Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Por uma Defesa Civil organizada

Por uma Defesa Civil organizada

12/03/2012 Floriano de Lima Nascimento

Guerras, catástrofes naturais, epidemias, e outras mazelas são ameaças que pairam sobre a humanidade desde o início da sua trajetória no Planeta Terra.

Infelizmente não é possível evitar a maioria desses fatos, nada restando a fazer senão atenuar os seus efeitos pela adoção de medidas adequadas e eficazes. É impossível impedir enchentes, mas seus efeitos podem ser minimizados pela construção de diques e evacuação preventiva da população.

Prever os problemas e agir para evitar o pior são providências básicas que se deve tomar nessas situações. Por outro lado, é imprescindível que a Administração Pública – federal estadual e municipal – esteja preparada para enfrentar os desafios. Para tanto, é preciso organizar e estruturar os órgãos da defesa civil, dotando-os de recursos humanos e materiais que lhes permitam atuar com eficiência nestes momentos.

Faz-se também necessário antecipar-se aos problemas, pois, diante de fenômenos previsíveis, que se repetem anualmente, não é possível alegar-se qualquer surpresa. Entendemos também que as pessoas designadas para trabalhar nessa área necessitam ter perfil profissional, para não se repetirem os equívocos de autoridades mais preocupadas em fortalecer suas bases eleitorais do que em atender impessoalmente às exigências da pasta que ocupam, segundo especulações da imprensa.

E não podemos nos esquecer da grande colaboração que, nessas circunstâncias, pode ser dados por voluntários, devidamente organizados. Mas, a previsão e a mobilização de pessoas e recursos são sempre imprescindíveis quando a segurança dos cidadãos é ameaçada pelas forças da natureza.

* Floriano de Lima Nascimento

 



As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes