Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Os piratas do presente

Os piratas do presente

20/07/2010 Rosildo Barcellos

Basta uma pequena caminhada pelas calçadas e nos deparamos com objetos e produtos sem a devida garantia e procedência. Nota-se que, em geral, o preço constitui um poderoso determinante de compra, o que significa priorizá-lo em detrimento da qualidade, da quantidade e das condições de produção e comercialização. Nesse contexto surge o oportunismo disfarçado de facilidade de acesso a determinadas mercadorias. São os produtos contrabandeados, falsificados e fruto do descaminho, que apresentam um preço atrativo como forma de justificativa.

A pirataria, em linhas gerais, representa um prejuízo ao consumidor, aos comerciantes, aos empresários assim como aos profissionais autônomos e liberais. Várias são as interfaces que poderiam ser citadas: a lesão tributária, a ofensa aos direitos autorais, a falta de qualidade causando acidentes de consumo (principalmente em crianças – no caso de brinquedos). E os grandes prejudicados por essas práticas somos nós  que sofremos com a violência e a falta de investimentos em saúde e educação o que faz a população entrar em desespero e chegar ao ponto de exigir o atendimento nos postos de saúde aos tapas.

Outra parte desse comércio alimenta uma porção do crime organizado que conecta as suas atividades. Nas fronteiras terrestres do Brasil, especialmente com o Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, ocorre muito a prática de contrabando de armas, associado ao transporte de mercadorias ilegais, tais como os produtos falsificados como os CD’s e DVD’s. Outro grave problema acontece na Amazônia, de onde são retiradas a maior parte dos animais silvestres vendidos ilegalmente.

Outro mercado muito grande nessa área é o que envolve a computação. É a participação de computadores do chamado mercado cinza — equipamentos sem marca, com peças de origem não comprovada. A participação dos PCs cinzas nas vendas totais de microcomputadores gira em torno de 35% com valores próximos a isso também para  os computadores de mesa (desktops) e os notebooks. Isso porque não digo o destino do lixo eletrônico descartado. Para se ter uma idéia somente no Brasil, por ano são descartados 98,6 mil toneladas métricas de PC (lixo eletrônico).

Acredito que cada vez mais essa prática tem sido considerada e tolerada pelas pessoas  motivado muitas vezes pelas  lacunas e meandros da própria legislação.Para exemplificar imagine que determinado material  seja apreendido pela PRF e haja uma autuação da Receita Federal.Acredite que o próprio governo abstém-se de efetuar o lançamento na Dívida Ativa da União para valores não excedentes a R$ 1 mil, e não ajuíza execução fiscal de quantia igual ou menor que R$ 10 mil, de acordo com os artigos I e II da Portaria 49/04, do Ministério da Fazenda, ou seja a multa não é recolhida aos cofres públicos e não poderá ser transformada em remédios ou ataduras.

Além disso,para se entender melhor essa questão perceba que o contrabando é o comércio feito contrariamente a lei, incluindo-se tanto o comércio de introdução de mercadoria no país (importação), como a remessa dessas para o exterior (exportação).Já o descaminho é o desvio de mercadorias com a intenção de fraudar o fisco.Observa-se, claramente, a distinção entre contrabando e descaminho, sendo que este se dá com intenção de burlar o fisco, negando-lhe o pagamento dos impostos devidos, importando ou exportando mercadorias legais, ou seja, permitidas por lei, enquanto naquele, as mercadorias transportadas são ilegais.

Quero ressaltar que pode ser enquadrado nesse tema quem vende, expõe à venda, mantém em depósito ou, de qualquer forma, utiliza em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira que introduziu clandestinamente no País ou importou fraudulentamente ou ainda quem adquire, recebe ou oculta, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, mercadoria de procedência estrangeira, desacompanhada de documentação legal, ou acompanhada de documentos que sabe serem falsos. Sem esquecer que equipara-se às atividades comerciais, qualquer forma de comércio irregular ou clandestino de mercadorias estrangeiras, inclusive o exercido em residências. Mas evidente que o problema da pirataria não é somente do Brasil nem está somente em nosso país. Por esse motivo deva ser difícil minimizar suas ações pois na China podemos encontrar filmes em blu-ray a 6 dólares.Os gravadores de blu-ray já custam 500 reais  no Brasil. E os filmes podem ser baixados pela internet e  podem ser gravados em um dvd9 que custa 5 reais. Acredito que até blu-ray se popularizar a pirataria  estará disseminada e esse é somente um exemplo.

* Rosildo Barcellos - Articulista



Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli