Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

18/06/2015 Tibério César Valcanaia

Uso de sistema de gestão e entendimento do mercado são pontos fundamentais para o sucesso nos negócios.

O perfil empresarial brasileiro mais recente, publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostra que somente no primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas no país.

São milhares de novas empresas que precisam lidar com dificuldades constantes para continuar saudáveis e em desenvolvimento.

Para atingir esse resultado positivo nos negócios, independentemente do segmento, um ponto fundamental de apoio é a utilização de um sistema de gestão.

A escolha de um sistema de gestão mais completo, que inclui um controle e planejamento financeiro, pode ajudar muito nesta questão da sobrevivência da empresa.

Com um sistema de gestão é possível fazer um fluxo de caixa eficiente, com o acompanhamento adequado das entradas e saídas da empresa. Isso pode evitar problemas graves e até uma eventual falência, já que o descontrole do fluxo de caixa é um dos fatores apontados pelo SEBRAE como um dos principais erros de quem acaba fechando uma empresa.

O ideal é que o fluxo de caixa seja elaborado dentro do sistema de gestão, para que possa ser atualizado automaticamente e integrado com todas as operações da empresa, seja ela de serviços, indústria ou comércio. Também é importante que o sistema mostre a previsão de gastos e recebimentos a médio e longo prazo, para que o empresário consiga ter uma visão mais clara da sustentabilidade de seu negócio.

Outro ponto fundamental é entender o mercado. Sua empresa precisa conhecer a concorrência e produtos ou serviços substitutos.

Isso pode ser realizado através da análise SWOT (sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), onde são identificados os pontos fortes e fracos da empresa (olhar para dentro da empresa) e as oportunidades e ameaças (com foco no ambiente em que a empresa está, como concorrentes, indicadores socioeconômicos e público alvo).

Isso certamente ajudará a entender o posicionamento de sua marca, produtos e serviços. E também servirá como ponto chave para o planejamento estratégico, onde, dentro dos limites de recursos financeiros, podem ser definidas as principais ações para aproveitar as oportunidades, reduzir as ameaças, eliminar ou reduzir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

*Tibério César Valcanaia é diretor técnico do myrp.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes