Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que Deus não nos ouve?

Por que Deus não nos ouve?

20/04/2020 Humberto Pinho da Silva

Quantas vezes me perguntam: “Por que Deus permite tanta desgraça?” Ou: “Por que não escuta as nossas orações?” Acrescentando: “Peço-lhe tanto e Ele nunca me atende?!”

Confesso que fico perplexo, e a resposta confusa, raras vezes me satisfaz.

Deus não ouve todos que Lhe rezam: uns, porque pedem mal; outros, porque pedem, o que não deviam pedir.

Os desígnios de Deus, são, quase sempre, diferentes dos nossos. Pedimos o que não devíamos, e pedimos mal.

Negociamos, fazemos uma troca: “ Se fizeres isto, eu dou-Te aquilo; ou: “Faço este ou aquele sacrifício, se me deres isto!”

Consideramos que Deus quer sacrifícios, para atender e ouvir-nos, mas, o que Deus quer, é apenas: conduta de harmonia com os Mandamentos. Quer, que sejamos: “ Sal da terra” – Mt5:13; a “Luz do Mundo” – Mt5:14; que a nossa “Luz brilhe diante dos homens” -Mt5:16.

Para quê? Para ao verem a nossa conduta, as nossas obras, “e glorifiquem o (nosso) ´” vosso Pai que está no Céu” – Mt5:16

Quer que sejamos o espelho, o braço de Deus. Ao presenciarem as nossas ações, ao verem as nossas condutas, digam: “Vejam como nos ama! Como vivem o Evangelho!”

Muitas vezes somos simples “duplos”: cristãos no templo, agnósticos na sociedade.

Não basta dizer, que se é cristão – muitos por vergonha não o confessam! …Outros, para agradarem…ou interesse económico…. - É preciso demonstrá-lo: pelas: atitudes, palavras e atos.

No Juízo Final, muitos dirão:

“Quando foi, Senhor, que Te vimos faminto ou sequioso, ou hóspede, ou nu ou enfermo, ou no cárcere, e Te deixamos de assistir?” E Jesus, responderá: “Quando deixas-te de o fazer a um destes mais pequeninos, a mim deixastes de fazer” – Mt25:37,39

Em Is58:7,10, o Senhor diz:

“Reparte teu pão com o que tem fome; recolhe em casa os pobres sem teto; dá roupa ao que não têm; e não desprezes o semelhante”

“Se queres que o Pai ouça, e se compadeça de ti, age conforme a Palavra de Deus. Ele não quer “sacrifícios”, mas misericórdia – Mt9:13

Então, “Se chamares, o senhor, Este responderá: “Eis me aqui” – Is58:7,10

E ouvirá a oração, o pedido, e dará a força necessária para enfrentar os problemas da vida.

* Humberto Pinho da Silva

Fonte: Humberto Pinho da Silva



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves