Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por trás dos desafios de médicos empreendedores

Por trás dos desafios de médicos empreendedores

10/02/2024 Rafael Duarte

O cenário da medicina tem passado por transformações significativas nas últimas décadas, impulsionando muitos profissionais a se tornarem donos de seus próprios negócios.

Os médicos que são treinados a investirem em suas formações e a trabalharem em algumas instituições ou consultórios estão cada vez mais empreendendo em busca de ganhos mais atraentes e vivências independentes.

Entretanto, essa transição não ocorre sem obstáculos e os desafios enfrentados podem impactar diretamente a saúde mental.  

Tempo, marketing e vendas 

O primeiro e talvez principal entrave é a gestão do tempo. Dedicados à prática clínica, esses profissionais se veem diante da necessidade de equilibrar a carga assistencial com as demandas do empreendedorismo.

A ilusão de que sempre há espaço para mais uma tarefa é, muitas vezes, um fator limitante, resultando em má gestão e frustração. 

Outro desafio crucial está relacionado ao marketing digital e ao uso eficaz das redes sociais. Embora a presença on-line seja cada vez mais vital, compreender a maneira certa de se posicionar profissionalmente é essencial.

Uma abordagem equilibrada, humanizada e estratégica é necessária para transformar seguidores em clientes, evitando a armadilha de se tornar apenas uma "loja on-line". 

Além disso, a resistência à ideia de "vender" é um empecilho comum entre os médicos empreendedores.

A habilidade de dominar pessoalmente as técnicas de vendas é destacada como uma das mais poderosas, sendo fundamental para o crescimento sustentável do negócio.

Portanto, é necessário desmistificar preconceitos e promover ações proativas nesse sentido. 

Saúde mental  

A carreira médica, por si só, já é emocionalmente exigente e desgastante. A dedicação desde os primeiros anos de estudo, a pressão durante a faculdade, a busca por especialização e a competitividade no mercado contribuem para um ambiente de trabalho desafiador.

Quando os esforços não resultam nos benefícios esperados, ou a tão desejada qualidade de vida não se materializa, a frustração pode levar a problemas de saúde mental, como depressão e burnout.

Para se ter ideia, segundo pesquisa recente do Research Center da Afya, intitulada Saúde Mental do Médico, 62% dos profissionais brasileiros têm ou tiveram sintomas de síndrome de burnout ou receberam o diagnóstico do distúrbio.

Outros 47% têm ou já tiveram diagnóstico de transtorno de ansiedade e, 46%, de depressão. Portanto, o empreendedorismo, quando incorporado à carreira médica, merece ainda mais atenção.  

Como vencer os obstáculos? 

Para superar esses e outros desafios e preservar a saúde como um todo, o médico empreendedor deve criar um plano claro de transição.

Equilibrar a carga horária entre a prática clínica e o empreendedorismo, sem medo de se dedicar exclusivamente ao negócio, quando necessário, é fundamental.

A gestão de tempo eficaz e a compreensão dos propósitos pessoais são ainda as chaves para manter a mente equilibrada. 

Em última análise, o médico empreendedor deve entender seus limites, administrar a rotina de maneira consciente e valorizar o empreendimento no qual acredita.

Somente assim, poderá alcançar o crescimento desejado sem comprometer sua qualidade de vida.

* Rafael Duarte é CEO da RD Medicine, escola preparatória com cursos e mentoria completa para internacionalização do médico brasileiro. 

Para mais informações sobre médico empreendedor clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: NB Press Comunicação



Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra