Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Previdência privada

Previdência privada

27/07/2019 Daniel Ribeiro

Uma alternativa valiosa para renda extra no futuro.

Com a proposta de economizar cerca de R$ 1,2 trilhão em 10 anos, – segundo dados divulgados pela equipe econômica do Governo Federal –, a Reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados no último dia 10.

Mesmo com as incertezas do que entrará em vigor, o que já se sabe é que as regras para os futuros aposentados serão mais rígidas.

De acordo com a Secretaria da Previdência, o déficit do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), entre janeiro e novembro de 2018, alcançou a marca histórica de 186,3 bilhões.

Devido a esse desequilíbrio previdenciário, as dúvidas que rondam a reforma e o crescimento da expectativa de vida do brasileiro, a previdência privada vem se tornando uma opção interessante para quem quer ter um melhor planejamento financeiro ao longo dos anos.

Um levantamento feito pelo buscador de aplicações financeiras Yubb, apontou que o volume de consultas sobre os planos privados aumentou 14 vezes, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Do meu ponto de vista, a previdência privada é um investimento de longo prazo que pode auxiliar na aposentadoria e garantir o futuro de sua família.

Quando comparamos com a poupança, os proveitos vão de uma maior taxa de rentabilidade e benefícios fiscais a vantagens no processo de sucessão patrimonial.

Esse tipo de investimento poderá ainda ser usado como um complemento da previdência social, que muitas vezes é um valor inferior ao necessário para manter o padrão de vida do indivíduo.

Além da Reforma da Previdência, que promete modificar o cenário atual da aposentadoria, o número de microempreendedores individuais vem crescendo consideravelmente.

Segundo o Portal do Empreendedor do governo federal, o país já ultrapassou os 8 milhões de microempreendedores individuais (MEIs), fechando o mês de março com 8.154.678 cadastros.

Percebo que com a ascensão dessa modalidade de trabalho, a preocupação com o futuro também aumenta. É preciso deixar claro que, ao se tornar MEI, o indivíduo também possui direitos trabalhistas, sendo que um deles é a aposentadoria por idade ou invalidez.

No entanto, o benefício irá corresponder ao valor de um salário mínimo, já que a sua base de cálculo para a contribuição também é fundamentada por esta quantia.

Então, a previdência privada é indicada para quem é MEI, pois ela pode garantir uma velhice mais segura financeiramente, mas também para todos os indivíduos, que devem planejar a sua aposentadoria para evitar incertezas no futuro. 

Além da previdência privada, existem outras formas de investimentos para garantir um futuro financeiro mais tranquilo.

Esses tipos de aplicações vêm crescendo nos últimos anos e as pessoas estão se tornando mais abertas a novos produtos financeiros.

Como sempre falo, “colocar o dinheiro para trabalhar para você é sempre uma excelente escolha”.

* Daniel Ribeiro é economista e sócio fundador da Monteverde Investimentos.

Fonte: Naves Coelho Comunicação



O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Três ordens do amor

Já imaginou a possibilidade de desfazer padrões repetitivos e negativos das gerações passadas?

Autor: Mary Cristiane


Saúde Suplementar: desafios, mudanças e soluções futuras

O cenário da saúde suplementar em 2024 apresenta desafios complexos, exigindo uma abordagem inovadora e colaborativa.

Autor: Andréa Bergamini


Mulher

Busquei uma palavra para ti.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Mudanças avassaladoras à vista

Nas encantadoras praças arborizadas, as pessoas costumavam conversar sobre a vida. No passado, havia o contato face a face, olho no olho, e poucos conflitos que eram resolvidos durante um encontro para um café ou chá.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


A volta do trem de passageiros

O Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas, que representará a volta do transporte ferroviário de passageiros no Estado de São Paulo, já tem seus futuros operadores escolhidos.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Vai uma galinhada aí?

Comer uma galinhada sempre foi muito saboroso e divertido. Ainda mais quando isso acontece numa roda de amigos, acompanhada de uma cerveja gelada e uma roda de conversa que invade a madrugada.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Gentileza na política é possível?

Promover a gentileza na política é um desafio, até porque Maquiavel entendia que tal virtude não cabe nas discussões políticas.

Autor: Domingos Sávio Telles


Biden, Haley e Trump: as prévias das eleições nos EUA

Os estadunidenses vão às urnas neste ano para eleger – ou reeleger – aquele que comandará a nação mais poderosa do planeta pelos próximos quatro anos.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray