Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Quem é você e com quem quer se relacionar?

Quem é você e com quem quer se relacionar?

31/01/2014 Margareth Signorelli

Percebo que muitos coaches e orientadores de relacionamento sugerem que se faça uma lista das características da pessoa com quem queremos nos relacionar.

Vou mais longe e pergunto: Quem é Você? Normalmente as pessoas dizem suas profissões quando alguém as questiona: sou advogado, coach, médica. Não somos nossa profissão, sobrenome ou interesses. Somos nossos VALORES. Os valores que adquirimos no percurso da vida é que nos fazem quem somos hoje e quem seremos amanhã.

Um médico pode ser um tratador, um estudioso, um pesquisador. Um coach pode ser um cuidador, um entusiasta, um incentivador. Um advogado por ser um justo, um defensor. Vamos fazer uma lista mais profunda de quem você é e com quem quer se relacionar.

Prática

- Use a lista de valores abaixo com algumas sugestões ou defina os seus próprios. Escolha os 15 que definem você hoje e indique os 5 mais importantes neste momento da sua vida:

Apreciação; Servir; Estética; Contribuição; Excelência; Romance; Motivar; Influenciar; Ajudar; Ensinar; Construir; Honestidade; Crescimento; Espiritualidade; Ter poder; Entusiasmo; Criar; Integridade; Alegria; Beleza; Elegância; Compaixão; Aprender; Descobrir; Sentir; Guiar; Persuadir; Vencer; Nutrir; Observar; Atrair; Educar; Conquistar; Preparar; Desafios; Viver o presente; Paz.

- Pegue uma folha de papel. De um lado, coloque seus 5 maiores valores e do outro os 5 valores (não características) mais importantes que você gostaria que a pessoa com quem você quer se relacionar tivesse. Coloque estrategicamente em um local que possa visualizar esta lista e rever o que espera de alguém. Pode mudar e repensar.

Isto facilitará muito quando conhecer alguém novo ou estiver começando a se relacionar. Você poderá observar se esta pessoa vai contra ou a favor desses valores que são tão importantes para você. Poupará seu tempo e energia. Imagine se um deles for “Integridade” e você percebe que a pessoa faz dívidas, não se importa com as consequências e nem mesmo com as pessoas que está prejudicando? O que fará a base sólida do seu relacionamento serão os valores com os quais ele será construído.

Muitas pessoas reclamam de seus relacionamentos e dizem: “Mas não temos os mesmos interesses, então, nosso relacionamento não pode dar certo”. Saiba que os interesses podem ser diferentes, mas ancorados nos mesmos valores. O que importa são os valores.

Entendendo melhor quem você é, de acordo com a sua essência, o ajudará a fazer a lista de características da pessoa com quem pretende se relacionar baseada no mesmo princípio, e não mais na superficialidade. Seguindo estes princípios, você perceberá que olhos azuis e 1,80m serão menos importantes do que honestidade, sensibilidade, companheirismo e muitos outros valores que, somados aos seus, comporão o relacionamento dos seus sonhos.

*Margareth Signorelli é Coach de Relacionamento e terapeuta EFT (Emotional Freedom Techniques).



Liderança desengajada é obstáculo para uma gestão de mudanças eficaz

O mundo tem experimentado transformações como nunca antes, impulsionadas por inovações tecnológicas, crises econômicas e transições geracionais, dentre outros acontecimentos.

Autor: Francisco Loureiro


Neoindustrialização e a nova política industrial

Com uma indústria mais produtiva e competitiva, com equilíbrio fiscal, ganha o Brasil e a sociedade.

Autor: Gino Paulucci Jr.


O fim da ‘saidinha’, um avanço

O Senado Federal, finalmente, aprovou o projeto que acaba com a ‘saidinha’ (ou ‘saidão’) que vem colocando nas ruas milhares de detentos, em todo o país, durante os cinco principais feriados do ano.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


O Brasil e a quarta chance de deixar a população mais rica

O Brasil é perseguido por uma sina de jogar fora as oportunidades. Sempre ouvimos falar que o Brasil é o país do futuro. Um futuro que nunca alcançamos. Vamos relembrar as chances perdidas.

Autor: J.A. Puppio


Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli