Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Parando o “trem imparável” dos distúrbios alimentares

Parando o “trem imparável” dos distúrbios alimentares

03/09/2015 Thomas Mitchinson

“A comida é um símbolo de amor e conforto.”

“Até 30 milhões de pessoas de todas as idades e gêneros sofrem de um transtorno alimentar (anorexia, bulimia e compulsão alimentar) nos EUA”, de acordo com a ANAD - a Associação Nacional de Anorexia Nervosa e Transtornos Associados. Transtornos alimentares também possuem a maior taxa de mortalidade de qualquer doença mental.

“Era um ciclo vicioso de anorexia e bulimia, como um trem imparável”, disse-me Patrícia Brugioni, de Chicaco. “Eu sofri de transtornos alimentares por muitos anos. Era uma questão de valor para mim. Minha auto-estima estava faminta.”

Patrícia continuou, “A comida é um símbolo de amor e conforto, e se você sentir que não é valioso ou amado, você sente que não é digno de ser alimentado.”

Sentir-se amado e digno é muitas vezes o centro de distúrbios comportamentais. A espiritualidade pode ser inestimável para indivíduos que enfrentam esses desafios. Para várias pessoas, a espiritualidade significa uma conexão direta com o Amor divino, que traz a cura para sua vida.

Para Patrícia, suas lutas com transtornos alimentares a afastaram da família. Ela deixou tudo para ir para São Francisco, com apenas 100 dólares. “Mudei-me para afundar ou nadar. Na verdade, eu pensei que ia afundar. Eu também bebia em um nível alcoólico por dez anos, e usava um pouco de cocaína. Mas então, eu comecei a participar de algumas reuniões com pessoas que haviam sido libertadas da compulsão por beber, ao se volverem a um Poder Superior, e ao deixar a vontade própria, o medo e ressentimento cederem à vontade desse poder divino.”

“A minha espiritualidade foi crescendo”, afirmou Patricia. “Foi definitivamente uma conexão envolvente com o Amor divino.” Ela percebeu que sua espiritualidade se tornou mais tangível do que seu corpo.

Patricia continuou: “Quando comecei a enfrentar o medo, olhando para ele, sendo honesta, e rendendo-me à presença divina, pude sentir um amor incrível e gratidão dentro de mim, minha natureza espiritual. O trem imparável do transtorno parou. Ele tinha ido embora para sempre.”

“Mais tarde, encontrei o livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, de Mary Baker Eddy, que me deu uma compreensão mais profunda desse Amor. No livro há uma frase: ‘Dá-nos a graça para hoje; alimenta os afetos famintos’, parte do significado espiritual da Oração do Senhor. Essa é a minha oração para todos: que sintam o Amor divino incondicional que alimenta suas afeições e os ajuda a sentirem-se dignos e completos."

* Thomas Mitchinson, como Comitê de Publicação da Ciência Cristã para o estado de Illinois, EUA, escreve sobre a relação entre o pensamento, a espiritualidade e a saúde.



O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nem Nem: retratos do Brasil

Um recente relatório da OCDE coloca o Brasil em segundo lugar entre os países com maior número de jovens que não trabalham e nem estudam.

Autor: Daniel Medeiros