Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que podemos aprender com Tom Brady?

O que podemos aprender com Tom Brady?

27/03/2020 André Chehadi

Qual o principal atributo de um verdadeiro líder?

Muitos responderiam confiança, poder de decisão e até carisma. Eu responderia integridade. Você já viu algum indivíduo considerado “171” sem carisma ou poder de decisão?

Gostaria de trazer o caso de Thomas Edward Patrick Brady Jr, ou apenas Tom Brady, um jogador de futebol americano que atua como quarterback no New England Patriots, time da National Football League (NFL).

Se você não o conhece como jogador, talvez o conheça como marido da modelo brasileira Gisele Bündchen.

Todo atleta americano, seja do beisebol, futebol americano ou basquete, é escolhido por meio do draft, um processo de alocação de jogadores em times de uma liga esportiva profissional. Além dos Estados Unidos, o draft é comum principalmente em países como Canadá, Austrália e Japão.

De 200 escolhas possíveis, Tom Brady foi o 199º colocado do draft do ano 2000. Ou seja, foi o penúltimo e quase ficou de fora.

De desacreditado e com baixo potencial físico, Brady se tornou o líder de uma dinastia no New England Patriots e um dos melhores quarterbacks de todos os tempos. Esqueceram de medir esse cara por dentro, um verdadeiro líder, seguido por todos, pelo seu exemplo.

Vejam recordes e estatísticas de Tom Brady:

- jogador que mais vezes ganhou o Super Bowl (seis títulos pelo New England Patriots);

- jogador que mais vezes foi eleito MVP do Super Bowl (quatro vezes pelo New England Patriots);

- jogador com mais convites para o Pro Bowl (14 convites, ao lado de Tony Gonzalez, Peyton Manning, Bruce Matthews e Merlin Olsen); mais vitórias na temporada regular como quarterback titular (207);

- maior número de jardas ganhas em passes, na temporada regular e nos playoffs (81.693); mais passes para touchdowns, com playoffs incluídos (590); mais touchdowns com diferentes recebedores (71);

- maior quantidade de títulos de divisão vencidos (16); 40 partidas de playoffs como titular; 30 vitórias nos playoffs; 73 passes para touchdown nos playoffs; 18 passes para touchdown no Super Bowl; 2.838 jardas ganhas em passes no Super Bowl. Ele é o cara, não é?

Recentemente, ele assinou a extensão por mais 2 anos do seu contrato com o New England Patriots. Mas, se engana quem pensa que o novo vínculo colocou o jogador, considerado por muitos o maior da história da modalidade, no topo da lista de maiores salários do campeonato.

Se você estranhou o fato de Tom Brady estar longe do topo da lista de jogadores mais bem pagos da NFL, eu te explico.

Em toda a sua carreira, o quarterback priorizou contratos com o New England Patriots que deixassem a franquia distante de estourar o teto salarial permitido pela liga.

Qual era o objetivo? Deixar seu time mais competitivo. Os contratos de Tom Brady são baseados em bônus por produtividade e desempenho, em valores que ficam fora do teto salarial.

Assim, os Patriots têm a possibilidade de pagar melhores salários para os companheiros do quarterback, formando um time mais forte.

Hoje, o time dele, o New England Patriots, vale aproximadamente 4.1 bilhões de dólares. Para mim, tudo isso é integridade.

* André Chehadi é Compliance Officer da Tecnobank.

Fonte: Central Press



8 de janeiro

Venho aqui versar a defesa Dos patriotas do “mal”

Autor: Bady Curi Neto


Aborto legal e as idiossincrasias reinantes no Congresso Nacional

A Câmara dos Deputados, em uma manobra pouco ortodoxa do seu presidente, aprovou, nessa semana, a tramitação em regime de urgência do Projeto de Lei nº 1904/2024, proposto pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), integrante da ala bolsonarista e evangélica, que altera, sensivelmente, as regras de tratamento do crime de aborto.

Autor: Marcelo Aith


Há solução para as enchentes, mas será que há vontade?

Entre o fim de abril e o início de maio de 2024, a maior tragédia climática da história se abateu sobre o Rio Grande do Sul.

Autor: Alysson Nunes Diógenes


Primeiro semestre: como estão as metas traçadas para 2024?

O que mais escutamos nas conversas é: “Já estamos em junho! E daqui a pouco é Natal!”

Autor: Elaine Ribeiro


Proliferação de municípios, caminho tortuoso

Este é um ano de eleições municipais no Brasil. Serão eleitos 5.570 prefeitos, igual número de vice-prefeitos e milhares de vereadores.

Autor: Samuel Hanan


“Vaquinha virtual” nas eleições de 2024

A campanha para as eleições municipais de 2024 ainda não foi iniciada de fato, mas o financiamento coletivo já está autorizado.

Autor: Wilson Pedroso


Cotas na residência médica: igualdade x equidade

Um grande amigo médico, respeitado, professor, preceptor de Residentes Médicos (com letras maiúsculas), indignado com uma reportagem publicada, em periódico do jornal Estado de São Paulo, no dia 05 do corrente mês, enviou-me uma cópia, requestando que, após a leitura, tecesse os comentários opinativos.

Autor: Bady Curi Neto


O impacto das enchentes no RS para a balança comercial brasileira

Nas últimas semanas, o Brasil tem acompanhado com apreensão os estragos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Autor: André Barros


A força do voluntariado nas eleições

As eleições de 2022 contaram com mais de 1,8 milhão de mesários e mesárias, que trabalharam nos municípios de todo o país. Desse total, 893 mil foram voluntários.

Autor: Wilson Pedroso


A força da colaboração municipal

Quando voltamos nossos olhares para os municípios brasileiros espalhados pelo país, notamos que as paisagens e as culturas são diversas, assim como as capacidades e a forma de funcionamento das redes de ensino, especialmente aquelas de pequeno e médio porte.

Autor: Maíra Weber


As transformações universais que afetam a paz

Recentemente a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou projeto proposto pelo governo estadual paulista para a criação de escola cívico-militar.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Por um governo a favor do Brasil

A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, constitui-se em estado democrático de direito e tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e do pluralismo político.

Autor: Samuel Hanan