Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Pavimentando o futuro

Pavimentando o futuro

21/12/2020 José Fernando Aparecido de Oliveira

Neste período de distanciamento social e pandemia mundial, estão em andamento acelerado as obras de pavimentação da rodovia MG-10, trecho Conceição do Mato Dentro – Serro, os últimos 26km, ligando de forma definitiva as tricentenárias cidades de Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina, dentro da Estrada Real.

Este asfalto unirá também dois importantes circuitos turísticos; o da Serra do Cipó ao dos Diamantes, além de ligar as regiões do Alto Jequitinhonha ao Médio Espinhaço.

Esta obra descortinará um cenário imenso de possibilidades e oportunidades para o desenvolvimento do turismo pós-pandemia, lembrando que em todo o mundo é consenso que a retomado do turismo se dará em destinos internos, de forma regionalizada, com as pessoas conhecendo um pouco mais as belezas e histórias que as circundam.

É importante ressaltar que essa parte da Minas tricentenária é privilegiada em atrativos naturais, culturais, históricos, arquitetônicos, ecológico e religioso.

Tudo isso apenas dentro dos circuitos turísticos da Serra do Cipó e dos Diamantes, onde estão localizados os parques Nacional da Serra do Cipó, o Estadual da Serra do Intendente e o Municipal do Tabuleiro, todos eles compreendidos dentro da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, tombada pela UNESCO.

Esses parques desempenham importantíssimo papel tanto na preservação da fauna e da flora, das inúmeras belezas naturais, assegurando para a posteridade a integridade das muitas preciosidades existentes no maciço do Espinhaço.

Nesta região estão nascentes que se juntam, alimentam e revigoram quatro importantes bacias hidrográficas de Minas Gerais e do Brasil: a do São Francisco, do rio Doce, do Santo Antônio e do rio Jequitinhonha, que nasce no Serro.

É também em Conceição do Mato Dentro que está a nascente do rio Santo Antônio, principal berçário do Rio Doce e que contribui, após o rompimento da barragem de Fundão, para a regeneração da vida em seu leito.

Este asfaltamento abrirá ainda a possibilidade da criação de novos roteiros turísticos, integrando os programas culturais com os passeios às belezas naturais, aos atrativos históricos e religioso.

Todos esses destinos turísticos ficarão ligados também ao Aeroporto Internacional de Confins, que está a apenas 65km da Serra do Cipó e 120km de Conceição do Mato Dentro.

Meu pai, José Aparecido de Oliveira, considerava a MG10 a espinha dorsal do desenvolvimento de toda uma região que, no passado, proveu o desenvolvimento do Brasil-Império e da Coroa Portuguesa e que sofreu processo de empobrecimento ao longo do tempo.

A consolidação dessa obra vem agora dar novas perspectivas de desenvolvimento e do turismo para essa importante região de Minas Gerais, encurtando caminhos, diminuindo distâncias e aproximando pessoas.

* José Fernando Aparecido de Oliveira é prefeito de Conceição do Mato Dentro.

Fonte: Petrônio Souza



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves