Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

18/06/2015 Tibério César Valcanaia

Uso de sistema de gestão e entendimento do mercado são pontos fundamentais para o sucesso nos negócios.

O perfil empresarial brasileiro mais recente, publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostra que somente no primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas no país.

São milhares de novas empresas que precisam lidar com dificuldades constantes para continuar saudáveis e em desenvolvimento.

Para atingir esse resultado positivo nos negócios, independentemente do segmento, um ponto fundamental de apoio é a utilização de um sistema de gestão.

A escolha de um sistema de gestão mais completo, que inclui um controle e planejamento financeiro, pode ajudar muito nesta questão da sobrevivência da empresa.

Com um sistema de gestão é possível fazer um fluxo de caixa eficiente, com o acompanhamento adequado das entradas e saídas da empresa. Isso pode evitar problemas graves e até uma eventual falência, já que o descontrole do fluxo de caixa é um dos fatores apontados pelo SEBRAE como um dos principais erros de quem acaba fechando uma empresa.

O ideal é que o fluxo de caixa seja elaborado dentro do sistema de gestão, para que possa ser atualizado automaticamente e integrado com todas as operações da empresa, seja ela de serviços, indústria ou comércio. Também é importante que o sistema mostre a previsão de gastos e recebimentos a médio e longo prazo, para que o empresário consiga ter uma visão mais clara da sustentabilidade de seu negócio.

Outro ponto fundamental é entender o mercado. Sua empresa precisa conhecer a concorrência e produtos ou serviços substitutos.

Isso pode ser realizado através da análise SWOT (sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), onde são identificados os pontos fortes e fracos da empresa (olhar para dentro da empresa) e as oportunidades e ameaças (com foco no ambiente em que a empresa está, como concorrentes, indicadores socioeconômicos e público alvo).

Isso certamente ajudará a entender o posicionamento de sua marca, produtos e serviços. E também servirá como ponto chave para o planejamento estratégico, onde, dentro dos limites de recursos financeiros, podem ser definidas as principais ações para aproveitar as oportunidades, reduzir as ameaças, eliminar ou reduzir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

*Tibério César Valcanaia é diretor técnico do myrp.



O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho