Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Otimizando as negociações multinacionais

Otimizando as negociações multinacionais

31/07/2011 Julio Ricardo Silveira

Nos últimos anos, o mundo tem passado por uma reviravolta no que se refere à produção industrial em larga escala, onde a China e outros países do BRICS têm se tornado o motor de produção do mundo.

Baseada nesta nova ordem mundial econômica, a indústria varejista se viu obrigada a rever a origem dos seus fornecedores, a fim de se beneficiar dos custos de produção, logística e taxação, e ainda ser capaz de se manter competitiva em um mercado cada vez mais acirrado. As grandes redes varejistas mundiais obrigaram-se a revisitar suas estratégias e ferramentas de apoio ao processo de compras ao redor do mundo. Um dos desafios é a simulação dos mais diversos cenários econômicos, modais de transporte, taxas alfandegárias, otimização logística e outras variáveis que fazem com que a indústria varejista possa manter suas margens de lucro garantidas. O cálculo antecipado de simulação da compra de produtos permite prever o custo total a incorrer dentro do processo de logística e tributação internacional existente.

Essas simulações proporcionam fechar um contrato o mais cedo possível e assim fugir de flutuações cambiais e todas outras situações que possam impactar nos custos. Fazer comparativos de simulação, através de históricos permite determinar se a negociação em curso está dentro de um intervalo aceitável. Os resultados das simulações podem ser partilhados com outros usuários, uma vez que, dentro de uma organização que é dividida em diretorias, é necessário avaliar o que outros usuários já simularam. A Tlantic oferece uma solução tecnológica integrada na arquitetura de sistemas corporativos, aproveitando toda base de informações e sistemas existentes, combinando informações necessárias sobre produtos, impostos, dimensões de containers, custo de transportes aéreos e terrestres e outros. Desta forma, há uma consistência entre origem da informação, os dados utilizados no processamento e o resultado desta simulação.

Esses resultados podem ser exportados em diferentes formatos para diferentes tipos de sistemas. A partir da decisão de que a simulação está de acordo com os propósitos estratégicos da companhia, é possível disparar o workflow de geração de pedidos, controle de gestão de entrepostos e outros processos que fazem parte da cadeia de suprimentos. A utilização de simuladores integrados dentro de uma arquitetura de sistemas, onde esse processamento se beneficia de todo o conjunto de informações existentes, faz com que a equipe de comércio internacional consiga utilizar processos rápidos, confiáveis e online com os diversos softwares da arquitetura de sistemas. Essas ferramentas passam a ser essenciais para que os varejistas consigam rapidamente avaliar e responder rapidamente na escolha de quais fornecedores, seus países de procedência e que modais serão utilizados desde a origem até o entreposto de destino e, consequentemente, a loja, no menor custo e tempo possível.

Julio Ricardo Silveira*, Gerente de Projetos da Tlantic e responsável pelo produto PowerSheets.



Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes