Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que contou pastor quando visitou convento católico

O que contou pastor quando visitou convento católico

11/11/2021 Humberto Pinho da Silva

Nas últimas décadas do século XX, estive com Yung, ilustre pastor luterano, quando este foi convidado a visitar convento franciscano.

Receberam-nos de braços abertos, com a franqueza e a simplicidade peculiar dos franciscanos. Fomos acompanhados, na visita, pelo Frei Martinho. Durante longo tempo, conversamos sobre a inconveniência da divisão da Igreja de Cristo.

A propósito, o pastor, concordando a lamentável separação, argumentou ter a vantagem de haver entre as várias denominações, mais incentivo, maior vontade de levar Cristo, ainda mais longe.

A certo momento, da interessante e proveitosa conversa, o conhecido pastor, narrou o que lhe aconteceu, quando pregava, nos Estados Unidos, com o fim de angariar fundos para as missões.

Pelo cair do crepúsculo, de dia soalheiro, bateu à porta de moradia, cercada de viçoso gramado. Abriram-lhe a porta.

Chegou a ampla e sombria sala, onde casal, com filhos, estavam estirados no chão, de pés nus, a ver TV. Disse-lhes ao que vinha. O dono da casa, virando-se para o Reverendo, disse-lhe:

- Vai ao meu escritório. Abre a primeira gaveta, e tira tantos dólares.

Estranhou, o pastor, o a vontade, e ainda mais a confiança, que faziam nele.

Foi ao escritório. Abriu a gaveta e ficou atónico: estava recheada de notas… Tirou a quantia combinada, e foi despedir-se, agradecendo a generosidade e a confiança depositada

Em resposta, ouviu o seguinte:

- Não é pastor?! Porque havia de desconfiar!?… 

Concluiu o sacerdote: qual o crente, na América Latina, e mesmo em Portugal, confiava assim num padre ou pastor?

E eu fiquei a pensar: Pena é que não seja assim, em toda a parte. Como seria bom, que os crentes tivessem total confiança nos ministros de Deus. Que devem dar o exemplo de: honradez, lealdade, e honestidade.

Infelizmente, há de tudo…

* Humberto Pinho da Silva

Para mais informações sobre Igreja clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.