Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Produto e prazo: 2P’s essenciais na construção

Produto e prazo: 2P’s essenciais na construção

01/12/2022 Nicolaos Theodorakis

Vivemos em um país incrível diante de diversos aspectos. Um deles é a nossa vasta extensão de florestas.

De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, somos o segundo país que tem a maior cobertura florestal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia.

Outro dado interessante é que 69% desta cobertura tem um potencial produtivo, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Apesar de todo esse potencial, algumas pessoas ainda encaram o uso da madeira na construção civil como algo ruim, o que é um grande engano. Fora do Brasil, a tendência já se mostra um sucesso.

Para se ter uma ideia, os países nórdicos já possuem 98% das moradias em madeira. Na Alemanha são 40% e nos Estados Unidos e Canadá trata-se de 80%. Por isso, acredito que a expansão desse mercado deve ser aplicada por aqui também, em pouco tempo.

A construção civil, por meio da madeira engenheirada, oferece diversos benefícios, como o uso de materiais sustentáveis, a possibilidade de uma construção segura e mais leve, além de uma grande versatilidade. Dentro dessa lista, quero destacar o que chamamos de “2P’s da Construção”, ou seja: Produto e Prazo.

Como comentei, o produto, nesse caso, é a madeira engenheirada. Do ponto de vista sustentável, esse produto faz uso de uma matéria-prima que é suportada pelo setor florestal e agroflorestal.

Além disso, é de conhecimento geral que os métodos mais tradicionais de construção são responsáveis por grandes quantidades de emissão de CO2.

Como a madeira é capaz de estocar dióxido de carbono, ao invés de emitir - como os demais materiais, há uma drástica redução desses gases na atmosfera.

Já o prazo concentra-se na velocidade das construções. Com a versatilidade proporcionada pela madeira engenheirada é possível criar projetos industrializados, gerando uma economia de cerca de 25% no prazo de finalização da obra, podendo chegar em até 50% de economia de tempo se comparado a uma construção "tradicional".

Por fim, engenheiros, empreendedores, investidores e entusiastas do segmento de construção civil, podem se animar.

Isso porque há um vasto oceano azul ainda a ser desbravado e tenho certeza que o Brasil será uma potência em construções em madeira.

Para isso, nunca se esqueçam de destacar a importância dos dois P’s: Produto e Prazo. Eles fazem toda a diferença.

* Nicolaos Theodorakis é fundador e CEO da Noah, startup que oferece solução tecnológica para a construção civil com estruturas em madeira.

Para mais informações sobre construção civil clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Piar Comunicação



Democracia: respeito e proteção também para as minorias

A democracia é um sistema de governo que se baseia na vontade da maioria, mas sua essência vai além disso.

Autor: André Naves


O Brasil enfrenta uma crise ética

O Brasil atravessa uma crise ética. É patente a aceitação e banalização da perda dos valores morais evidenciada pelo comportamento dos governantes e pela anestesia da sociedade, em um péssimo exemplo para as futuras gerações.

Autor: Samuel Hanan


Bandejada especial

Montes Claros é uma cidade de características muito peculiares. Para quem chega de fora para morar lá a primeira surpresa vem com a receptividade do seu povo.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


Eleições para vereadores merecem mais atenção

Em anos de eleições municipais, como é o caso de 2024, os cidadãos brasileiros vão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores.

Autor: Wilson Pedroso


Para escolher o melhor

Tomar boas decisões em um mundo veloz e competitivo como o de hoje é uma necessidade inegável.

Autor: Janguiê Diniz


A desconstrução do mundo

Quando saí do Brasil para morar no exterior, eu sabia que muita coisa iria mudar: mais uma língua, outros costumes, novas paisagens.

Autor: João Filipe da Mata


Por nova (e justa) distribuição tributária

Do bolo dos impostos arrecadados no País, 68% vão para a União, 24% para os Estados e apenas 18% para os municípios.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Um debate desastroso e a dúvida Biden

Com a proximidade das eleições presidenciais nos Estados Unidos, marcadas para novembro deste ano, realizou-se, na última semana, o primeiro debate entre os pleiteantes de 2024 à Casa Branca: Donald Trump e Joe Biden.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Aquiles e seu calcanhar

O mito do herói grego Aquiles adentrou nosso imaginário e nossa nomenclatura médica: o tendão que se insere em nosso calcanhar foi chamado de tendão de Aquiles em homenagem a esse herói.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Falta aos brasileiros a sede de verdade

Sigmund Freud (1856-1939), o famoso psicanalista austríaco, escreveu: “As massas nunca tiveram sede de verdade. Elas querem ilusões e nem sabem viver sem elas”.

Autor: Samuel Hanan


Uma batalha política como a de Caim e Abel

Em meio ao turbilhão global, o caos e a desordem só aumentam, e o Juiz Universal está preparando o lançamento da grande colheita da humanidade.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


De olho na alta e/ou criação de impostos

Trava-se, no Congresso Nacional, a grande batalha tributária, embutida na reforma que realinhou, deu nova nomenclatura aos impostos e agora busca enquadrar os produtos ao apetite do fisco e do governo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves