Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Parando o “trem imparável” dos distúrbios alimentares

Parando o “trem imparável” dos distúrbios alimentares

03/09/2015 Thomas Mitchinson

“A comida é um símbolo de amor e conforto.”

“Até 30 milhões de pessoas de todas as idades e gêneros sofrem de um transtorno alimentar (anorexia, bulimia e compulsão alimentar) nos EUA”, de acordo com a ANAD - a Associação Nacional de Anorexia Nervosa e Transtornos Associados. Transtornos alimentares também possuem a maior taxa de mortalidade de qualquer doença mental.

“Era um ciclo vicioso de anorexia e bulimia, como um trem imparável”, disse-me Patrícia Brugioni, de Chicaco. “Eu sofri de transtornos alimentares por muitos anos. Era uma questão de valor para mim. Minha auto-estima estava faminta.”

Patrícia continuou, “A comida é um símbolo de amor e conforto, e se você sentir que não é valioso ou amado, você sente que não é digno de ser alimentado.”

Sentir-se amado e digno é muitas vezes o centro de distúrbios comportamentais. A espiritualidade pode ser inestimável para indivíduos que enfrentam esses desafios. Para várias pessoas, a espiritualidade significa uma conexão direta com o Amor divino, que traz a cura para sua vida.

Para Patrícia, suas lutas com transtornos alimentares a afastaram da família. Ela deixou tudo para ir para São Francisco, com apenas 100 dólares. “Mudei-me para afundar ou nadar. Na verdade, eu pensei que ia afundar. Eu também bebia em um nível alcoólico por dez anos, e usava um pouco de cocaína. Mas então, eu comecei a participar de algumas reuniões com pessoas que haviam sido libertadas da compulsão por beber, ao se volverem a um Poder Superior, e ao deixar a vontade própria, o medo e ressentimento cederem à vontade desse poder divino.”

“A minha espiritualidade foi crescendo”, afirmou Patricia. “Foi definitivamente uma conexão envolvente com o Amor divino.” Ela percebeu que sua espiritualidade se tornou mais tangível do que seu corpo.

Patricia continuou: “Quando comecei a enfrentar o medo, olhando para ele, sendo honesta, e rendendo-me à presença divina, pude sentir um amor incrível e gratidão dentro de mim, minha natureza espiritual. O trem imparável do transtorno parou. Ele tinha ido embora para sempre.”

“Mais tarde, encontrei o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, que me deu uma compreensão mais profunda desse Amor. No livro há uma frase: ‘Dá-nos a graça para hoje; alimenta os afetos famintos’, parte do significado espiritual da Oração do Senhor. Essa é a minha oração para todos: que sintam o Amor divino incondicional que alimenta suas afeições e os ajuda a sentirem-se dignos e completos."

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o estado de Illinois, EUA, escreve sobre a relação entre o pensamento, a espiritualidade e a saúde.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves