Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pavimentando o futuro

Pavimentando o futuro

21/12/2020 José Fernando Aparecido de Oliveira

Neste período de distanciamento social e pandemia mundial, estão em andamento acelerado as obras de pavimentação da rodovia MG-10, trecho Conceição do Mato Dentro – Serro, os últimos 26km, ligando de forma definitiva as tricentenárias cidades de Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina, dentro da Estrada Real.

Este asfalto unirá também dois importantes circuitos turísticos; o da Serra do Cipó ao dos Diamantes, além de ligar as regiões do Alto Jequitinhonha ao Médio Espinhaço.

Esta obra descortinará um cenário imenso de possibilidades e oportunidades para o desenvolvimento do turismo pós-pandemia, lembrando que em todo o mundo é consenso que a retomado do turismo se dará em destinos internos, de forma regionalizada, com as pessoas conhecendo um pouco mais as belezas e histórias que as circundam.

É importante ressaltar que essa parte da Minas tricentenária é privilegiada em atrativos naturais, culturais, históricos, arquitetônicos, ecológico e religioso.

Tudo isso apenas dentro dos circuitos turísticos da Serra do Cipó e dos Diamantes, onde estão localizados os parques Nacional da Serra do Cipó, o Estadual da Serra do Intendente e o Municipal do Tabuleiro, todos eles compreendidos dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, tombada pela UNESCO.

Esses parques desempenham importantíssimo papel tanto na preservação da fauna e da flora, das inúmeras belezas naturais, assegurando para a posteridade a integridade das muitas preciosidades existentes no maciço do Espinhaço.

Nesta região estão nascentes que se juntam, alimentam e revigoram quatro importantes bacias hidrográficas de Minas Gerais e do Brasil: a do São Francisco, do rio Doce, do Santo Antônio e do rio Jequitinhonha, que nasce no Serro.

É também em Conceição do Mato Dentro que está a nascente do rio Santo Antônio, principal berçário do Rio Doce e que contribui, após o rompimento da barragem de Fundão, para a regeneração da vida em seu leito.

Este asfaltamento abrirá ainda a possibilidade da criação de novos roteiros turísticos, integrando os programas culturais com os passeios às belezas naturais, aos atrativos históricos e religioso.

Todos esses destinos turísticos ficarão ligados também ao Aeroporto Internacional de Confins, que está a apenas 65km da Serra do Cipó e 120km de Conceição do Mato Dentro.

Meu pai, José Aparecido de Oliveira, considerava a MG10 a espinha dorsal do desenvolvimento de toda uma região que, no passado, proveu o desenvolvimento do Brasil-Império e da Coroa Portuguesa e que sofreu processo de empobrecimento ao longo do tempo.

A consolidação dessa obra vem agora dar novas perspectivas de desenvolvimento e do turismo para essa importante região de Minas Gerais, encurtando caminhos, diminuindo distâncias e aproximando pessoas.

* José Fernando Aparecido de Oliveira é prefeito de Conceição do Mato Dentro.

Fonte: Petrônio Souza



O peso da improbidade no destino das pessoas

O homem já em tempos pré-históricos se reunia em volta das fogueiras onde foi aperfeiçoada a linguagem humana.


Mercado imobiliário: muito ainda para crescer

Em muitos países, a participação do mercado imobiliário no Produto Interno Bruto (PIB) está acima de 50%, enquanto no Brasil estamos com algo em torno de 10%.


Entender os números será requisito do mercado de trabalho

Trabalhar numa empresa e conhecer os seus setores faz parte da rotina de qualquer colaborador. Mas num futuro breve esse conhecimento será apenas parte dos requisitos.


Quais os sintomas da candidíase?

A candidíase é uma infecção causada por uma levedura (um tipo de fungo) chamada Candida albicans.


Entenda o visto humanitário para ucranianos

A invasão da Ucrânia pela Rússia, iniciada em 24 de fevereiro, já levou mais de 4 milhões de ucranianos a deixarem seu país em busca de um lugar seguro.


Exigência de vacina não é motivo para rescisão indireta por motivo ideológico

Não se discute mais que cabe ao empregador, no exercício de seu poder diretivo e disciplinar, zelar pelo meio ambiente de trabalho saudável.


A governança de riscos e gestão em fintechs

Em complemento às soluções e instituições financeiras já existentes, o mercado de crédito ficou muito mais democrático com a expansão das fintechs.


6 passos para evitar e mitigar os danos de ataques cibernéticos à sua empresa

Ao longo de 2021 o Brasil sofreu mais de 88,5 bilhões (sim, bilhões) de tentativas de ataques digitais, o que corresponde a um aumento de 950% em relação a 2020, segundo um levantamento da Fortinet.


Investimentos registram captação de R$ 46 bi no primeiro trimestre

O segmento de fundos de investimentos fechou o primeiro trimestre de 2022 com absorção líquida de R$ 46,1 bilhões, movimentação de 56,9% menor do que o observado no mesmo período de 2021.


Não são apenas números

Vinte e duas redações receberam nota mil, 95.788, nota zero, e a média geral de 634,16.


Formas mais livres de amar

A busca de afeição, o preenchimento da carência que nos corrói as emoções, nos lança a uma procura incessante de aproximação com outra pessoa: ânsia esperançosa de completude; algum\a outro\a me vai fazer feliz.


Dia da Educação: transformação das pessoas, do mercado e da sociedade

A Educação do século 21 precisa, cada vez mais, conciliar as competências técnicas e comportamentais.