Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por melhores salários…

Por melhores salários…

20/05/2015 Anderson Coutinho

“Não peça um aumento de salário. Peça mais oportunidades”.

Essa famosa recomendação vem sendo amplamente utilizada por profissionais de todos os níveis, mas, outros fatores são fundamentais para que o profissional possa ter seu pedido atendido.

Em minha opinião, são seis as dicas de como ser bem sucedido na busca por uma melhor remuneração, como: faça mais do que lhe é pedido. Se você tem uma lista de responsabilidades, vá além. Não se limite a fazer o que lhe é solicitado nesta lista, pois, por isso você já recebe seu salário. Deseja mais, faça mais! Além do destaque natural entre o grupo, você passa a construir uma imagem sólida. Mas não pode ser algo externo, que soe como peso ou obrigação.

Se você realmente não estiver disposto a fazer mais, não se iluda. O esforço espontâneo é bem mais proveitoso do que aquele forçado. A segunda dica é identificar o foco de sua área de atuação e trabalhar por ele. O que importa é o resultado de suas ações para a área onde você atua, por exemplo: a de desenvolvimento valoriza inovação; a financeira, oportunidades de redução de custos; o comercial foca nas vendas; já a de produção valoriza aumento na produtividade. Não adianta muito você ‘matar-se’ de trabalhar em determinada área se a consequência de seu trabalho não for resultado.

Quem trabalha muito e não gera o resultado valorizado pela área em que atua, na verdade dá indícios de que está sendo prolixo e gastando o tempo e o dinheiro da organização com um colaborador que não faz diferença no final. Fique atento para nunca usar argumentos pessoais para pedir um aumento, como: estou endividado e preciso acertar minhas contas ou preciso pagar uma faculdade e, por isso, preciso de um aumento. Apesar de serem motivos justos, não são bem vistos em uma empresa, que nada tem a ver com seus problemas pessoais.

Cuidado com o efeito negativo desse tipo de abordagem, pois, quem não consegue administrar a vida financeira com os recursos que tem, demonstra que pode também não administrar as questões da empresa que estão sob sua responsabilidade. O argumento infalível em um pedido de aumento é seu resultado pessoal. Seja realista e não peça aumentos estratosféricos. A empresa não lhe concederá um aumento de 50%, pois, isso abre brechas para que todos os outros colaboradores que executam a mesma função que você e/ou que tenham o mesmo nível de conhecimento também tenham o direito do mesmo benefício.

Peça um aumento de 5% a 30%, sempre sendo coerente com o contexto de seu cargo. Mais do que isso é trabalhar pelo não! Não se acomode, estude sempre. Profissionais com uma pós-graduação, por exemplo, recebem em média 30% mais do que quem tem apenas um curso superior. Conhecimento, além de ser um bem que ninguém poderá lhe tirar, amplia significativamente o bom posicionamento da sua imagem dentro da organização. Lembre-se, porém que o estudar deve ser coeso com sua área.

Se você atua em vendas, não espere ser valorizado ao fazer uma pós-graduação de Recursos Humanos. Crie consistência, ampliando seus conhecimentos dentro do setor que você já atua. Busque ser o melhor no que você faz. Crie diferenciais para tornar-se indispensável. Apesar de ser uma tarefa quase impossível, pois, ninguém é insubstituível, à medida que você é visto na organização como o melhor naquilo que você faz cria referenciais positivos que abrem mais portas e levam a promoções, bonificações e aumentos. Saiba reconhecer o momento.

Pedir um aumento naquela hora em que a empresa tem baixos resultados, está passando por cortes e efetivas dificuldades financeiras é um sinal claro de que você não tem a sensibilidade necessária para perceber que o mundo não gira ao seu redor. Para as empresas, aumento de salário significa crescimento do profissional. Na maré alta, as chances de ser bem sucedido são maiores, principalmente, se você foi um dos responsáveis pela subida.

Note assim, que não existem milagres. Aumento de salário deve ser merecido, fruto do esforço pessoal bem direcionado à defesa dos interesses da empresa e do setor em que você trabalha. Por isso, faça seu melhor e concentre-se em criar a consistência de sua imagem, e que ela seja factual, pois, a consequência natural será um pedido de aumento bem sucedido ou, quem sabe, uma bela promoção!

*Anderson Coutinho é Consultor de planejamento estratégico da CH&TCR.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra