Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que contratar uma consultoria?

Por que contratar uma consultoria?

28/02/2013 Edison Cunha

O empreendedor e empresário muitas vezes sentem-se como um ente solitário e incompreendido pelos seus colaboradores por não conseguir expressar suas angústias, ou mesmo, ter alguém com quem dialogar e expor suas ideias.

Nesses momentos, ter a iniciativa de recorrer a um consultor ou consultoria pode fazer a diferença entre permanecer com os problemas e dúvidas ou procurar uma solução que mitigue os riscos e armadilhas do modelo de gestão.

Entretanto, essa não é uma decisão fácil para a grande maioria dos empresários, principalmente para aqueles não familiarizados com as boas práticas de gestão no mundo empresarial. Aqueles que decidem seguir por esse caminho, por vezes erram ao escolher a opção mais “caseira” do consultor amigo da família ou conhecido de alguém muito próximo, sem analisar a experiência e o conhecimento desse profissional.

Para aqueles que optarem em fazer uma escolha consciente e baseada nos atributos necessários para obter uma consultoria que agregue valor, permanece a possibilidade de repensar seu modelo de gestão e adotar uma postura que valorize suas vantagens competitivas e sua visão empreendedora. Estar preparado para receber uma consultoria significa estar aberto para vivenciar as mudanças que possam ocorrer. Que mudanças são essas? Nos processos de trabalho, por exemplo.

A necessidade por inovar ganhou uma dimensão especial neste momento, fazendo com que as empresas repensem seus processos, sua abordagem mercadológica, seus produtos e seu modelo organizacional. Sem dúvida, a empresa que possui processos ágeis e orientados ao seu mercado e aos clientes, está preparada para adaptar-se às mudanças do cenário econômico. Outra mudança é na forma de encarar o mercado. No mundo atual dos negócios, aquele que empreende deve ter a capacidade de interpretar os avanços da sociedade e antecipar-se aos movimentos do mercado, projetando seu empreendimento para os novos tempos.

A estratégia também é um ponto de mudança. Para reposicionar a empresa para conquistar as oportunidades e crescer de forma sustentável, alguns aspectos de gestão passam a adquirir uma importância maior e ocupar a mente dos empresários como planejar para atender a demanda; definir metas e objetivos; capacitar os recursos humanos; monitorar o mercado para identificar oportunidades e reorganizar os negócios e a estratégia de atuação. A liderança das pessoas é mais um ponto que pode mudanças.

O papel da liderança é fundamental ao êxito da gestão participativa para criar um ambiente adequado ao florescimento das ideias, eliminando os obstáculos à criação e, principalmente, indicando a direção e os rumos que a empresa está tomando em sua estratégia, para melhor direcionar os esforços de todos. Nesse aspecto, a redução de níveis hierárquicos, com o objetivo de sustentar as estratégias e processos, tende a melhorar a coordenação do trabalho e tornar a organização mais ágil e flexível.

Todas essas mudanças fazem parte do escopo de atuação de uma consultoria e, para que ela seja eficiente em sua aplicabilidade, existem alguns requisitos básicos de acompanhamento. O plano de trabalho é um deles. É necessário que no início dos trabalhos o consultor explicite o cronograma que irá seguir com as etapas do projeto e produtos a serem gerados. Outro requisito é a capacidade de adequação às mudanças. Os itens relacionados no plano de trabalho devem contribuir para realizar as mudanças no modelo de gestão, alinhadas às boas práticas de mercado.

O treinamento das pessoas envolvidas é um dos principais requisitos. As mudanças não acontecem sem o envolvimento das pessoas, portanto, é importante o treinamento das pessoas direta e indiretamente envolvidas nas mudanças. Também deve-se implantar indicadores de desempenho. Esses indicadores são os principais balizadores para monitorar o desempenho da organização, são eles que mensurarão se a empresa está no caminho estabelecido nos planos de ação validados pela direção.

Por último, mas não menos importante, a confidencialidade e sigilo da informação. A consultoria deve adotar todas as medidas necessárias a preservação do sigilo com relação às atividades e informações de seus clientes, inclusive na guarda de documentos e na manutenção da fidelidade de seus funcionários. A consultoria tem como objetivos transferir conhecimento e experiências e orientar a organização, utilizando ferramentas de gestão e metodologias consagradas, entretanto, vale ressaltar que para o êxito do trabalho caberá a empresa e suas lideranças a assimilação desses conceitos e sua aplicabilidade no dia-a-dia da operação.

*Edison Cunha é consultor da Trevisan Gestão & Consultoria (TG&C).



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso