo, denominado de controle, não foram dadas informações. Ao segundo, sugeriram tratar-se de uma doença psicogênica (não orgânica) e ao terceiro, além da sugestão psicogênica, forneceram maior quantidade de informações a respeito da enfermidade. O resultado mostrou que os dois grupos induzidos psicologicamente apresentaram 11 vezes mais sintomas da enfermidade do que o grupo de controle.

Isso mostra como, algumas vezes, há informações que colocam em risco a saúde, a menos que se coloque um filtro no pensamento.

Estar atento, observar uma paisagem mental focada na saúde e harmonia ajuda a manter-se saudável. Existem pessoas que conseguiram detectar um problema e prevenir-se, tal qual fez Aurora Acebedo Ruiz, uma química da Colômbia, que, começando a ter os sintomas de câncer, orou, opondo-se mentalmente a essa doença, rebatendo-a e agarrando-se ao reconhecimento consciente de sua natureza espiritual saudável.

Para mim, essa experiência encorajadora comprova que é possível livrar-se de enfermidades. Ao desejar o bem tanto para si próprio como para o próximo, o pensamento é conectado a uma fonte espiritual superior e saudável, o qual, unido ao sentimento de gratidão, pode ajudar a prevenir ou superar anomalias, abolir pensamentos de deterioração, substituindo-os por ideias renovadoras que trazem a saúde.

* Claudia Honorato é Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o Chile.



A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado