Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Previsões para 2021

Previsões para 2021

19/01/2021 Danny Allan

Desenvolvedores terão mais voz no direcionamento da tecnologia e na estratégia de dados das companhias.

Veremos uma mudança agressiva de estratégias em todas as indústrias, onde CIO’s dependerão mais dos seus times de desenvolvimento para guiar a direção técnica da companhia.

Historicamente, equipes de desenvolvimento adotaram uma abordagem de cima para baixo para mover seus dados para a nuvem, mas – como várias coisas no mundo – isso mudou com a pandemia com o reforço de ambientes baseados na nuvem.

Em 2021, veremos times de DevOps tendo muito mais voz em seus processos de estratégia de dados, e como resultado veremos um grande aumento na mobilidade das cargas de trabalho, correlacionando com um aumento nas técnicas de gerenciamento de dados na nuvem.

Foco maior na proteção e gestão da plataforma de colaboração de trabalho em nuvem

Forças de trabalho distribuídas já estavam em uma trajetória ascendente, mas foram completamente aceleradas com a pandemia do COVID-19.

Com diversas empresas estendendo o trabalho em casa, a confiança nas plataformas de colaboração baseadas em nuvem só aumentará.

Isso significa que ainda mais equipes buscarão aproveitar o poder da nuvem para armazenar um fluxo de dados das plataformas de colaboração.

Em 2021, isso criará mais foco, conscientização e necessidade de proteção e gerenciamento de dados em software de colaboração.

Com o declínio de hardware, modelos definidos por software se tornarão mais proeminentes

Os aparelhos diminuirão em atrativos à medida que há uma mudança em direção a modelos definidos por software.

Há dez anos, os hardwares eram esses brinquedos brilhantes que todos queriam ter em suas mãos, entretanto eles não tiveram a permanência que nós prevíamos. Na verdade, nós vimos uma mudança em direção a backup como serviço.

O trabalho remoto na pandemia teve um impacto real sobre como nós lidamos com hardware em 2020, que continuará em 2021 com modelos definidos por software ocupando o centro do palco.

Aprendizado de máquina passará a ser democratizado na nuvem em torno dos dados

Já estamos vendo as organizações reconhecendo oportunidades ilimitadas disponíveis por meio dos dados que elas já têm coletado.

Dados reutilizados serão uma grande tendência para a qual nós veremos as organizações mudando em 2021, com muitos alavancando o poder do aprendizado de máquina para ajudá-los nisso.

Isso está ainda em um estado emergente, entretanto, sua adoção aumentará à medida que as organizações reconhecerem como isso pode ajudá-las a analisar e reutilizar dados que elas já têm.

Ao alavancar o aprendizado de máquina na nuvem, as organizações se tornarão por fim mais inteligentes.

As multas de regulamentação de compliance não verão um aumento. Elas continuarão em tendência de queda

As regulamentações de privacidade de dados continuarão a ganhar forma em 2021. Em particular, eu prevejo as novas regulamentações federais sobre o tema ainda no início do ano.

No entanto, as multas de conformidade continuarão numa tendência de queda como vimos em 2020. Nós vimos um grande salto nas multas de conformidade em 2019, o que consolidou o quão a sério GDPR, CCPA precisavam ser levados.

Agora que essa atenção foi recebida e a conscientização já existe, a mudança será em relação a uma maior consistência das regulamentações de privacidade a nível federal.

Os investimentos em TI irão se recuperar

Apesar da turbulência da economia trazida pela pandemia em 2020, nós veremos de cinco a 10% de aumento nos gastos gerais em TI em 2021.

Os investimentos provavelmente focarão mais em segurança, modernização gerais de sistemas (backup, aparelhos, migrações de nuvem etc.), e atualização de software.

Além disso, organizações prestarão atenção no que estava em espera em 2020 para endereçar os gastos de TI que acontecem em uma base recorrente anual.

Por exemplo, hardware deve ser atualizado a cada três anos, e se a pandemia interrompeu a atenção de uma organização para hardware, é possível que também tenha um investimento nesse sentido.

* Danny Allan é CTO da Veeam Software.

Fonte: Ink Comunicação



Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques


Violência urbana no Brasil, uma guerra desprezada

Reportagem recente do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no dia 3 de março, revela que existem pelo menos 72 facções criminosas nas prisões brasileiras.

Autor: Samuel Hanan


Mundo de mentiras

O ser humano se afastou daquilo que devia ser e criou um mundo de mentiras. Em geral o viver passou a ser artificial.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Um País em busca de equilíbrio e paz

O ambiente político-institucional brasileiro não poderia passar por um tempo mais complicado do que o atual.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves