Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Prestadores de serviços contábeis: como criar relações duradouras com os clientes

Prestadores de serviços contábeis: como criar relações duradouras com os clientes

06/07/2023 Júlio Baruchi e Rodrigo Franco

Prezar pelo bom relacionamento com o cliente é fundamental para obter sucesso na prestação de qualquer tipo de serviço, principalmente, na área contábil.

Afinal, em meio à complexidade tributária, o papel do contador é crucial para assegurar o cumprimento das obrigações contábeis e fiscais, bem como assessorar seus clientes para que possam alavancar cada vez mais o seu negócio.

Segundo um estudo publicado pela Harvard Business Review, clientes fidelizados podem trazer aumentos significativos na lucratividade das empresas de serviços.

Manter a satisfação de sua carteira de clientes é primordial para a retenção de sua base, levando em consideração que a alta rotatividade da carteira requer muito esforço para novas implementações e estabilização dos processos – algo que, inevitavelmente, abre margem para riscos que prejudiquem uma entrega de qualidade.

Por isso, confira algumas dicas para que um outsourcing contábil mantenha uma relação duradoura e saudável:

#1 Tenha credibilidade: tanto no aspecto moral quanto na capacidade técnica, é fundamental ter credibilidade para se manter vivo e crescer em um segmento tão desafiador como este. O cliente deve ter plena confiança e segurança em seu trabalho, para focar em seu core business.

#2 Interaja constantemente com seu cliente: um dos traços mais fortes do empresário moderno é manter-se conectado ao seu prestador de serviços.

Em um setor tão delicado e complexo como o contábil, é importante garantir que ele se sinta bem atendido e amparado nos momentos cruciais.

A interação constante faz com que seus clientes sintam que o outsourcing é uma extensão de sua equipe de trabalho.

#3 Esteja sempre disponível: uma das principais falhas no atendimento ao cliente é o fato de não se dispor, de forma ágil e acessível, nos momentos necessários.

Os contratados que não respondem e-mails, não retornam telefonemas ou qualquer outro meio de comunicação com seus clientes, certamente terão altas chances de perdê-los.

É indispensável ter uma estrutura atenta e ativa, se colocando à disposição para qualquer dúvida ou necessidade, seja através de canais online ou presencialmente.

#4 Surpreenda seu cliente: não faltam prestadores de serviços contábeis no mercado. Então, o que fará com que um cliente prefira seu trabalho aos demais será, justamente, os diferenciais que lhes chamem a atenção.

O empresário precisa ser surpreendido, sendo apresentado a melhorias tecnológicas e qualquer inovação que traga algum benefício ao mesmo, bem como estratégias que influenciem positivamente os resultados de seu negócio.

#5 Se antecipe aos problemas e fatos relevantes: além de oferecer as melhores soluções a seus clientes, se antecipar a eventuais problemas e outros fatos que possam acometer seus negócios também é um fator importante para se destacar frente aos concorrentes e fazer com que seja requisitado constantemente por seus serviços.

Desta forma, a confiança tenderá a crescer cada vez mais, assim como as chances de impactá-lo positivamente.

Prezar por essa relação de confiança e proximidade com os clientes é um dos pontos mais fundamentais para se manter e destacar em um mercado altamente competitivo.

E, para os prestadores de serviços contábeis, garantir uma relação duradoura está diretamente ligada a alguns cuidados essenciais, tais como a atenção plena ao crescimento das operações de seus clientes, honorários adequados, qualidade e pontualidade nas entregas dos trabalhos.

Afinal, uma boa experiência é determinante para o sucesso de qualquer negócio.

* Júlio Baruchi é sócio fundador da ECOVIS BSP.

* Rodrigo Franco é sócio e gerente operacional.

Para mais informações sobre área contábil clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Entre para o nosso grupo de notícias no WhatsApp

Fonte: Informa Mídia



Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Como a integração entre indústria e universidade pode trazer benefícios

A parceria entre instituições de ensino e a indústria na área de pesquisa científica é uma prática consolidada no mercado que já rendeu diversas inovações em áreas como TI e farmacêutica.

Autor: Thiago Turcato


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso


Um novo e desafiador ano

Janeiro passou. Agora, conseguimos ter uma ideia melhor do que 2024 reserva para o setor de telecomunicações, um dos pilares mais dinâmicos e relevante da economia.

Autor: Rafael Siqueira


Desafios da proteção de dados e a fraude na saúde

Segundo o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) R$ 34 bilhões dos gastos das operadoras médico-hospitalares com contas e exames, em 2022, foram consumidos indevidamente por fraudes, como, por exemplo, reembolso sem desembolso, além de desperdícios com procedimentos desnecessários no país.

Autor: Claudia Machado


Os avanços tecnológicos e as perspectivas para profissionais da área tributária

Não é de hoje que a transformação digital vem impactando diversas profissões.

Autor: Fernando Silvestre


Inteligência Artificial Generativa e o investimento em pesquisa no Brasil

Nos últimos meses, temos testemunhado avanços significativos na área da inteligência artificial (IA), especialmente com o surgimento da inteligência artificial generativa.

Autor: Celso Hartmann