Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pane na comunicação

Pane na comunicação

18/07/2014 Carlos Roberto de Souza

Nos dias de hoje o que mais se consome em barzinhos, lanchonetes e restaurantes são aqueles pratos exóticos conhecidos como: Facebook, Badoo, Twitter, Instagram, Linkdhn, Orkut (Ahhh!!!)…

Não, leitor, eu não estou com um parafuso a menos! Cada vez mais os jovens se entregam a um mundo onde o virtual passa a ser o concreto, e o “tangível” inexistente. O ritual se inicia da seguinte maneira: Primeiramente um grupo bem animado adentra o ambiente. O gerente ri a toa já calculando o lucro da noite. Um dos membros ergue o dedo (o da número 1). O garçon numa ginga periférica se aproxima cheio de moral:

-E aí!? Mé que tá? Vai pedir o quê?

Todos pedem unanimente aquela bebida de cor azul pra lá de Bagdad. O garçon se retira… Minutos depois ele ressurge trazendo o “birinaite”. Pronto, a partir daquele instante sua presença deixará de ser notada. A segunda parte do ritual consiste em todos tirarem dos bolsos e bolsas seus smartphones de última geração [aqueles contendo um sujeitinho chamado ‘Android’]. Como se estivessem regidos por uma mão invisível, o grupo começa um interminável e simultâneo balé dos dedos sobre uma película.

O mais engraçado é que os outros começam a ser influenciados, inclusive o proprietário que dedilha numa nítida demonstração de impaciência. Para quem as redes sociais não têm nada a oferecer, a única saída está no incentivo à leitura, aos diálogos e entrosamentos; em outras palavras, um contato mais humano. Humm sei não! Bom, acho que já falei demais. Com licença, pois o meu novo “Moto G” e o Tablet que ganhei estão a minha espera. Um gande (SMS) para todos.

*Carlos Roberto de Souza é poeta, editor e membro da Academia Machadense de Letras.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves