Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Petulância sem Limite

Petulância sem Limite

16/09/2009 Fábio P. Doyle

"Quem decide sou eu" decreta o presidente arrogante. E ninguém protesta, só a imprensa, timidamente. Sarkozy faz até trenzinho com Lula para vender seus aviõezinhos.

É, NÃO temos jeito. A petulância de Lula da Silva não chegou ao limite, pois já tinha lá chegado há muito tempo. Agora, com a sua postura arrogante, no caso da compra dos jatos franceses, ele não chegou, mas ultrapassou todos os limites suportáveis e insuportáveis.

AFINAL, o que o barbudo boquirroto de Garanhuns pensa que ele é? Imperador, rei, ditador, manda-chuva, mestre-escola? Quem viu a cena, espantou-se. Com evidência de irritação, de ter perdido a paciência com os que o interpelavam, com razão, sobre a definição do governo quanto à compra dos jatos que Nicolas Sarkozy, presidente da França travestido de comerciante, nos ofereceu. Gesticulando e suando muito, Lula afirmou que ele, somente ele, decidirá se o Brasil, que não é dele, salvo engano, mas de todos nós, comprará aviões franceses ou norte-americanos. Mencionou, sem destaque, a atuação técnica da Aeronáutica nas negociações, mas repetiu que a palavra final será dele, apenas dele. E fim de papo.

É EVIDENTE que uma transação comercial de tamanho vulto, são bilhões de euros em jogo, deve ser realizada com estrita obediência às normas legais, e somente serão concretizadas depois de cumprida uma longa tramitação pelos órgãos técnicos. Afinal, estamos comprando aviões altamente sofisticados para uso de nossas Forças Armadas. Aviões que devem preencher todos os requisitos julgados necessários, inclusive devem ser testados. Como a Aeronáutica vai usá-los, é ela que deve analisar tudo sobre os jatos, e dar o parecer final apontando aquele que será mais útil ao país, e mais conveniente, no preço logicamente, não importa se fabricado na França, nos Estados Unidos, na Suécia, na Rússia, na China, afinal, em qualquer país. Somente depois do laudo técnico final, conclusivo, o processo é encaminhado ao ministro da Defesa, no caso Nelson Jobim, e por este, com seu parecer, ao presidente da República. Que só então, decidirá, aprovando a conclusão das análises técnicas, ou delas discordando. Ou seja, autorizando, ou não, a compra.

SIMPLES, didático, não é mesmo? Mas não é assim que Lula, o todo-poderoso, pensa. Ele decidiu comprar os jatos franceses depois de um almoço com Sarkozy, o sorridente e bom de conversa presidente francês. Eles se deram tão bem, como se amigos fossem desde crianças, que Lula, as fotos comprovam, chegou por trás de Sarkozi e o agarrou pelos braços, numa brincadeira, imprópria para dois chefes de estado. Brincadeira que um chargista de talento, Chico Caruso, eternizou na capa de seu jornal, chamando-a de "trenzinho"…

O MAIS lamentável é que depois da declaração arrogante e estarrecedora, a do "eu decido, e somente eu", não se ouviu um pio de protesto dos que deveriam protestar, os homens da FAB, os brigadeiros da Aeronáutica. Apenas a imprensa registrou o fato e a foto. Os companheiros de Lula tentaram amenizar, buscando interpretações duvidosas para a demonstração caudilhesca do amigo e admirador do também arrogante Chávez venezuelano. Mas a cena foi filmada, gravada, mostrada pela televisão, transcrita nos jornais. E a decisão absolutista do presidente brasileiro foi confirmada em Paris pelo seu amigo de infância e de trenzinho. Sarkozy, feliz pelo bom negócio que intermediou para a indústria de seu país, declarou à imprensa francesa que o Brasil, por decisão do presidente Lula da Silva, optou pela compra dos jatos franceses.

POIS é, como sempre digo. Não adianta, mas é necessário, criticar, tentar corrigir os erros e abusos que vêm sendo cometidos pelos governantes de Brasília. O homem, o cara, decide tudo da forma que bem entende. Em volta, o silêncio dos que poderiam protestar e evitar tantos espetáculos de extremo ridículo que tantos danos causam à imagem do país.

AINDA em tempo: nossa política internacional continua a agir contra toda a tradição de equilíbrio e de bom senso do Itamaraty. No dia 14, segunda-feira, o Brasil, cumprindo ordens do sr. Marco Aurélio, ministro de fato das Relações Exteriores (o diplomata Celso Amorim é o ministro de direito…), aliou-se a Cuba e à Argentina, belas companhias, para exigir a expulsão do embaixador José Delmer Urbizo, representante de Honduras, da sala de reuniões do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra. Justificativa: Urbizo representava um governo hondurenho não reconhecido pelos três países latino-americanos, que insistem na volta do boiadeiro Manuel Zelaya ao poder do qual foi afastado por desobedecer decisão da Suprema Corte do país. Urbizo foi retirado, a pedido dos embaixadores Brasil, de Cuba e da Argentina, pelos guardas da ONU. Um vexame, mais um, de nossa diplomacia chavista e capenga. Imaginem se nos idos de 64, nossos representantes na ONU fossem expulsos por não mais representarem o presidente João Goulart, deposto como Zelaya…

Fábio P. Doyle é Jornalista e Membro da Academia Mineira de Letras. Visite o Blog



Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira