Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quando o engajamento dos alunos vale mais que o conteúdo

Quando o engajamento dos alunos vale mais que o conteúdo

09/07/2014 Nilson Filatieri

Apesar de um dos grandes diferenciais dos cursos à distância ser o conteúdo de qualidade, cada vez mais as empresas e instituições de ensino têm se dado conta que manter os alunos motivados é fundamental.

Buscar o engajamento dos estudantes é a forma mais prática dos professores garantirem que todos sejam capacitados a altura. Quando envolvidos no processo, os colaboradores de uma empresa se interessam mais pelo curso e chegam a influenciar uns aos outros. Com isso apresentam um melhor desempenho em suas funções.

A corporação, por outro lado, ganha por conta do investimento garantido no curso de e-learning, sem desistências. No caso de universidades que disponibilizam disciplinas online, o pouco engajamento dos alunos implicará na alta taxa de evasão, causando prejuízos financeiros à instituição. Como, tornar então, um curso à distância atrativo o suficiente para evitar todos esses problemas? Deve-se levar em conta diversos fatores, como a facilidade de acesso ao material, o horário escolhido para o estudo e as possíveis dificuldades de interação com a plataforma.

A experiência mostra que cursos que oferecem uma plataforma compatível com dispositivos móveis, como tablets e smartphones, obtem 25% mais acessos do que os hospedados em um sistema não compatível com o mobile. A tecnologia da plataforma também deve se adaptar ao aluno, uma vez quequalquer ruído que dificulte o acesso ao conteúdo pode influenciar sua desistência ou desinteresse.

Nesse caso, é fundamental uma plataforma compatível com todos os sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows, etc, e que suporte todos os formatos de conteúdos, como vídeo, Scorm, aula ao vivo, apresentações em Power Point, entre outros. Depois que todos esses pontos forem desenvolvidos, é preciso pensar no conteúdo a ser apresentado. No Brasil, várias empresas criam materiais muito bons, além de designers criativos que – juntos - oferecem aprendizagem de qualidade.

Além do envolvimento dos alunos, as empresas e instituições de ensino devem se preocupar com a gestão de processos. Uma sugestão é analisar e mensurar os comentários dos alunos, além de seus rendimentos nas provas e nas atividades propostas. Com essa bagagem é possível prever alguns cenários e de forma estratégica, propor soluções de forma mais rápida garantindo a permanência e os interesses dos alunos.

*Nilson Filatieri é engenheiro e empreendedor.



Trabalhadores de aplicativos: necessidades e vulnerabilidades diferentes

A tecnologia é uma realidade cotidiana irreversível. As plataformas, potencializadas pelos reflexos da pandemia da Covid-19, estão inseridas nas principais atividades da vida humana.

Autor: Ricardo Pereira de Freitas Guimarães


O que é direita? O que é esquerda?

O Brasil sofreu uma enorme polarização política nos últimos anos; mas afinal, o que é esquerda ou direita na política?

Autor: Leonardo de Moraes


Reparação mecânica e as tendências para 2024

No agitado mundo automotivo, as tendências e expectativas para 2024 prometem transformar o mercado de reparação de veículos.

Autor: Paulo Miranda


Política não evoluiu no período pós-redemocratização

O que preocupa é a impressão de que no Brasil não mais existem pessoas dedicadas, honestas e com boas intenções dispostas a entrar na política.

Autor: Luiz Carlos Borges da Silveira


Manifestação da paulista: exemplo de civilidade e democracia

Vivenciamos no último domingo, 25/02/2024, um dos maiores espetáculos da democracia.

Autor: Bady Curi Neto


Rio 459 anos: batalhas deram origem à capital carioca

Diversas lutas e conquistas deram origem à capital carioca. Começo pelo dia em que Estácio de Sá venceu uma grande batalha contra os nativos que viviam no território da atual cidade do Rio de Janeiro.

Autor: Víktor Waewell


Números da economia no governo Lula

Déficit de 231 bilhões de reais: um furo extraordinário.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


Lá vai Maria

Lata d’água na cabeça Lá vai Maria Lá vai Maria

Autor: Osvaldo Luiz Silva


O combate ao etarismo em favor da dignidade da pessoa idosa

É fundamental compreender que o envelhecimento é um processo natural e que todos nós, se tivermos a sorte de viver tempo suficiente, nos tornaremos idosos.

Autor: André Naves


Qual é o futuro do ser humano?

No planeta Terra a vida tem sido, em grande parte, moldada por materialistas que examinam a situação, planejam, estabelecem os objetivos e os põem em execução.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.