Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual o segredo da longevidade?

Qual o segredo da longevidade?

27/06/2014 Andrea Cabral

Será que a saúde realmente diminui à proporção em que a idade aumenta? É necessário tomar muitos remédios depois de certa idade?

Felizmente, a resposta afirmativa a essas perguntas não se trata de uma verdade absoluta. Pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos do Envelhecimento da Universidade Federal de São Paulo indicam que um envelhecimento bem-sucedido decorre basicamente do estilo de vida e das escolhas feitas no dia-a-dia.

O geriatra Renato Maia dá algumas sugestões para o amadurecimento saudável: “Ter disciplina e determinação para pôr em prática o que se sabe; não ultrapassar os limites; enfrentar as dificuldades; ter laços sociais e, principalmente, algo que dê significado à vida”.

O passar dos anos não deve levar embora a independência. Manter a autonomia possibilita ter atividades e viver com alegria. É o caso de Mitico Nakatani, que aos 54 anos, foi hospitalizada e, apesar de desacreditada, voltou à vida, correndo. “Eu não conseguia comer, tinha que tomar injeção para dormir e vivia nervosa”, diz Mítico. Ela começou a caminhar por orientação médica e hoje, aos 82 anos, é maratonista.

Experiências como essas demonstram que há profunda relação entre o envelhecimento e a maneira como as pessoas o encaram. Não aceitar pensamentos doentios e de limitação podem fazer a diferença entre uma sobrevida triste e um amadurecimento feliz.

Tenho uma amiga que aos 75 anos trabalha diariamente, dirige, viaja sozinha e tem uma disposição surpreendente. Ao conhecer alguém tão saudável, é natural ficar curioso: qual o segredo para tanta vitalidade?

“Há muitos anos aprendi que Deus é minha vida. Parece uma afirmação pretensiosa, mas é o que a Bíblia afirma. O Salmo 103:5 diz: ‘É Ele quem farta de bens a tua velhice’. Essa velhice não é um estado físico, mas sim, uma maturidade espiritual que traz a eterna juventude. Essa compreensão me renova e me permite demonstrar aqui e agora que a vida é inesgotável. Hoje expresso saúde, vitalidade e alegria”, afirma entusiasmada.

Essa é uma das explicações para a longevidade. Se alguém deseja saúde não deve nutrir pensamentos de doença. No livro Ciência e Saúde com a Chave das Escrituras, Mary Baker Eddy mostra a necessidade de “formarmos modelos perfeitos no pensamento e contemplá-los continuamente, senão nunca os esculpiremos em vidas sublimes e nobres”. A mudança do pensamento transforma os resultados. Esse tipo de atitude está ao alcance de todos e não tem contra-indicação. A escolha é sua.

* Andréa Cabral é jornalista e atua como Comitê de Publicação da Ciência Cristã no Brasil



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves