Portal O Debate
Grupo WhatsApp


O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

18/06/2015 Tibério César Valcanaia

Uso de sistema de gestão e entendimento do mercado são pontos fundamentais para o sucesso nos negócios.

O perfil empresarial brasileiro mais recente, publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostra que somente no primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas no país.

São milhares de novas empresas que precisam lidar com dificuldades constantes para continuar saudáveis e em desenvolvimento.

Para atingir esse resultado positivo nos negócios, independentemente do segmento, um ponto fundamental de apoio é a utilização de um sistema de gestão.

A escolha de um sistema de gestão mais completo, que inclui um controle e planejamento financeiro, pode ajudar muito nesta questão da sobrevivência da empresa.

Com um sistema de gestão é possível fazer um fluxo de caixa eficiente, com o acompanhamento adequado das entradas e saídas da empresa. Isso pode evitar problemas graves e até uma eventual falência, já que o descontrole do fluxo de caixa é um dos fatores apontados pelo SEBRAE como um dos principais erros de quem acaba fechando uma empresa.

O ideal é que o fluxo de caixa seja elaborado dentro do sistema de gestão, para que possa ser atualizado automaticamente e integrado com todas as operações da empresa, seja ela de serviços, indústria ou comércio. Também é importante que o sistema mostre a previsão de gastos e recebimentos a médio e longo prazo, para que o empresário consiga ter uma visão mais clara da sustentabilidade de seu negócio.

Outro ponto fundamental é entender o mercado. Sua empresa precisa conhecer a concorrência e produtos ou serviços substitutos.

Isso pode ser realizado através da análise SWOT (sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), onde são identificados os pontos fortes e fracos da empresa (olhar para dentro da empresa) e as oportunidades e ameaças (com foco no ambiente em que a empresa está, como concorrentes, indicadores socioeconômicos e público alvo).

Isso certamente ajudará a entender o posicionamento de sua marca, produtos e serviços. E também servirá como ponto chave para o planejamento estratégico, onde, dentro dos limites de recursos financeiros, podem ser definidas as principais ações para aproveitar as oportunidades, reduzir as ameaças, eliminar ou reduzir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

*Tibério César Valcanaia é diretor técnico do myrp.



Dia do Panificador, o pão e a fome

Oito de julho é o Dia do Panificador. Profissão humilde, raramente é lembrada.


O valor de uma obra

Naquela fria e sombria manhã de Inverno, do ano de 1967, estava à porta da “Livraria Silva”, na Praça de Sé, quando passa, de reluzentes divisas doiradas, o sargento Mário.


A pandemia, as perdas e o novo mundo

Apesar de, infelizmente, ter antecipado o fim da vida de 64,9 mil brasileiros e ainda estar por levar milhares de outros e prejudicar muitos na saúde ou na economia (ou em ambos), o coronavírus pode ser considerado um novo divisor de águas na sociedade.


7 dicas para se profissionalizar na comunicação virtual

De repente, veio a pandemia, a quarentena e, com elas, mudanças na rotina profissional e na forma de comunicação.


O sacrifício dos jovens

Mais de cem dias depois, a pandemia vai produzindo uma cauda longa de desarranjos que se fará sentir por muitos anos e esses efeitos vão atingir, principalmente, os mais jovens.


A “nova normalidade”

A denominada “nova normalidade” não venha nos empobrecer em humanidade.


A inevitável necessidade de prorrogação do auxílio emergencial

Recentemente, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que o governo vai prorrogar por dois meses o pagamento do auxílio emergencial.


A empatia como chave para gestão de entregas e pessoas

Uma discussão que acredito ser muito pertinente em tempos de pandemia é como ficam, neste cenário quase caótico, as entregas?


Mass-Media “mascarada”

A semana passada, aventurei-me a sair, para um longo passeio, na minha cidade. Passeio a pé, porque ainda não frequentei o transporte público.


A quarentena e as artes

Schopenhauer foi um filósofo que penetrou no âmago do mundo.


O legado da possibilidade

Quando podemos dizer que uma coisa deu certo? O que é, afinal, um sucesso?


O que diabos está acontecendo?

A crise está a todo vapor e acelerando tendências que levariam décadas para se desenrolar.