Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quem é você e com quem quer se relacionar?

Quem é você e com quem quer se relacionar?

31/01/2014 Margareth Signorelli

Percebo que muitos coaches e orientadores de relacionamento sugerem que se faça uma lista das características da pessoa com quem queremos nos relacionar.

Vou mais longe e pergunto: Quem é Você? Normalmente as pessoas dizem suas profissões quando alguém as questiona: sou advogado, coach, médica. Não somos nossa profissão, sobrenome ou interesses. Somos nossos VALORES. Os valores que adquirimos no percurso da vida é que nos fazem quem somos hoje e quem seremos amanhã.

Um médico pode ser um tratador, um estudioso, um pesquisador. Um coach pode ser um cuidador, um entusiasta, um incentivador. Um advogado por ser um justo, um defensor. Vamos fazer uma lista mais profunda de quem você é e com quem quer se relacionar.

Prática

- Use a lista de valores abaixo com algumas sugestões ou defina os seus próprios. Escolha os 15 que definem você hoje e indique os 5 mais importantes neste momento da sua vida:

Apreciação; Servir; Estética; Contribuição; Excelência; Romance; Motivar; Influenciar; Ajudar; Ensinar; Construir; Honestidade; Crescimento; Espiritualidade; Ter poder; Entusiasmo; Criar; Integridade; Alegria; Beleza; Elegância; Compaixão; Aprender; Descobrir; Sentir; Guiar; Persuadir; Vencer; Nutrir; Observar; Atrair; Educar; Conquistar; Preparar; Desafios; Viver o presente; Paz.

- Pegue uma folha de papel. De um lado, coloque seus 5 maiores valores e do outro os 5 valores (não características) mais importantes que você gostaria que a pessoa com quem você quer se relacionar tivesse. Coloque estrategicamente em um local que possa visualizar esta lista e rever o que espera de alguém. Pode mudar e repensar.

Isto facilitará muito quando conhecer alguém novo ou estiver começando a se relacionar. Você poderá observar se esta pessoa vai contra ou a favor desses valores que são tão importantes para você. Poupará seu tempo e energia. Imagine se um deles for “Integridade” e você percebe que a pessoa faz dívidas, não se importa com as consequências e nem mesmo com as pessoas que está prejudicando? O que fará a base sólida do seu relacionamento serão os valores com os quais ele será construído.

Muitas pessoas reclamam de seus relacionamentos e dizem: “Mas não temos os mesmos interesses, então, nosso relacionamento não pode dar certo”. Saiba que os interesses podem ser diferentes, mas ancorados nos mesmos valores. O que importa são os valores.

Entendendo melhor quem você é, de acordo com a sua essência, o ajudará a fazer a lista de características da pessoa com quem pretende se relacionar baseada no mesmo princípio, e não mais na superficialidade. Seguindo estes princípios, você perceberá que olhos azuis e 1,80m serão menos importantes do que honestidade, sensibilidade, companheirismo e muitos outros valores que, somados aos seus, comporão o relacionamento dos seus sonhos.

*Margareth Signorelli é Coach de Relacionamento e terapeuta EFT (Emotional Freedom Techniques).



Habilidades socioemocionais podem ser aprendidas

Desde o início da infância, as pessoas aprendem um conjunto de comportamentos que são utilizados nas diferentes interações sociais.


Entenda porque amor é diferente de paixão

Você sabe diferenciar o amor da paixão?


A finalidade e controle das ONGs

O mais adequado não é combatê-las, mas manter sob controle as suas ações como forma de evitar desvio de finalidade, corrupção e outras distorções.


A reforma da máquina pública

A aprovação da reforma da Previdência, pela Câmara dos Deputados, é um avanço do governo.


Os desafios da maternidade e do mercado de trabalho

Ter filhos não é fator de impedimento para uma mulher trabalhar.


Todos querem ser ricos…

Mais vale pobreza, com paz e consciência limpa, que riqueza, sem sossego, alma escurecida, e pesados de remorsos.


A importância de empoderar nossas meninas

Fatores culturais de valorização do masculino, enraizados desde sempre na nossa sociedade, afetam a autoestima e a confiança feminina.


Advogados e Cursos jurídicos

Onze de Agosto é o Dia da Fundação dos Cursos de Direito e é também o Dia do Advogado.


Empresas e paternidade: uma mudança a ser nutrida

Daqui a cinco ou dez anos, nem você nem ninguém se lembrará com precisão da tarefa que está fazendo no trabalho neste minuto.


Ética de advogados e juízes

A advocacia e a magistratura têm códigos de ética diferentes.


Quem se beneficia da coisa pública é corrupto

Coisa pública não pode ser confundida com coisa privada.


Pai é quem ama e cuida

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, pai não é somente quem nos gerou.