Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por outra Educação no Brasil

Por outra Educação no Brasil

24/06/2014 Bruno Peron

Deputados federais aprovaram o texto do Plano Nacional de Educação no fim de maio de 2014. Este Plano, que deverá vigorar de 2011 a 2020, tramitava no Congresso.

Há vinte metas a serem alcançadas no prazo de dez anos, como aumento de matrículas em creches, valorização do magistério e erradicação do analfabetismo. O Plano anterior (de 2001 a 2010) veio com o mesmo propósito e teve metas muito parecidas, mas não tivemos uma revolução na Educação. Com o novo texto, os investimentos em Educação pública passarão de 5% a 10% do Produto Interno Bruto, o que vejo como um grande avanço. No entanto, haverá briga com os setores onde o governo deixará de investir recursos.

Além disso e o que considero mais importante, a Educação não mudará se não houver uso sensato dos recursos públicos. Assim, o aumento do salário dos professores – recomendo eu – não deve ser prioridade porque não garante melhora na qualidade da Educação. É preciso primeiramente mudar a mentalidade dos educadores (de modo que valorizem, por exemplo, as coisas, as exigências e as diversidades do nosso Brasil) e fazê-los abrir-se às necessidades dos estudantes num mundo em mudança constante.

O texto do Plano Nacional de Educação visa a melhorar o acesso à Educação no Brasil (ou seja, que os jovens passem mais tempo na escola e melhorem seus graus de escolaridade), mas também se propõe a melhorar a qualidade da Educação. Dessa forma, mantenho meu argumento – já publicado noutros artigos – de que o Brasil precisa de OUTRA Educação e não só de MAIS Educação. Portanto, não basta AMPLIAR as práticas educativas no Brasil.

É preciso REVOLUCIONÁ-las, desaprender velhos usos e aprender novas técnicas. Há que tirar porcaria da cabeça e colocar aquilo que preste para que cidadãos aprendam a fazer e a pensar. Um empecilho é que, infelizmente, gestores públicos deixam de ter propostas claras e diretas para formular políticas públicas que sejam realmente positivas para o Brasil porque arriscam a perder seus cargos. Isto se deve a práticas idólatro-egoístas de lóbis educacionais que paralisam a Educação no Brasil em prol de caprichos individualistas por aumento de salários de professores e por seus planos de carreiras.

Por isso, movimentos grevistas costumam fazer pressão a favor de recursos para Educação, mas quase sempre têm força centrípeta-egoísta. Quantos destes mesmos grevistas leram e entenderam, por exemplo, as obras de Manoel Bomfim e Paulo Freyre para entender que mudanças substantivas em Educação reverteriam o sentido das decisões porque viriam de baixo, das camadas populares e dos que sonham pela visibilidade de suas culturas? Jogo um pouco mais de lenha na fogueira.

Entre o menino de treze anos que esfaqueou o motorista de um ônibus por alguns trocados em Fortaleza em maio de 2014 e o que limpa parabrisas de carros em semáforos de Belo Horizonte, há algo em comum mas também uma diferença. Os dois são filhos da mesma pátria, mas divergem quanto à noção de trabalho que aplicam. Que esperamos de nossos cidadãos jovens nos próximos dez anos? Esta é a pergunta que deve motivar educadores e gestores públicos em se tratando dos desafios da Educação no Brasil.

Quando me refiro à necessidade de OUTRA Educação no Brasil, não atribuo somente ao Estado tamanha responsabilidade. Seria peso demais sobre seus ombros flácidos e paternalistas. Estou pensando em várias instituições (família, religião, escola, comunidade). O Estado, portanto, não é um gigante superpoderoso que converte meio-cidadãos em cidadãos plenos a toque de mágica. Ele é um regulador de desajustes e retificador de descaminhos de desenvolvimento.

Assim, recomendo uma higienização da pretensão de autossuficiência do professorado para que se reconheça a necessidade dos jovens de expressão de suas culturas. Num mundo oprimido pelo consumismo, em que o “ter” vale mais que o “ser” e em que as indústrias fazem seus produtos durar cada vez menos, os jovens têm sentimentos reprimidos.

Logo aquele que “é” mas não tem meios de expressão compartilha suas angústias com aquele que só “tem” mas carece o que expressar de seu vazio. Por isso aumenta a delinquência e a insatisfação generalizada no Brasil. Que o magistério entregue o giz, o apagador e o lápis a seus “alunos”! Seus “alunos” devem escrever sua própria história na lousa tupinica.

*Bruno Peron



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes