Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Previsões para 2021

Previsões para 2021

19/01/2021 Danny Allan

Desenvolvedores terão mais voz no direcionamento da tecnologia e na estratégia de dados das companhias.

Veremos uma mudança agressiva de estratégias em todas as indústrias, onde CIO’s dependerão mais dos seus times de desenvolvimento para guiar a direção técnica da companhia.

Historicamente, equipes de desenvolvimento adotaram uma abordagem de cima para baixo para mover seus dados para a nuvem, mas – como várias coisas no mundo – isso mudou com a pandemia com o reforço de ambientes baseados na nuvem.

Em 2021, veremos times de DevOps tendo muito mais voz em seus processos de estratégia de dados, e como resultado veremos um grande aumento na mobilidade das cargas de trabalho, correlacionando com um aumento nas técnicas de gerenciamento de dados na nuvem.

Foco maior na proteção e gestão da plataforma de colaboração de trabalho em nuvem

Forças de trabalho distribuídas já estavam em uma trajetória ascendente, mas foram completamente aceleradas com a pandemia do COVID-19.

Com diversas empresas estendendo o trabalho em casa, a confiança nas plataformas de colaboração baseadas em nuvem só aumentará.

Isso significa que ainda mais equipes buscarão aproveitar o poder da nuvem para armazenar um fluxo de dados das plataformas de colaboração.

Em 2021, isso criará mais foco, conscientização e necessidade de proteção e gerenciamento de dados em software de colaboração.

Com o declínio de hardware, modelos definidos por software se tornarão mais proeminentes

Os aparelhos diminuirão em atrativos à medida que há uma mudança em direção a modelos definidos por software.

Há dez anos, os hardwares eram esses brinquedos brilhantes que todos queriam ter em suas mãos, entretanto eles não tiveram a permanência que nós prevíamos. Na verdade, nós vimos uma mudança em direção a backup como serviço.

O trabalho remoto na pandemia teve um impacto real sobre como nós lidamos com hardware em 2020, que continuará em 2021 com modelos definidos por software ocupando o centro do palco.

Aprendizado de máquina passará a ser democratizado na nuvem em torno dos dados

Já estamos vendo as organizações reconhecendo oportunidades ilimitadas disponíveis por meio dos dados que elas já têm coletado.

Dados reutilizados serão uma grande tendência para a qual nós veremos as organizações mudando em 2021, com muitos alavancando o poder do aprendizado de máquina para ajudá-los nisso.

Isso está ainda em um estado emergente, entretanto, sua adoção aumentará à medida que as organizações reconhecerem como isso pode ajudá-las a analisar e reutilizar dados que elas já têm.

Ao alavancar o aprendizado de máquina na nuvem, as organizações se tornarão por fim mais inteligentes.

As multas de regulamentação de compliance não verão um aumento. Elas continuarão em tendência de queda

As regulamentações de privacidade de dados continuarão a ganhar forma em 2021. Em particular, eu prevejo as novas regulamentações federais sobre o tema ainda no início do ano.

No entanto, as multas de conformidade continuarão numa tendência de queda como vimos em 2020. Nós vimos um grande salto nas multas de conformidade em 2019, o que consolidou o quão a sério GDPR, CCPA precisavam ser levados.

Agora que essa atenção foi recebida e a conscientização já existe, a mudança será em relação a uma maior consistência das regulamentações de privacidade a nível federal.

Os investimentos em TI irão se recuperar

Apesar da turbulência da economia trazida pela pandemia em 2020, nós veremos de cinco a 10% de aumento nos gastos gerais em TI em 2021.

Os investimentos provavelmente focarão mais em segurança, modernização gerais de sistemas (backup, aparelhos, migrações de nuvem etc.), e atualização de software.

Além disso, organizações prestarão atenção no que estava em espera em 2020 para endereçar os gastos de TI que acontecem em uma base recorrente anual.

Por exemplo, hardware deve ser atualizado a cada três anos, e se a pandemia interrompeu a atenção de uma organização para hardware, é possível que também tenha um investimento nesse sentido.

* Danny Allan é CTO da Veeam Software.

Fonte: Ink Comunicação



Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre