Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O uso do processo ético disciplinar em ações judiciais

O uso do processo ético disciplinar em ações judiciais

06/10/2022 Thayan Fernando Ferreira

O profissional da saúde deve zelar pela integridade ética e cível, nos procedimentos gerenciais e técnicos, a fim de evitar prejuízos profissionais, tanto na esfera ética como na esfera cível e criminal.

Assim, os processos de cunho ético disciplinares causam erosões de grande escala, em que o profissional de tal área não tem conhecimento de sua dimensão, quando usada de forma correta e oportuna em processos judiciais.

Os processos de cunho ético disciplinar são demandas administrativas, em regra, são dotados de sigilo, no qual o profissional pode sofrer uma condenação administrativa, devido a um ato imputável de sanção ético disciplinar.

Em muitos casos, a sanção ética-disciplinar não irá ultrapassar a seara administrativa profissional, visto que o ato imputável não afetará a esfera civil e/ou criminal, possibilitando uma possível condenação.

Mas, em outros casos, o profissional, em principal, da área da saúde, poderá ter o quadro agravado, caso haja um processo cível ou criminal, visto que o processo administrativo será usado como prova para sustentar a hipótese narrada pelo seu adversário processual.

Em suma, o conselho ético profissional irá julga-lo pelo seu ato e todo o processo poderá ser levado a justiça. 

No caso do Conselho Federal de Medicina, estamos falando de médicos conselheiros aptos a julgar outros colegas por atos que foge à regra deôntica, como podemos ver no código de processo disciplinar:

Art. 82. O conselheiro corregedor, após o recebimento do processo, devidamente instruído, designará os conselheiros relator e revisor, os quais ficarão responsáveis pela elaboração dos respectivos relatórios.

O que ocorre com a maioria dos conselhos profissionais julgadores, a sua composição é formada por colegas de profissão, ou seja, profissionais da mesma classe julgando-os.

Isto para pessoas de outras áreas, principalmente do direito, soa com uma repulsa mais estridente do que o normal, visto que outros companheiros de profissão do indivíduo julgam a favor de um terceiro.

Diante dessa forma de linguagem e de metodologia, o processo disciplinar surge nos processos judiciais, no qual, através de um pré-julgamento feito pelos próprios pares profissionais do jurisdicionado, o juiz analisará a prova dando o seu julgamento do caso in concretum.

Ressaltemos que o magistrado também é um indivíduo dotado de crenças e conhecimentos/relações sociais, no qual isto acarretará no seu julgamento, infelizmente.

Por isso, a metodologia do processo jurisdicional é sempre a de mostrar da melhor forma possível as suas alegações e pontos de vista, na tentativa eterna de superar o adversário. 

Por isso, o convencimento do magistrado é facilitado ao analisar o caso, visto que, ao se debruçar sobre as provas, verificará que houve um processo administrativo, baseado em diversos princípios constitucionais, em que o denunciado foi submetido e não logrou êxito em sua defesa.

Por óbvio, tal médico terá seu caminho dificultado no processo judicial, visto que haverá uma tendência do magistrado a julgar da mesma forma que o conselho profissional. 

Por fim, em diversos casos, os médicos e demais profissionais da saúde não dão a devida importância ao processo disciplinar, mas ele poderá servir como instrumento em casos judiciais, tanto na esfera cível como na esfera criminal.

Não só isso, em casos no qual a parte denunciante/autora não poderia ter êxito, verá suas chances aumentadas devido a ação disciplinar sendo julgada procedente.

Por isso, todo cuidado é pouco, os médicos e demais profissionais do ramo da saúde devem e precisam tomar cuidado com sua vida profissional, no qual é indispensável a contratação de um advogado especializado para tanto.

* Thayan Fernando Ferreira é advogado especialista em direito público e direito médico, e fundador do Ferreira Cruz Advogados.

Para mais informações sobre integridade ética e cível clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves