Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Programa Trainee, ainda vale a pena?

Programa Trainee, ainda vale a pena?

04/10/2013 Renato Maggieri

Nesta época do ano muitas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais, abrem vagas para Programas de Trainees – uma excelente maneira de seleção de talentos para as posições gerenciais em médio e longo prazo.

Agora, por exemplo, há mais de 50 companhias selecionando candidatos a centenas de oportunidades. Este tipo de programa compreende uma forma específica de seleção, contratação, treinamento, desenvolvimento profissional e retenção de talentos.

Existem muitas vantagens às empresas que utilizam esta forma de gestão de talentos, entre elas: processo seletivo longo e cuidadoso, uma vez que o candidato sabe que está sendo analisado e testado durante todo o seu tempo como trainee e garantia de preparação de profissionais para longo prazo, de forma que se revelam nesses programas, bons gerentes, diretores e até sócios em alguns casos.

Além disso, o fato de não possuírem experiência anterior, serem contratados sem vícios e moldados segundo os valores da organização contratante, também é positivo às empresas. Outra vantagem é a atração de talentos com grande potencial de carreira. Considerando que os candidatos ao programa, em sua maioria, nasceram após 1980 e, segundo conceitos de sociologia, pertencem à Geração Y – que também pode ser chamada de geração do milênio.

Essa geração se desenvolveu em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica e recebeu dos pais presentes e atenção, o que fomentou a autoestima. Os jovens da Geração Y cresceram em meio a muita ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas e hoje, candidatos, estão acostumados a conseguirem o que querem e lutam por salários ambiciosos desde cedo, o que os impulsiona a serem obstinados por resultados.

Sob o ponto de vista dos trainees, vejo vantagens ainda mais relevantes, como entrar na empresa pela porta da frente, com um tapete vermelho estendido. Exatamente o oposto que acontece no início da carreira, quando geralmente se inicia em subposições e sem muita perspectiva de crescimento.

A vivência de um forte processo de treinamento, muitas vezes acompanhado de um programa de mentoring - que visa o desenvolvimento profissional monitorado e com muito feedback, durante um bom tempo o trainee ganha pra aprender - e estar incluído em um plano de carreira encadeado, com etapas de desenvolvimento claras e geralmente com tempos bem definidos. Além disso, possibilidade de crescimento profissional relativamente rápido, se comparado às carreiras desenvolvidas sem o programa, salários atrativos no médio e longo prazo.

Como tudo, algumas desvantagens em relação aos programas devem ser citadas, como por exemplo, perder os profissionais do processo para outras empresas, antes mesmo de terem galgado todas as posições originalmente previstas pelo programa. É comum que os jovens desta geração troquem de emprego com frequência em busca de oportunidades que ofereçam mais desafios e crescimento profissional. Sempre digo que “quem é bom pra empresa também é bom pra concorrência.”

E ainda o risco de criar, dentro da empresa, uma competição extremada, ou ainda, um senso de que os trainees são os queridinhos pela importância e a quantidade de treinamentos que eles recebem. Para o trainee, além da dificuldade de ser selecionado para um desses programas, não vejo desvantagens, muito pelo contrário. Atualmente, como consultor, trabalho no desenvolvimento desse tipo de programa para empresas e tenho visto empresas e jovens talentos fazendo excelentes conexões em uma saudável relação ganha x ganha.

De fato, sou um entusiasta desse tipo de projeto, especialmente pelo fato de ter tido o privilégio de ter sido trainee e de hoje poder dividir minha vida profissional em antes de e depois do programa que participei. Seguindo a tendência da maior parte daqueles que um dia foram trainees, eu não permaneci por um longo tempo na empresa que me contratou, mas no tempo em que lá estive, me desenvolvi significativamente e tenho plena convicção de que ajudei a empresa a prosperar.

*Renato Maggieri é palestrante e consultor de negócios, apaixonado por empreendedorismo e decidiu aplicar seus conhecimentos em comportamento voltados para resultados em benefício dos empreendedores, ajudando-os a potencializarem seus lucros.



Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra