Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que mudou do IPhone 5 para o 5S?

O que mudou do IPhone 5 para o 5S?

14/11/2013 Júlio Fábio Chagas

Devido ao meu trabalho, sou questionado com alguma frequência, tanto por clientes quanto por amigos e parentes, qual o melhor smartphone que eles deveriam comprar.

Invariavelmente minha resposta se inicia com uma outra pergunta: Que tipo de experiência você procura ? E é exatamente com esse ponto de vista que escrevo um pouco sobre o novo iPhone5S. Qual novo tipo de experiência o usuário terá com esse novo modelo?

Posso resumir em: mais segurança, tudo mais rápido, mais detalhes de imagens e efeitos visuais, maior tempo sem procurar por uma tomada para recarregar, melhores fotos em ambientes menos propícios, vídeos em câmera lenta para não perder detalhes do momento. Além do conjunto de aplicações nativas do smartphone integradas ao novo modelo de processamento + interação, resultando, efetivamente, em uma melhor experiência para o usuário.

Tudo isso possível devido a alguns itens novos:

- TouchID: Mais segurança de acesso, na ponta de seus dedos. Sua digital é sua senha. Mais fácil e eficiente que o autenticador de dois fatores.

- A7 com 64-bits: Duas vezes mais velocidade com esse processador. Porém, à medida que as aplicações forem portadas para o novo iOS SDK, utilizando de maneira mais eficiente os recursos de hardware e do sistema operacional, a sensação de ganho de performance tende a ser maior. E o mais importante para os usuários que não podem ficar sem o smartphone: Mesmo com maior poder de processamento, não houve impacto no consumo da bateria, a qual foi reformulada aumentando de 8horas para até 10horas de uso. As vantagens do novo processador de gráficos serão percebidas nos novos games e aplicações desenvolvidas, também, utilizando das novas bibliotecas gráficas e novas funções dessa unidade de processamento.

- M7: Movimento e Contexto. Suas experiências de movimento capturadas em tempo real por um novo co-processador, específico para esta finalidade, permitindo novos níveis de realidade aumentada e interações com as aplicações. Agora é possível perceber com maior velocidade e exatidão o tipo de contexto do usuário a partir de variações de movimento, velocidade e localização. Se você é um praticante de corridas ou caminhadas, com certeza novas experiências serão adicionadas às suas aplicações de monitoramento, com menor impacto no consumo da bateria.

- Nova câmera: Sensor de imagem 15% maior relativo ao modelo anterior, pixels maiores e abertura de f/2.2. O resultado? Maior quantidade de luz captada na imagem.

- Dois LEDs para fash ao invés de um: 1 branco e outro amarelo, que combinados automaticamente, definem a melhor iluminação para a foto.

O ponto negativo, mas graças aos padrões de frequência LTE no Brasil, os modelos vendidos no exterior continuam incompatíveis aqui, mesmo com 13 diferentes versões de frequência nativas do aparelho (em diferentes modelos por região). As desvantagens continuam as mesmas das versões anteriores, sem Jailbrake:

- download de apps apenas da iTunes Store;

- nada de expansão de memória, interna ou externa;

- nada de transferir conteúdo via bluetooth com outros celulares não iPhone 5 ou superior;

Para quem já é usuário da plataforma, os benefícios compensam o valor do equipamento. Mas prefiro sempre definir como benefício, o conjunto total da experiência do iPhone + iTunes + Serviços Apple.

*Júlio Fábio Chagas é Diretor de Estratégia e Marketing da MC1 - Mobile Done Right.



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves