Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Qual o seu perfil de liderança?

Qual o seu perfil de liderança?

24/07/2013 Lisia Beraldo

Espelho, espelho meu, que tipo de líder sou eu?

O líder bonzinho, o eficiente, o mediador, o autoritário, o otimista, o perfeccionista? Você já pensou sobre isso? Já verificou como está a sua comunicação com a equipe? Parou para perceber como você reage a críticas? E as sugestões de melhoria? Como está o seu relacionamento com os colegas, clientes e gestores? Quais habilidades você possui e pode potencializar para reter os talentos da equipe?

São perguntas que mexem com o nosso inconsciente e nos levam a refletir.

O líder é um ser humano. E como ser humano tem qualidades e defeitos que precisam ser trabalhados. São marcas da sua personalidade, seus anseios, seus medos, sonhos, que vão definir sua trajetória. Grandes lideres sonharam com algo maior e fizeram disso seu propósito de vida. Muitos erraram e aprenderam com os erros. Aperfeiçoaram e desenvolveram novas habilidades. O que nos fará um líder mais eficiente não é a experiência que passamos, mas o que fizemos dela.

O autoconhecimento é o primeiro passo para sabermos as respostas para as perguntas citadas acima.

Ao se conhecer, conseguir escolher suas reações, atitudes e pensamentos, o líder vai dominar e transformar o meio em que vive e trabalha. Esse trabalho começa por dentro e não por fora. O que expressamos na nossa vida é o resultado da maneira como pensamos e sentimos.

Nós construímos o mundo em que vivemos. Não nascemos prontos. O trabalho do Coach é auxiliar o cliente a modificar seu modo de ver e sentir, se conhecer e construir um novo líder que vai guiar e orientar sua equipe com qualidade, profissionalismo, espiritualidade, respeito e ética. É um auto desenvolvimento.

Muitas vezes precisamos abandonar padrões que aprendemos na infância ou adolescência que estão no subconsciente. São as chamadas crenças limitantes. Nós repetimos nossa maneira de pensar e agir sem percebermos. Nossas reações são instantâneas e automáticas. Somos levados pelos hábitos e achamos natural agir assim. Ficamos presos a esses padrões com uma estratégia mental repetitiva e tendenciosa. O importante é saber que esses padrões podem ser mudados, reconstruídos. Podemos escolher outros caminhos. Ter novos pensamentos, ações e fluir melhor no trabalho.

Lembrem-se que não há vagas para amadores nas empresas. Atitudes e comportamentos mal conduzidos podem levar a empresa a morrer por etapas. Vai definhando aos poucos até perder o lugar no mercado. Dê um avanço em direção ao
futuro e conheça a liderança natural que há em você. Quem arrisca cresce.

* Lisia Beraldo - Coaching de vida, Coaching de carreira e Coaching de liderança é uma das palestrantes na Beneficio Intelectual empresa de treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial..



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves