Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Para não se cair em heresias

Para não se cair em heresias

04/02/2019 Humberto Pinho da Silva

Atualmente, seguir os ensinamentos de Jesus é para muita boa gente: excentricidade.

Na missa solene de abertura do Conclave, que elegeu o Papa Francisco, Joseph Ratzingar, na homília, disse: “Ter uma fé, segundo o Credo da Igreja, é hoje, com frequência, etiquetado como fundamentalismo. O relativismo, ou seja o deixar levar-se daqui para ali, por qualquer vento de doutrina, parece como a única atitude dos tempos modernos.”

Atualmente, seguir os ensinamentos de Jesus, reunidos no Novo Testamento, é, para muita boa gente: excentricidade. Na nossa época, muitos cristãos, humanizaram Deus; e criaram doutrina a seu gosto.

Certo sacerdote (não católico,) com quem convivi durante anos, disse-me: que há passagens e até Epistolas, que melhor era esquecê-las (!); porque não se enquadram no contexto bíblico, ou são antiquadas!!! …

Concordo que há conselhos – não de Deus, mas dos homens, – que podem e devem ser interpretados como modas ou costumes, que nada têm de doutrinário. Vg: o uso de cobrir a cabeça, durante o culto; mas o Decálogo e as sentenças de Cristo, são imutáveis. Se as alterarmos ou adaptamo-las ao nosso modo de ver, continuamos a ser religiosos, mas não cristãos.

Uma coisa é ser religioso; outra, é ser cristão, e seguir – sem duvidar os ensinamentos de Jesus e de Seu Pai. Há quem frequente o templo – uns, por conviveu; outros, por ser bom ou parecer bem, – acredite, mas adapta, os Mandamentos, de harmonia com sua conduta.

Alterar as indicações que Cristo ensinou, em Israel, e registadas pelos Apóstolos, é cair em heresia. Essa tentação, esse desejo, verifica-se desde o primórdio do cristianismo, dando origem a seitas.

Infelizmente, a maioria das Igrejas – Católica e Evangélicas, – são escrupulosas em seguir o Decálogo e a doutrina ensinada por Jesus. Certo é, que existem divergências; mas no essencial, encontram-se de acordo.

Recomenda-se, aos fiéis, confrontar o ensino da sua Confissão, com a Bíblia. Mas, a Bíblia, se não é católica, seja editada pelas Sociedades Bíblicas, para não se correr o risco de traduções ou pontuações, que alterem o pensamento de quem A escreveu, inspirado por Deus.

Não basta ser religioso; quase todos os homens são; é preciso: aceitar Cristo. Aceitar Cristo, não é só rezar a Deus Pai, mas seguir – o melhor possível, – a doutrina do Homem de Nazaré.

Digo o melhor possível, porque todos somos imperfeitos. Tentemos, pelo menos, não ser “duplos”: crentes no templo agnósticos na vida. Porque, o crente, tanto o é no templo, como: na vida familiar, na empresa, na política e no desporto…; é-o em toda os atos e atitudes.

Nunca esqueça: Quem nos salva é Cristo, e não a Igreja.

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva 



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes