Portal O Debate
Grupo WhatsApp

O uso do processo ético disciplinar em ações judiciais

O uso do processo ético disciplinar em ações judiciais

06/10/2022 Thayan Fernando Ferreira

O profissional da saúde deve zelar pela integridade ética e cível, nos procedimentos gerenciais e técnicos, a fim de evitar prejuízos profissionais, tanto na esfera ética como na esfera cível e criminal.

Assim, os processos de cunho ético disciplinares causam erosões de grande escala, em que o profissional de tal área não tem conhecimento de sua dimensão, quando usada de forma correta e oportuna em processos judiciais.

Os processos de cunho ético disciplinar são demandas administrativas, em regra, são dotados de sigilo, no qual o profissional pode sofrer uma condenação administrativa, devido a um ato imputável de sanção ético disciplinar.

Em muitos casos, a sanção ética-disciplinar não irá ultrapassar a seara administrativa profissional, visto que o ato imputável não afetará a esfera civil e/ou criminal, possibilitando uma possível condenação.

Mas, em outros casos, o profissional, em principal, da área da saúde, poderá ter o quadro agravado, caso haja um processo cível ou criminal, visto que o processo administrativo será usado como prova para sustentar a hipótese narrada pelo seu adversário processual.

Em suma, o conselho ético profissional irá julga-lo pelo seu ato e todo o processo poderá ser levado a justiça. 

No caso do Conselho Federal de Medicina, estamos falando de médicos conselheiros aptos a julgar outros colegas por atos que foge à regra deôntica, como podemos ver no código de processo disciplinar:

Art. 82. O conselheiro corregedor, após o recebimento do processo, devidamente instruído, designará os conselheiros relator e revisor, os quais ficarão responsáveis pela elaboração dos respectivos relatórios.

O que ocorre com a maioria dos conselhos profissionais julgadores, a sua composição é formada por colegas de profissão, ou seja, profissionais da mesma classe julgando-os.

Isto para pessoas de outras áreas, principalmente do direito, soa com uma repulsa mais estridente do que o normal, visto que outros companheiros de profissão do indivíduo julgam a favor de um terceiro.

Diante dessa forma de linguagem e de metodologia, o processo disciplinar surge nos processos judiciais, no qual, através de um pré-julgamento feito pelos próprios pares profissionais do jurisdicionado, o juiz analisará a prova dando o seu julgamento do caso in concretum.

Ressaltemos que o magistrado também é um indivíduo dotado de crenças e conhecimentos/relações sociais, no qual isto acarretará no seu julgamento, infelizmente.

Por isso, a metodologia do processo jurisdicional é sempre a de mostrar da melhor forma possível as suas alegações e pontos de vista, na tentativa eterna de superar o adversário. 

Por isso, o convencimento do magistrado é facilitado ao analisar o caso, visto que, ao se debruçar sobre as provas, verificará que houve um processo administrativo, baseado em diversos princípios constitucionais, em que o denunciado foi submetido e não logrou êxito em sua defesa.

Por óbvio, tal médico terá seu caminho dificultado no processo judicial, visto que haverá uma tendência do magistrado a julgar da mesma forma que o conselho profissional. 

Por fim, em diversos casos, os médicos e demais profissionais da saúde não dão a devida importância ao processo disciplinar, mas ele poderá servir como instrumento em casos judiciais, tanto na esfera cível como na esfera criminal.

Não só isso, em casos no qual a parte denunciante/autora não poderia ter êxito, verá suas chances aumentadas devido a ação disciplinar sendo julgada procedente.

Por isso, todo cuidado é pouco, os médicos e demais profissionais do ramo da saúde devem e precisam tomar cuidado com sua vida profissional, no qual é indispensável a contratação de um advogado especializado para tanto.

* Thayan Fernando Ferreira é advogado especialista em direito público e direito médico, e fundador do Ferreira Cruz Advogados.

Para mais informações sobre integridade ética e cível clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Naves Coelho Comunicação



Trabalhadores de aplicativos: necessidades e vulnerabilidades diferentes

A tecnologia é uma realidade cotidiana irreversível. As plataformas, potencializadas pelos reflexos da pandemia da Covid-19, estão inseridas nas principais atividades da vida humana.

Autor: Ricardo Pereira de Freitas Guimarães


O que é direita? O que é esquerda?

O Brasil sofreu uma enorme polarização política nos últimos anos; mas afinal, o que é esquerda ou direita na política?

Autor: Leonardo de Moraes


Reparação mecânica e as tendências para 2024

No agitado mundo automotivo, as tendências e expectativas para 2024 prometem transformar o mercado de reparação de veículos.

Autor: Paulo Miranda


Política não evoluiu no período pós-redemocratização

O que preocupa é a impressão de que no Brasil não mais existem pessoas dedicadas, honestas e com boas intenções dispostas a entrar na política.

Autor: Luiz Carlos Borges da Silveira


Manifestação da paulista: exemplo de civilidade e democracia

Vivenciamos no último domingo, 25/02/2024, um dos maiores espetáculos da democracia.

Autor: Bady Curi Neto


Rio 459 anos: batalhas deram origem à capital carioca

Diversas lutas e conquistas deram origem à capital carioca. Começo pelo dia em que Estácio de Sá venceu uma grande batalha contra os nativos que viviam no território da atual cidade do Rio de Janeiro.

Autor: Víktor Waewell


Números da economia no governo Lula

Déficit de 231 bilhões de reais: um furo extraordinário.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


Lá vai Maria

Lata d’água na cabeça Lá vai Maria Lá vai Maria

Autor: Osvaldo Luiz Silva


O combate ao etarismo em favor da dignidade da pessoa idosa

É fundamental compreender que o envelhecimento é um processo natural e que todos nós, se tivermos a sorte de viver tempo suficiente, nos tornaremos idosos.

Autor: André Naves


Qual é o futuro do ser humano?

No planeta Terra a vida tem sido, em grande parte, moldada por materialistas que examinam a situação, planejam, estabelecem os objetivos e os põem em execução.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.