Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por trás da tecnologia

Por trás da tecnologia

12/07/2012 Telmo Costa

Saiba por que o pensamento estratégico é fundamental para maximizar o ROI dos investimentos em TI.

As previsões do Gartner indicam que as vendas de software corporativo devem movimentar em todo o mundo cerca de US$ 120,4 bilhões em 2012, o que representa uma expansão de 4,5% sobre o ano passado.

Neste contexto, após as consolidações que vivemos nos últimos anos de sistemas de gestão integrada (ERP) e de soluções complementares como business intelligence (BI) e gestão de relacionamento com o cliente (CRM), discussões sobre a aplicação da tecnologia como forma de inovação e criação de diferenciais competitivos torna-se recorrentes no mercado empresarial.

Com isso, diariamente somos bombardeados com diversas informações a respeito de novas soluções que estão sendo lançadas, cada vez mais inovadoras, com a eterna promessa de revolucionar a gestão das empresas. O grande problema é que o discurso muitas vezes adotado posiciona a tecnologia como um investimento prioritário, que irá determinar todos os outros processos de negócio. Muitas companhias acabam fazendo os investimentos e ficam decepcionadas porque nem sempre os resultados previstos são alcançados.

Vale lembrar que a tecnologia não é, por essência, restritiva, sendo uma ferramenta de trabalho, que pode facilitar e agilizar processos básicos do dia a dia. Afinal, para que qualquer empresa seja competitiva ela tem que ser eficiente, e para isso existe a TI. Mas então, por que é tão raro encontrarmos no mercado abordagens que consigam unir a tecnológica aos processos corporativos? A resposta para esta questão é bastante abrangente, mas envolve, sobretudo, a dificuldade das empresas em gerenciar os próprios processos internos.

Afinal, esse diagnóstico organizacional prévio, fundamental para que qualquer implementação de software gere o máximo de retorno sobre o investimento, requer não só uma visão integrada do negócio, como também previsões embasadas sobre os projetos futuros da empresa.

Por isso, consultorias especializadas com experiência de mercado são  de grande auxílio tanto na identificação de potenciais caminhos futuros para o negócio, possibilitando implementações de TI que consigam suportar o crescimento corporativo de forma eficaz, como também na identificação de GAP’s entre os processos internos e a própria tecnológica.

O objetivo, em ambos os casos, é melhorar a performance das operações e otimizar  custos por meio da melhora da operação e eliminação de retrabalho ou de atividades e soluções desnecessárias. Em muitos casos, a simples revisão de processos ou mesmo a reimplantação do ERP podem resultar em economias gigantescas por conta, por exemplo, da realocação de recursos,  ou mesmo a otimização da relação com os Clientes, com a cadeia produtiva e de parceiros.

Muito além de redução de estoque que são tão presentes para todos nós. Isso acontece porque grande parte das empresas utilizam seus sistemas de forma não integrada, ou, utilizam parcialmente seus recursos,  sem tirar 100% do proveito que eles podem proporcionar. Há também casos de vários sistemas desempenhando funções similares, com custos de processos e manutenção dobrados.

Para evitar GAP’s desse tipo e otimizar o ROI de investimentos em TI, portanto, vale a pena  ter em mente que um sistema pode ser colocado em qualquer empresa, desde que a implementação seja antecedida de um planejamento correto, que a tecnologia esteja de acordo com as reais necessidades do negócio, que a equipe saiba o que a organização quer e como utilizar o sistema e que o Projeto seja monitorado não só durante a execução, mas quando entrar em operação para que o alcance ou não, dos resultados que haviam sido estabelecidos sejam acompanhados.

Telmo Costa é diretor presidente do Grupo Meta, empresa de Consultoria e Serviços de Tecnologia da Informação.



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes