Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que mudou do IPhone 5 para o 5S?

O que mudou do IPhone 5 para o 5S?

14/11/2013 Júlio Fábio Chagas

Devido ao meu trabalho, sou questionado com alguma frequência, tanto por clientes quanto por amigos e parentes, qual o melhor smartphone que eles deveriam comprar.

Invariavelmente minha resposta se inicia com uma outra pergunta: Que tipo de experiência você procura ? E é exatamente com esse ponto de vista que escrevo um pouco sobre o novo iPhone5S. Qual novo tipo de experiência o usuário terá com esse novo modelo?

Posso resumir em: mais segurança, tudo mais rápido, mais detalhes de imagens e efeitos visuais, maior tempo sem procurar por uma tomada para recarregar, melhores fotos em ambientes menos propícios, vídeos em câmera lenta para não perder detalhes do momento. Além do conjunto de aplicações nativas do smartphone integradas ao novo modelo de processamento + interação, resultando, efetivamente, em uma melhor experiência para o usuário.

Tudo isso possível devido a alguns itens novos:

- TouchID: Mais segurança de acesso, na ponta de seus dedos. Sua digital é sua senha. Mais fácil e eficiente que o autenticador de dois fatores.

- A7 com 64-bits: Duas vezes mais velocidade com esse processador. Porém, à medida que as aplicações forem portadas para o novo iOS SDK, utilizando de maneira mais eficiente os recursos de hardware e do sistema operacional, a sensação de ganho de performance tende a ser maior. E o mais importante para os usuários que não podem ficar sem o smartphone: Mesmo com maior poder de processamento, não houve impacto no consumo da bateria, a qual foi reformulada aumentando de 8horas para até 10horas de uso. As vantagens do novo processador de gráficos serão percebidas nos novos games e aplicações desenvolvidas, também, utilizando das novas bibliotecas gráficas e novas funções dessa unidade de processamento.

- M7: Movimento e Contexto. Suas experiências de movimento capturadas em tempo real por um novo co-processador, específico para esta finalidade, permitindo novos níveis de realidade aumentada e interações com as aplicações. Agora é possível perceber com maior velocidade e exatidão o tipo de contexto do usuário a partir de variações de movimento, velocidade e localização. Se você é um praticante de corridas ou caminhadas, com certeza novas experiências serão adicionadas às suas aplicações de monitoramento, com menor impacto no consumo da bateria.

- Nova câmera: Sensor de imagem 15% maior relativo ao modelo anterior, pixels maiores e abertura de f/2.2. O resultado? Maior quantidade de luz captada na imagem.

- Dois LEDs para fash ao invés de um: 1 branco e outro amarelo, que combinados automaticamente, definem a melhor iluminação para a foto.

O ponto negativo, mas graças aos padrões de frequência LTE no Brasil, os modelos vendidos no exterior continuam incompatíveis aqui, mesmo com 13 diferentes versões de frequência nativas do aparelho (em diferentes modelos por região). As desvantagens continuam as mesmas das versões anteriores, sem Jailbrake:

- download de apps apenas da iTunes Store;

- nada de expansão de memória, interna ou externa;

- nada de transferir conteúdo via bluetooth com outros celulares não iPhone 5 ou superior;

Para quem já é usuário da plataforma, os benefícios compensam o valor do equipamento. Mas prefiro sempre definir como benefício, o conjunto total da experiência do iPhone + iTunes + Serviços Apple.

*Júlio Fábio Chagas é Diretor de Estratégia e Marketing da MC1 - Mobile Done Right.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves