Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quarentena: Quem dorme com morcego acorda de cabeça para baixo

Quarentena: Quem dorme com morcego acorda de cabeça para baixo

04/05/2020 Efigenia Vieira

A falta e os excessos, fazem parte da escalada atual

Estamos acostumados a "remar contra a maré". Aprendemos que existe uma curva no aprendizado. Que mudanças e transformações podem nos levar a evolução ou até mesmo ao ostracismo, ou seja, à fadiga do mesmo.

Hoje, nossas crenças e valores aceleram ou neutralizam a força interior, a versatilidade comportamental e o otimismo que existe ao construirmos.

Com o tempo a nosso favor, nos deparamos com o cotidiano e pessoas que habitam o nosso universo em uma proporção íntima jamais imaginada. Escutamos queixas recentes que nos tocaram e se movimentam como moedas na rede. A falta e os excessos, fazem parte da escalada atual. Por isso, amplie o seu campo de visão e perceba em que lugar, ou com quem passará a próxima noite.

Existem habitantes neste universo que constroem, outros se abatem. Se você quer algo bom, independente de emoções que dominam, faça mais e não crie ou caia em armadilhas como a apatia, estados depressivos e ansiedade. Tais sentimentos fazem parte do isolamento, mas podem ser modificados. A energia que nos habita é somente uma. Vamos dirigi-la para a positividade.

Que tal quebrar regras e deixar de lado o que já aprendeu sobre como as coisas funcionam? Comece por você, que é protagonista, observador e responsável por suas escolhas.

O cuidado com a saúde, o sentido do inspirar e respirar, os banhos de sol, a claridade nas retinas, a permissão para ideias revolucionárias e as ações para concretizá-las, abrirão espaço para o exercício da vida. Sinta a respiração abafada pela pressa nossa do dia a dia, hoje preservada pela quarentena que nos prende dentro de nós.

Quem sabe sermos nossa melhor companhia, alcançar o bem-estar como fonte de momentos de felicidade, de estar satisfeito e estabelecer um estado de contentamento que já conhecemos.

Acordarmos inteiros mirando as soft skills em uma equação simples – o desenvolvimento de um mindset de crescimento. Habilidades podem ser desenvolvidas por meio do trabalho, juntamente de boas estratégias e a orientação adequada. É um fator decisivo para o desenvolvimento do nosso potencial. Avaliou a possibilidade de realizar um assessment neste período? Antes o tempo podia ser um limitador.

O bem-estar emocional possui a força para o desenvolvimento de emoções mais rebaixadas, aquelas que ainda não alcançaram um bom estado de maturação. Naturalmente, que esta dinâmica é bem mais ampla do que se pode avaliar. O caminho é único e pessoal, tanto quanto a própria definição da alegria e felicidade.

No entanto, as emoções são fluídas, livres e apontam caminhos. É preciso ter autoestima, otimismo, e considerar, intrinsecamente, a caixinha poderosa da resiliência e autorrealização.

Vamos avançar e trabalhar nos movendo dentro do nosso próprio espaço. Espaço precioso que temos agora. Trabalhar a nossa energia, o tempo para a construção saudável de novos canais e interesses. Desenvolver a visão que faz acontecer.

Enfim, a felicidade é o subproduto de acreditar em si mesmo e de viver de acordo com os próprios valores e conteúdos. A baixa autoestima pode levar a questionar posicionamentos pessoais, o desempenho e as decisões que, finalmente, reduzem a satisfação, principalmente, quando o nosso cotidiano não nos distrai. Entretanto, veja a opção de não enxergar com os óculos de cabeça para baixo.

Sente-se livre? Será bom ter um propósito e desenvolver a musculatura das emoções. Este tempo que experimentamos é um amigo insubstituível e irrestrito.

Texto: Efigenia Vieira, CEO da Upside Group

Fonte: Neves Coelho Comunicação



Nome comum pode ser bom, mas às vezes complica!

O nosso nome, primeira terceirização que fazemos na vida, é uma escolha que pode trazer as consequências mais diversas.

Autor: Antônio Marcos Ferreira


A Cilada do Narcisista

Nelson Rodrigues descrevia em suas crônicas as pessoas enamoradas de si mesmas com o termo: “Ele está em furioso enamoramento de si mesmo”.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Brasil, amado pelo povo e dividido pelos governantes

As autoridades vivem bem protegidas, enquanto o restante da população sofre os efeitos da insegurança urbana.

Autor: Samuel Hanan


Custos da saúde aumentam e não existe uma perspectiva que possa diminuir

Recente levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que os brasileiros estão gastando menos com serviços de saúde privada, como consultas e planos de saúde, mas desembolsando mais com medicamentos.

Autor: Mara Machado


O Renascimento

Hoje completa 2 anos que venci uma cirurgia complexa e perigosa que me devolveu a vida quase plena. Este depoimento são lembranças que gostaria que ficasse registrado em agradecimento a Deus, a minha família e a vários amigos que ficaram ao meu lado.

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


Argentina e Venezuela são alertas para países que ainda são ricos hoje

No meu novo livro How Nations Escape Poverty, mostro como as nações escapam da pobreza, mas também tenho alguns comentários sobre como países que antes eram muito ricos se tornaram pobres.

Autor: Rainer Zitelmann


Marcas de um passado ainda presente

Há quem diga que a infância é esquecida, que nada daquele nosso passado importa. Será mesmo?

Autor: Paula Toyneti Benalia


Quais são os problemas que o perfeccionismo causa?

No mundo complexo e exigente em que vivemos, é fácil se deparar com um padrão implacável de perfeição.

Autor: Thereza Cristina Moraes


De quem é a América?

Meu filho tinha oito anos de idade quando veio me perguntar: “papai, por que os americanos dizem que só eles vivem na América?”.

Autor: Leonardo de Moraes


Como lidar com a dura realidade

Se olharmos para os acontecimentos apresentados nos telejornais veremos imagens de ações terríveis praticadas por pessoas que jamais se poderia imaginar que fossem capazes de decair tanto.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil no que diz respeito ao aumento da corrupção no país, avaliação feita pela Transparência Internacional, que mede a corrupção em todos os países do mundo.

Autor: Ives Gandra da Silva Martins


O voto jovem nas eleições de 2024

O voto para menores de 18 anos é opcional no Brasil e um direito de todos os adolescentes com 17 ou 16 anos completos na data da eleição.

Autor: Wilson Pedroso