Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pavimentando o futuro

Pavimentando o futuro

21/12/2020 José Fernando Aparecido de Oliveira

Neste período de distanciamento social e pandemia mundial, estão em andamento acelerado as obras de pavimentação da rodovia MG-10, trecho Conceição do Mato Dentro – Serro, os últimos 26km, ligando de forma definitiva as tricentenárias cidades de Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina, dentro da Estrada Real.

Este asfalto unirá também dois importantes circuitos turísticos; o da Serra do Cipó ao dos Diamantes, além de ligar as regiões do Alto Jequitinhonha ao Médio Espinhaço.

Esta obra descortinará um cenário imenso de possibilidades e oportunidades para o desenvolvimento do turismo pós-pandemia, lembrando que em todo o mundo é consenso que a retomado do turismo se dará em destinos internos, de forma regionalizada, com as pessoas conhecendo um pouco mais as belezas e histórias que as circundam.

É importante ressaltar que essa parte da Minas tricentenária é privilegiada em atrativos naturais, culturais, históricos, arquitetônicos, ecológico e religioso.

Tudo isso apenas dentro dos circuitos turísticos da Serra do Cipó e dos Diamantes, onde estão localizados os parques Nacional da Serra do Cipó, o Estadual da Serra do Intendente e o Municipal do Tabuleiro, todos eles compreendidos dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, tombada pela UNESCO.

Esses parques desempenham importantíssimo papel tanto na preservação da fauna e da flora, das inúmeras belezas naturais, assegurando para a posteridade a integridade das muitas preciosidades existentes no maciço do Espinhaço.

Nesta região estão nascentes que se juntam, alimentam e revigoram quatro importantes bacias hidrográficas de Minas Gerais e do Brasil: a do São Francisco, do rio Doce, do Santo Antônio e do rio Jequitinhonha, que nasce no Serro.

É também em Conceição do Mato Dentro que está a nascente do rio Santo Antônio, principal berçário do Rio Doce e que contribui, após o rompimento da barragem de Fundão, para a regeneração da vida em seu leito.

Este asfaltamento abrirá ainda a possibilidade da criação de novos roteiros turísticos, integrando os programas culturais com os passeios às belezas naturais, aos atrativos históricos e religioso.

Todos esses destinos turísticos ficarão ligados também ao Aeroporto Internacional de Confins, que está a apenas 65km da Serra do Cipó e 120km de Conceição do Mato Dentro.

Meu pai, José Aparecido de Oliveira, considerava a MG10 a espinha dorsal do desenvolvimento de toda uma região que, no passado, proveu o desenvolvimento do Brasil-Império e da Coroa Portuguesa e que sofreu processo de empobrecimento ao longo do tempo.

A consolidação dessa obra vem agora dar novas perspectivas de desenvolvimento e do turismo para essa importante região de Minas Gerais, encurtando caminhos, diminuindo distâncias e aproximando pessoas.

* José Fernando Aparecido de Oliveira é prefeito de Conceição do Mato Dentro.

Fonte: Petrônio Souza



A primeira romaria do ano em Portugal

A 10 de Janeiro – ou domingo mais próximo dessa data, dia do falecimento de S. Gonçalo, realiza-se festa rija em Vila Nova de Gaia.


Medicina Preventiva x Medicina Curativa

A medicina curativa domina o setor de saúde e farmacêutico. Mas existe outro tipo de cuidado em crescimento, chamado de Medicina Personalizada.


A importância da inovação em programas de treinamento e desenvolvimento

O desenvolvimento de pessoas em um ambiente corporativo é um grande desafio para gestores de recursos humanos, principalmente para os que buscam o melhor aproveitamento das habilidades de um time através do autoconhecimento.


Por que o 13º salário gera “confiança” nos brasileiros?

O fim do ano está chegando, mas antes de pensar no Natal as pessoas já estão de olho no 13º salário.


O gênero “neutro” ou a “neutralização” de gênero

Tenho visto algumas matérias sobre a “neutralização” do gênero na língua portuguesa, no Brasil, algumas contra e algumas a favor. Digo no Brasil, porque em Portugal não vejo isto.


O poder da gentileza

O mês de novembro traz uma comemoração muito especial e essencial para estes tempos pandêmicos e de tanta polarização política: o Dia da Gentileza.


Branco no preto

As pessoas pretas no Brasil vivem pior do que as pessoas brancas, independentemente de qualquer situação.


Politicamente Correto, Liberdade de Expressão e Dignidade Humana

Estamos vivenciando, há tempos, a dicotomia de opiniões, a divisão clássica na qual a forma de expressar, de pensar, contém apenas lados antagônicos, separados que não podem convergir ou, ao menos, serem respeitados.


Prévia tucana, um tiro no escuro

Diferente das eleições primárias norte-americanas, onde os partidos Democrata e Republicano escolhem seus candidatos e definem a plataforma eleitoral, a prévia que o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) realizará neste domingo (21/11) está cercada de interrogações.


A imagem do Senhor Jesus de Santa Marinha de Vila Nova de Gaia

Nesta época pandémica, que parece não deixar de nos dizimar – dizem: por causa de novas variantes e à facilidade de movimentação, – é oportuno recordar como o povo de Deus se libertou de funestas calamidades, recorrendo à oração e à penitência.


Algoritmos e automação: a combinação certa para potencializar a vida na era digital

Há quinze anos, quem poderia imaginar que seria possível trabalhar, fazer compras, ter planos personalizados para treinos da academia e conseguir organizar investimentos em bolsas globais sem sair de casa?


Transformação digital: os desafios de um novo modelo

Com a chegada da Quarta Revolução Industrial, organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor.