Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pane na comunicação

Pane na comunicação

18/07/2014 Carlos Roberto de Souza

Nos dias de hoje o que mais se consome em barzinhos, lanchonetes e restaurantes são aqueles pratos exóticos conhecidos como: Facebook, Badoo, Twitter, Instagram, Linkdhn, Orkut (Ahhh!!!)…

Não, leitor, eu não estou com um parafuso a menos! Cada vez mais os jovens se entregam a um mundo onde o virtual passa a ser o concreto, e o “tangível” inexistente. O ritual se inicia da seguinte maneira: Primeiramente um grupo bem animado adentra o ambiente. O gerente ri a toa já calculando o lucro da noite. Um dos membros ergue o dedo (o da número 1). O garçon numa ginga periférica se aproxima cheio de moral:

-E aí!? Mé que tá? Vai pedir o quê?

Todos pedem unanimente aquela bebida de cor azul pra lá de Bagdad. O garçon se retira… Minutos depois ele ressurge trazendo o “birinaite”. Pronto, a partir daquele instante sua presença deixará de ser notada. A segunda parte do ritual consiste em todos tirarem dos bolsos e bolsas seus smartphones de última geração [aqueles contendo um sujeitinho chamado ‘Android’]. Como se estivessem regidos por uma mão invisível, o grupo começa um interminável e simultâneo balé dos dedos sobre uma película.

O mais engraçado é que os outros começam a ser influenciados, inclusive o proprietário que dedilha numa nítida demonstração de impaciência. Para quem as redes sociais não têm nada a oferecer, a única saída está no incentivo à leitura, aos diálogos e entrosamentos; em outras palavras, um contato mais humano. Humm sei não! Bom, acho que já falei demais. Com licença, pois o meu novo “Moto G” e o Tablet que ganhei estão a minha espera. Um gande (SMS) para todos.

*Carlos Roberto de Souza é poeta, editor e membro da Academia Machadense de Letras.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves