Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Ora pois! O ‘abrasileiramento’ lusitano

Ora pois! O ‘abrasileiramento’ lusitano

11/01/2023 Bianca Baril

Portugal é a nova Eldorado para os brasileiros.

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) estimam que 47.600 brasileiros conseguiram vistos de moradia em Portugal, somente no primeiro semestre de 2022. 

A população de brasileiros que vivem em Portugal, em 2022, foi estimada em mais de 252 mil. Fora dos números, essa busca por migração para o país europeu deve considerar diversos fatores para dar certo. 

Infelizmente, temos ainda no Brasil a falta de informação sobre os direitos após a imigração para Portugal.

Um dos exemplos é: O Estatuto de Igualdade de Direitos e Deveres que dá aos cidadãos brasileiros residentes em Portugal um conjunto de concessões nas áreas do trabalho, economia, política, etc. E para os naturalizados portugueses, o direito de entrar, circular e residir em qualquer país da União Europeia.

A reformulação e criação de leis que facilitam o acesso ao país linguisticamente unido, vem ampliando ainda mais as possibilidades de entrada às terras lusitanas, como a cidadania portuguesa.

Com as mudanças na legislação, o suporte consultivo se tornou mais que necessário para evitar, inclusive, fraudes e prejuízos no processo de aplicação da nacionalidade portuguesa.

Em abril de 2022, uma mudança na Lei da Nacionalidade de Portugal foi feita e facilitou a emissão do documento para muitos brasileiros.

Antes, os parentes de portugueses precisavam comprovar uma efetiva ligação com o país nos últimos cinco anos, o que restringia bastante o acesso à naturalização. Agora, a lei reconheceu que falantes da língua portuguesa já possuem vínculo suficiente com Portugal.

A lei de Nacionalidade Portuguesa permite que a cidadania seja transmitida até a segunda geração, ou seja, pode ser concedida a todos os netos de portugueses.

A legislação também prevê que os filhos dos portugueses não precisam estar vivos para que os netos entrem com o pedido.

Os processos das duas gerações podem ocorrer juntos. Em outros casos, os parentes mais velhos precisam ter o documento antes dos mais novos. 

Outro detalhe importante que ressalto é o cuidado ao fornecer seus documentos, certifique-se da seguridade da empresa antes de iniciar o processo.

É importante se atentar, pois, são muitos detalhes que precisam ser considerados para evitar prejuízos e facilitar a tramitação do processo.

É necessário também ter cuidado com os gurus da internet e cuidado também ao clicar em mensagens suspeitas vendendo oportunidades de cidadania portuguesa a um clique.

O apontamento feito pela pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostrou que 12,1 milhões de brasileiros relatam terem sofrido algum tipo de golpe financeiro pela internet. O golpe mais comum continua sendo o da clonagem de cartão e o golpe do Pix.

Segundo pesquisa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o percentual de pessoas que já foram vítimas ou sofreram tentativas de golpe vem aumentando gradativamente. Em junho de 2022, já eram 31% relacionados a setembro de 2021, com 21% e novembro com 22%. 

Aos que desejam se blindar de possíveis golpes, alerto sempre a pesquisarem a fundo o histórico da tal empresa que se pretende contratar, pesquisando além dos sites promocionais.

Leia feedbacks de antigos e novos clientes, pesquise pelo CNPJ, tente conversar com pessoas que já foram assessoradas e antes de tudo, não forneça seus dados sem antes ter certeza sobre toda a consultoria.

* Bianca Baril é empresária, especialista em negócios internacionais e migração feminina brasileira para o exterior.

Para mais informações sobre Portugal clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Onevox Brasil Comunicação



O inesperado e o sem precedentes

Na segunda-feira, 1º de abril, supostos aviões militares de Israel bombardearam o consulado iraniano em Damasco, na Síria.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Crédito consignado e mais um golpe de milhões de reais

No mundo das fraudes financeiras, é sabido que os mais diversos métodos de operação são utilizados para o mesmo objetivo: atrair o maior número possível de vítimas e o máximo volume de dinheiro delas.

Autor: Jorge Calazans


Quando resistir não é a solução

Carl Gustav Jung, psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, nos lembra que tudo a que resistimos, persiste.

Autor: Renata Nascimento


Um olhar cuidadoso para o universo do trabalho

A atividade laboral faz parte da vida dos seres humanos desde sua existência, seja na forma mais artesanal, seja na industrial.

Autor: Kethe de Oliveira Souza


Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto