Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por trás da tecnologia

Por trás da tecnologia

12/07/2012 Telmo Costa

Saiba por que o pensamento estratégico é fundamental para maximizar o ROI dos investimentos em TI.

As previsões do Gartner indicam que as vendas de software corporativo devem movimentar em todo o mundo cerca de US$ 120,4 bilhões em 2012, o que representa uma expansão de 4,5% sobre o ano passado.

Neste contexto, após as consolidações que vivemos nos últimos anos de sistemas de gestão integrada (ERP) e de soluções complementares como business intelligence (BI) e gestão de relacionamento com o cliente (CRM), discussões sobre a aplicação da tecnologia como forma de inovação e criação de diferenciais competitivos torna-se recorrentes no mercado empresarial.

Com isso, diariamente somos bombardeados com diversas informações a respeito de novas soluções que estão sendo lançadas, cada vez mais inovadoras, com a eterna promessa de revolucionar a gestão das empresas. O grande problema é que o discurso muitas vezes adotado posiciona a tecnologia como um investimento prioritário, que irá determinar todos os outros processos de negócio. Muitas companhias acabam fazendo os investimentos e ficam decepcionadas porque nem sempre os resultados previstos são alcançados.

Vale lembrar que a tecnologia não é, por essência, restritiva, sendo uma ferramenta de trabalho, que pode facilitar e agilizar processos básicos do dia a dia. Afinal, para que qualquer empresa seja competitiva ela tem que ser eficiente, e para isso existe a TI. Mas então, por que é tão raro encontrarmos no mercado abordagens que consigam unir a tecnológica aos processos corporativos? A resposta para esta questão é bastante abrangente, mas envolve, sobretudo, a dificuldade das empresas em gerenciar os próprios processos internos.

Afinal, esse diagnóstico organizacional prévio, fundamental para que qualquer implementação de software gere o máximo de retorno sobre o investimento, requer não só uma visão integrada do negócio, como também previsões embasadas sobre os projetos futuros da empresa.

Por isso, consultorias especializadas com experiência de mercado são  de grande auxílio tanto na identificação de potenciais caminhos futuros para o negócio, possibilitando implementações de TI que consigam suportar o crescimento corporativo de forma eficaz, como também na identificação de GAP’s entre os processos internos e a própria tecnológica.

O objetivo, em ambos os casos, é melhorar a performance das operações e otimizar  custos por meio da melhora da operação e eliminação de retrabalho ou de atividades e soluções desnecessárias. Em muitos casos, a simples revisão de processos ou mesmo a reimplantação do ERP podem resultar em economias gigantescas por conta, por exemplo, da realocação de recursos,  ou mesmo a otimização da relação com os Clientes, com a cadeia produtiva e de parceiros.

Muito além de redução de estoque que são tão presentes para todos nós. Isso acontece porque grande parte das empresas utilizam seus sistemas de forma não integrada, ou, utilizam parcialmente seus recursos,  sem tirar 100% do proveito que eles podem proporcionar. Há também casos de vários sistemas desempenhando funções similares, com custos de processos e manutenção dobrados.

Para evitar GAP’s desse tipo e otimizar o ROI de investimentos em TI, portanto, vale a pena  ter em mente que um sistema pode ser colocado em qualquer empresa, desde que a implementação seja antecedida de um planejamento correto, que a tecnologia esteja de acordo com as reais necessidades do negócio, que a equipe saiba o que a organização quer e como utilizar o sistema e que o Projeto seja monitorado não só durante a execução, mas quando entrar em operação para que o alcance ou não, dos resultados que haviam sido estabelecidos sejam acompanhados.

Telmo Costa é diretor presidente do Grupo Meta, empresa de Consultoria e Serviços de Tecnologia da Informação.



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves