Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Produto e prazo: 2P’s essenciais na construção

Produto e prazo: 2P’s essenciais na construção

01/12/2022 Nicolaos Theodorakis

Vivemos em um país incrível diante de diversos aspectos. Um deles é a nossa vasta extensão de florestas.

De acordo com o Serviço Florestal Brasileiro, somos o segundo país que tem a maior cobertura florestal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia.

Outro dado interessante é que 69% desta cobertura tem um potencial produtivo, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Apesar de todo esse potencial, algumas pessoas ainda encaram o uso da madeira na construção civil como algo ruim, o que é um grande engano. Fora do Brasil, a tendência já se mostra um sucesso.

Para se ter uma ideia, os países nórdicos já possuem 98% das moradias em madeira. Na Alemanha são 40% e nos Estados Unidos e Canadá trata-se de 80%. Por isso, acredito que a expansão desse mercado deve ser aplicada por aqui também, em pouco tempo.

A construção civil, por meio da madeira engenheirada, oferece diversos benefícios, como o uso de materiais sustentáveis, a possibilidade de uma construção segura e mais leve, além de uma grande versatilidade. Dentro dessa lista, quero destacar o que chamamos de “2P’s da Construção”, ou seja: Produto e Prazo.

Como comentei, o produto, nesse caso, é a madeira engenheirada. Do ponto de vista sustentável, esse produto faz uso de uma matéria-prima que é suportada pelo setor florestal e agroflorestal.

Além disso, é de conhecimento geral que os métodos mais tradicionais de construção são responsáveis por grandes quantidades de emissão de CO2.

Como a madeira é capaz de estocar dióxido de carbono, ao invés de emitir - como os demais materiais, há uma drástica redução desses gases na atmosfera.

Já o prazo concentra-se na velocidade das construções. Com a versatilidade proporcionada pela madeira engenheirada é possível criar projetos industrializados, gerando uma economia de cerca de 25% no prazo de finalização da obra, podendo chegar em até 50% de economia de tempo se comparado a uma construção "tradicional".

Por fim, engenheiros, empreendedores, investidores e entusiastas do segmento de construção civil, podem se animar.

Isso porque há um vasto oceano azul ainda a ser desbravado e tenho certeza que o Brasil será uma potência em construções em madeira.

Para isso, nunca se esqueçam de destacar a importância dos dois P’s: Produto e Prazo. Eles fazem toda a diferença.

* Nicolaos Theodorakis é fundador e CEO da Noah, startup que oferece solução tecnológica para a construção civil com estruturas em madeira.

Para mais informações sobre construção civil clique aqui…

Publique seu texto em nosso site que o Google vai te achar!

Fonte: Piar Comunicação



O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder


O gato que caiu dentro das latas de tinta

Todas as histórias começam com Era uma Vez… A minha não vai ser diferente.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Apesar da polarização radical, brasileiros não abrem mão da Democracia

Desde as eleições presidenciais de 2018, temos percebido a intensificação da polarização política no país, com eleitores cada vez mais divididos.

Autor: Wilson Pedroso