Portal O Debate
Grupo WhatsApp


Perspectivas 2012

Perspectivas 2012

05/01/2012 Julio Amorim

Em 2012 a economia européia deverá declinar. Mas a notícia de destaque é que a economia dos Estados Unidos deve desempenhar um papel de liderança na condução do ciclo de crescimento global.

Com isso o Tio Sam deve reverter os cenários de desconfianças atuais e chamar a atenção do mundo de forma positiva. O PIB dos Americanos deve ter um aumento de 3% - um ponto percentual acima das estimativas de consenso, impulsionado por uma recuperação no setor da construção, assim como por despesas de capital e de consumo. Já na Europa a situação é mais delicada.

A recessão branda é quase inevitável e, diante deste cenário, os políticos concentraram seus esforços para que suas ações não tenham resultados ainda piores. Os asiáticos terão posições um pouco diferentes. O Japão deve continuar seu sólido crescimento liderado pela reconstrução em 2012. Os chineses, por sua vez, estão se organizando para reduzir as taxas de empréstimo. Em relação ao Brasil o Great Group acredita que, apesar dos indicadores manterem a posição de crescimento próxima ao nível de 2011, o próximo ano será de grandes negócios e oportunidades. Por isso, em 2012 será necessário desafiar os pensamentos “commodities” para que cada empresa crie seu “oceano azul”.

Julio Amorim* é graduado em engenharia industrial elétrica pela Universidade Santa Cecília com especialização em auditores internos pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (USP) e MBA em gestão estratégica em tecnologia pelo Instituo de Pesquisas Tecnológicas (USP) e diretor do Great Group.



Bolsa vs Startups. Porque não os dois?

Vivemos um momento de grandes inovações e com os investimentos não é diferente.


Os pecados capitais da liderança

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo.”


“Pensar Global, Agir local”: O poder do consumo consciente

A expressão “Pensar Global e Agir local” já é lema em muitas esferas de discussões políticas, econômicas, sobre sustentabilidade e solidariedade.


Vencido o primeiro desafio da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) regulamenta o tratamento de dados de pessoas físicas nas suas mais variadas aplicações e ambientes.


Telemedicina, fortalecimento do SUS e um primeiro balanço da pandemia

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, alertou Camões. Todo o mundo é feito de mudanças.


Médico: uma profissão de risco

Estudar medicina é o sonho de muito estudantes, desde o cursinho o futuro médico se dedica a estudar para conseguir entrar no super concorrido curso de medicina.


Como a quarentena provocou o êxodo urbano para cidades que oferecem mais qualidade de vida

A pandemia e as medidas de isolamento social fizeram com que as pessoas precisassem adaptar a rotina de trabalho, estudos, lazer e até de saúde, trazendo estas atividades para dentro de casa.


A era do fogo chegou

Pantanal, um dos biomas com maior biodiversidade do mundo, já teve 16% de todo território queimando.


Autoconhecimento: uma regra de ouro da vida

Há quem os critique, há quem os ame; eles já me resgataram do fundo poço e lhes sou grata: os livros de autoajuda.


Você tem curso universitário?

Naquela macia manhã de domingo, fui com meu pai, à missa, na igreja de Santíssima Trindade.


Voto é interesse. Não é direito, nem dever…

A partir desta quarta-feira (16), os mais de 5600 municípios brasileiros já conhecem os homens e mulheres que pretendem governá-los ou ser vereadores entre 01/01/2021 e 31/12/2025.


7 tendências em Analytics que estão mudando a área financeira

Segundo a consultoria McKinsey, mais de 90% dos 50 principais bancos do mundo utilizam, de forma avançada, a tecnologia de análise de dados, também conhecida como Analytics.