Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por que os “companheiros” odeiam a liberdade de expressão?

Por que os “companheiros” odeiam a liberdade de expressão?

29/11/2014 Roberto Lacerda Barricelli

O Partido dos “Trabalhadores” (PT) e partidos aliados são constituído por indivíduos que odeiam a liberdade de expressão, a não ser para si próprios, pois amam desferir os maiores impropérios, mas odeiam quando são rebatidos, expostos ou simplesmente o outro lado discorda de suas posições, ideias e discursos.

Pode-se dizer então que possuem ódio à liberdade de expressão como uma premissa institucional e o controle total sobre as vontades e opiniões dos indivíduos dissonantes como um objetivo, não à toa desejam a regulação econômica da mídia, que não passa de um controle estatal da imprensa e de tudo que puderem chamar de “mídia”, para calar forçadamente opositores. Qualquer um que fale o óbvio pautado na verdade, será visto como inimigo do partido, logo, de todos que o compõe e apoiam.

É o caso da desembargadora Beth Carvalho Nascimento, que pelo seu perfil pessoal do Facebook fez a seguinte declaração: A resposta petista foi a já esperada: pregar contra o direito à liberdade de expressão, dizendo que ele não foi exercido, utilizando-se de espantalhos e falácias que você pode conferir aqui. Por fim, obvia e claramente tenta coagir a desembargadora: “A Executiva do PT em Alagoas avalia tomar medidas contra a magistrada. “O diretório estuda a postura antiética da presidenta do TRE para definir qual medida pode ser adotada”, afirmou a secretária de Comunicação do partido, Élida Miranda”.

Ainda tentam justificar utilizando do artigo 16 do Código de Ética da magistratura, onde todo magistrado deve comportar-se na vida privada “de modo a dignificar a função, cônscio de que o exercício da atividade jurisdicional impõe restrições e exigências pessoais distintas das acometidas aos cidadãos em geral”. Contudo, a que tipos de atitudes do magistrado podem e devem ser condenadas? Recentemente uma fiscal da lei seca foi processada por um magistrado que abusou de sua autoridade e agiu em desacordo com a postura ética que deve ser reservada a quem ocupa tal cargo e, no entanto, ganhou o processo.

Deve este magistrado ficar livre de punição pelo “abuso de autoridade” e a desembargadora alagoana deve ser punida por utilizar-se de sua liberdade de expressão? Os responsáveis pela comunicação do PT com certeza pensaram em tal hipótese e se valera do seguinte argumento:“Já no artigo 39, o documento diz que atenta à dignidade do cargo qualquer ato ou comportamento do magistrado que implique discriminação injusta ou arbitrária de qualquer pessoa ou instituição”. Pois bem, quero que me apontem onde a desembargadora fez injusta ou arbitrária discriminação? Ela disse alguma mentira, ou citou algo inexistente? Não há escândalos em cima de escândalos, nem petrolão, Passadena, nada? “Beneficiários” do PBF não foram coagidos?

Ora, mensagens de texto foram enviadas ameaçando o corte do “benefício” caso votassem em Aécio Neves (PSDB/MG). Há também vídeos de aliados e petistas dizendo que todos perderiam as bolsas se votassem em Aécio e/ou se ele fosse eleito. Isso não é coerção? Não é também intimidação? É mentira o pior índice de crescimento? Mensalão, índice de analfabetismo (principalmente funcional), saúde e educação péssimas e inflação alta são mentiras? É injusto, discriminatório e/ou arbitrário conta o PT? Não! “Mas e os superfaturamentos da Copa? Não há provas disso”.

Mas há indícios lógicos, oras, como o Palmeiras consegue construir um estádio de “nível FIFA” com muito menos dinheiro e investimentos privados? Como o Gonçalense consegue estar no mesmo rumo? Há aqui uma dedução lógica, nada arbitrária, nem discriminatória. Quer o PT, então, obrigar a desembargadora ou qualquer outro a “provar” o superfaturamento? Se assim fosse instaurar-se-ia uma CPI da Copa ou algo do gênero e o assunto seria amplamente debatido. Mas ao invés disso tentam barra a CPI da Petrobras e quando se fala em Copa, apenas ouvimos um “A Copa de todas as Copas”, mas para quem?

A liberdade de expressão quando utilizada por quaisquer indivíduos capazes de perceber a sujeira e toda desgraça que envolve PT e aliados é rechaçada pelos membros do partido. Claro, pois para eles, liberdade de expressão só é boa, se só eles puderem usar. É mais uma prova do totalitarismo adotado como regra por aqueles que dominam a máquina estatal pesadamente. Aos companheiros a liberdade para tudo, aos demais, que se contentem com poder falar apenas o que agradar ao partidão.

*Roberto Lacerda Barricelli é Jornalista, Assessor de Imprensa do Instituto Liberal e Colunista do Clube Farroupilha, Clube Miss Rand, Portal Liberdade em Foco e Epoch Times.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra