Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

O que sua empresa precisa fazer para continuar saudável

18/06/2015 Tibério César Valcanaia

Uso de sistema de gestão e entendimento do mercado são pontos fundamentais para o sucesso nos negócios.

O perfil empresarial brasileiro mais recente, publicado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), mostra que somente no primeiro semestre de 2014 foram abertas 240.282 empresas no país.

São milhares de novas empresas que precisam lidar com dificuldades constantes para continuar saudáveis e em desenvolvimento.

Para atingir esse resultado positivo nos negócios, independentemente do segmento, um ponto fundamental de apoio é a utilização de um sistema de gestão.

A escolha de um sistema de gestão mais completo, que inclui um controle e planejamento financeiro, pode ajudar muito nesta questão da sobrevivência da empresa.

Com um sistema de gestão é possível fazer um fluxo de caixa eficiente, com o acompanhamento adequado das entradas e saídas da empresa. Isso pode evitar problemas graves e até uma eventual falência, já que o descontrole do fluxo de caixa é um dos fatores apontados pelo SEBRAE como um dos principais erros de quem acaba fechando uma empresa.

O ideal é que o fluxo de caixa seja elaborado dentro do sistema de gestão, para que possa ser atualizado automaticamente e integrado com todas as operações da empresa, seja ela de serviços, indústria ou comércio. Também é importante que o sistema mostre a previsão de gastos e recebimentos a médio e longo prazo, para que o empresário consiga ter uma visão mais clara da sustentabilidade de seu negócio.

Outro ponto fundamental é entender o mercado. Sua empresa precisa conhecer a concorrência e produtos ou serviços substitutos.

Isso pode ser realizado através da análise SWOT (sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), onde são identificados os pontos fortes e fracos da empresa (olhar para dentro da empresa) e as oportunidades e ameaças (com foco no ambiente em que a empresa está, como concorrentes, indicadores socioeconômicos e público alvo).

Isso certamente ajudará a entender o posicionamento de sua marca, produtos e serviços. E também servirá como ponto chave para o planejamento estratégico, onde, dentro dos limites de recursos financeiros, podem ser definidas as principais ações para aproveitar as oportunidades, reduzir as ameaças, eliminar ou reduzir os pontos fracos e potencializar os pontos fortes.

*Tibério César Valcanaia é diretor técnico do myrp.



Insetos na dieta

Aproximadamente dois bilhões de pessoas em 130 países já comem insetos regularmente.


Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.