Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O sonho e o planejamento

O sonho e o planejamento

07/01/2016 Flávio Melo Ribeiro

O sonho é o desejo de que algo se realize.

Planejamento é o delineamento de como alcançar esse desejo e concretizar a realização.

Isso explica porque a maior parte das pessoas não realiza os sonhos idealizados no réveillon. Leia o artigo da semana passada, “Os otimistas do ano novo” no blog www.flaviomeloribeiro.com.br.

A maior parte das pessoas não ultrapassa o sonho para o planejamento e, não o escrevendo, a possibilidade de fracasso é enorme.

Todo planejamento se inicia com o desejo de realização de algo, de a pessoa alcançar no futuro o que ela idealizou. Inicialmente se escolhe um objetivo que, uma vez atingido, alcance o sonho.

Mas como chegar no objetivo? Desdobrando-o em metas e ações necessárias e suficientes para alcançá-lo. Alguns cuidados precisam ser tomados: as metas precisam ser quantificadas, preferencialmente em tarefa e tempo.

Por exemplo, ler vinte livros em seis meses. Quantifica-se a meta em pelo menos dois indicadores para poder acompanhar e avaliar se está indo na direção do objetivo e se o que está sendo feito é suficiente.

Uma vez avaliado, pode-se corrigir o que for preciso. Outro cuidado: as ações precisam ser muito bem definidas, com responsável, calendário, metodologia e recursos necessários para realização da mesma.

Mas esses cuidados são tomados? Geralmente não. Comumente as pessoas têm boa vontade, até prometem que vão cumprir o que desejam, mas pouco fazem para manter o foco.

O ano passa e novamente, às vésperas do ano novo, fazem nova reflexão de como foi o ano, fazem críticas do que não fizeram, mal se lembram das promessas do ano anterior e, novamente, listam os novos desejos.

Essa é a grande diferença entre as pessoas que fazem e as que constroem. Ambas podem ter boa vontade e trabalhar muito, mas as que apenas fazem não mantêm o foco, não distinguem o que é importante do que é urgente, vivem “apagando incêndios” em vez de planejarem para não ter retrabalho e conseguir o máximo de eficiência nos seus projetos.

Mas não é apenas a capacidade de montar um planejamento, ou mesmo de visão do querem, que distingue alguém que constrói de alguém que faz. É uma diferença de personalidade.

Mas essa personalidade pode ser aprendida. Procure ajuda caso você queira compreender mais.

* Flávio Melo Ribeiro é Psicólogo.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves