Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que podemos aprender com Tom Brady?

O que podemos aprender com Tom Brady?

27/03/2020 André Chehadi

Qual o principal atributo de um verdadeiro líder?

Muitos responderiam confiança, poder de decisão e até carisma. Eu responderia integridade. Você já viu algum indivíduo considerado “171” sem carisma ou poder de decisão?

Gostaria de trazer o caso de Thomas Edward Patrick Brady Jr, ou apenas Tom Brady, um jogador de futebol americano que atua como quarterback no New England Patriots, time da National Football League (NFL).

Se você não o conhece como jogador, talvez o conheça como marido da modelo brasileira Gisele Bündchen.

Todo atleta americano, seja do beisebol, futebol americano ou basquete, é escolhido por meio do draft, um processo de alocação de jogadores em times de uma liga esportiva profissional. Além dos Estados Unidos, o draft é comum principalmente em países como Canadá, Austrália e Japão.

De 200 escolhas possíveis, Tom Brady foi o 199º colocado do draft do ano 2000. Ou seja, foi o penúltimo e quase ficou de fora.

De desacreditado e com baixo potencial físico, Brady se tornou o líder de uma dinastia no New England Patriots e um dos melhores quarterbacks de todos os tempos. Esqueceram de medir esse cara por dentro, um verdadeiro líder, seguido por todos, pelo seu exemplo.

Vejam recordes e estatísticas de Tom Brady:

- jogador que mais vezes ganhou o Super Bowl (seis títulos pelo New England Patriots);

- jogador que mais vezes foi eleito MVP do Super Bowl (quatro vezes pelo New England Patriots);

- jogador com mais convites para o Pro Bowl (14 convites, ao lado de Tony Gonzalez, Peyton Manning, Bruce Matthews e Merlin Olsen); mais vitórias na temporada regular como quarterback titular (207);

- maior número de jardas ganhas em passes, na temporada regular e nos playoffs (81.693); mais passes para touchdowns, com playoffs incluídos (590); mais touchdowns com diferentes recebedores (71);

- maior quantidade de títulos de divisão vencidos (16); 40 partidas de playoffs como titular; 30 vitórias nos playoffs; 73 passes para touchdown nos playoffs; 18 passes para touchdown no Super Bowl; 2.838 jardas ganhas em passes no Super Bowl. Ele é o cara, não é?

Recentemente, ele assinou a extensão por mais 2 anos do seu contrato com o New England Patriots. Mas, se engana quem pensa que o novo vínculo colocou o jogador, considerado por muitos o maior da história da modalidade, no topo da lista de maiores salários do campeonato.

Se você estranhou o fato de Tom Brady estar longe do topo da lista de jogadores mais bem pagos da NFL, eu te explico.

Em toda a sua carreira, o quarterback priorizou contratos com o New England Patriots que deixassem a franquia distante de estourar o teto salarial permitido pela liga.

Qual era o objetivo? Deixar seu time mais competitivo. Os contratos de Tom Brady são baseados em bônus por produtividade e desempenho, em valores que ficam fora do teto salarial.

Assim, os Patriots têm a possibilidade de pagar melhores salários para os companheiros do quarterback, formando um time mais forte.

Hoje, o time dele, o New England Patriots, vale aproximadamente 4.1 bilhões de dólares. Para mim, tudo isso é integridade.

* André Chehadi é Compliance Officer da Tecnobank.

Fonte: Central Press



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra