Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que fazer com uma oportunidade perdida?

O que fazer com uma oportunidade perdida?

15/06/2012 Leandro C. Lopes

A sua empresa fez tudo certo: elaborou uma boa campanha para seu produto/serviço que atraiu potenciais clientes, gerou leads, qualificou-os, encaminhou para a equipe de vendas.

Mas, infelizmente, o negócio não se concretizou. Não se desespere. Uma oportunidade que não se concretiza nem sempre é uma sentença, e pode significar apenas um atraso nos planos. Em vez de perder a cabeça e começar a apontar culpados, a melhor opção é analisar o caso para entender o que deu errado e, principalmente, manter o ex-futuro cliente por perto.

Após um tempo, é bom entrar em contato e checar o nível de satisfação do cliente em relação ao produto ou serviço que ele comprou no lugar do oferecido por você. Manter o lead pedido como parte da sua audiência é garantir que sua empresa estará presente na cabeça dele quando o concorrente falhar.

E, acredite, esse dia chegará mais cedo ou mais tarde. Use um sistema de acompanhamento de lead perdido com procedimentos (automatizados ou não). Envie conteúdo relevante para o cliente – newsletter, convite para eventos, promoções, etc – e ajude-o no que for possível. Em um momento de distração do concorrente, qualquer deslize no pós-venda, ele vai se lembrar de você.

Além desse, há outro motivo para contatar o cliente perdido. Muitas vezes o lead perdido dá mais informações a respeito de uma oportunidade ou venda do que o cliente que foi convertido. Falar com ele é uma chance única de entender se você está fazendo alguma coisa errada em seu processo de comunicação e vendas, aprender com seus erros e tornar-se ainda mais competitivo.

Ele pode ter negado sua proposta em função do preço, prazo, atendimento, modelo de comercialização. Você não vai saber se não perguntar:

• Por que ele não comprou com você?

• Com quem ele comprou?

• Ele comprou outro item diferente do oferecido por sua empresa que resolveu o problema dele? Qual?

E um alerta: caso o número de negócios perdidos comece a afetar o desempenho da empresa, alguma coisa está muito errada. Talvez a oferta esteja equivocada e a empresa precise corrigir o rumo rapidamente. Melhore a assertividade das áreas de marketing e vendas e garanta lucros em vez de problemas.

Leandro C. Lopes é executivo da L3CRM, empresa especializada em Gestão de Relacionamento com Cliente, consultoria e treinamentos.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves