Portal O Debate
Grupo WhatsApp

10 dicas para se manter atualizado

10 dicas para se manter atualizado

21/10/2015 Dolores Affonso

Já dizia Caetano, nos anos 60, na música Alegria Alegria, quem lê tanta notícia? Se naquela época, há 50 anos, já não era possível acompanhar tudo, imagine agora?

Na atualidade, a avalanche de informações a qual estamos expostos é imensa e só tende a crescer.

Todos os dias são milhões de notícias, e-mails, postagens nas redes sociais, comentários de amigos, informações de clientes e colegas de trabalho, estudos, família...

Ufa! É muita coisa! É quase impossível saber de tudo. Mas o mais difícil é saber selecionar aquilo que importa, pois, no meio desse turbilhão, vem muita coisa inútil ou que não é prioridade.

Nosso cérebro não é capaz de processar tantas informações com a rapidez com que elas surgem, criando a chamada síndrome do excesso de informação.

O mal do novo milênio! Estamos na era da informação e do conhecimento e sempre queremos saber mais!

Tudo isso causa angústia, ansiedade e muitos outros sintomas que fazem com que tenhamos menos qualidade de vida.

Mas não é o fim do mundo! Você pode mudar esse quadro e se manter atualizado com aquilo que é importante para você, sem ser soterrado por informações inúteis todos os dias!

Para isso, seguem 10 dicas:

1- Defina prioridades: liste o que é importante para você, divida em 3 níveis: importante, prioridade, entretenimento. Assim, poderá acessar só o que precisa.

2- Seja organizado: organize sua mesa de trabalho, seus papeis e seu computador, ou seja, crie um arquivo eficiente para recuperar as informações quando precisar.

3- Celular e tablet: crie pastas para aplicativos do mesmo tipo (produtividade, imagens etc.). Use aplicativos para facilitar, como lembretes, gravadores, comando de voz etc.

4- Gerencie seu tempo: use a agenda, controle seus compromissos, separando horários para leitura dos jornais, e-mails, blogs, livros etc., evitando perder tempo.

5- Gerencie seus e-mails: organize pastas, marcadores e filtros que mantenham cada coisa em seu lugar. Assim, você não perde tempo e consegue ler mais o que é relevante.

6- Assista rádio e TV: use aplicativos de rádio, como o TuneIn, e de TV, que permitem acompanhar a programação quando quiser.

7- Converse: destine um tempo para conversar com amigos, colegas de trabalho, familiares e até desconhecidos. Sempre temos algo a aprender.

8- Estude: existem muitos cursos a distância, inclusive gratuitos para que você tenha flexibilidade: Busuu, iTunes U, USP, FGV, Iped, Sebrae, Unesp são bons exemplos!

9- Leia mais: use um agregador de revista como o Issuu e de livros como o Kindle, Ibooks, Play livros etc. e leia livros e revistas onde quiser, sem carregar peso.

10- Use um agregador de feeds: um bom exemplo é o Flipboard, onde você pode reunir todos os sites, blogs, jornais e todas as fontes de notícias que você precisa acompanhar diariamente. O mais bacana é seu formato de revista digital super agradável.

Se quiser saber mais, visite meu perfil no Flipboard e conheça minhas revistas: aprendizagem sem limites, cotidiano, acessibilidade e inclusão e muitos mais.

Mantenha-se atualizado, bem informado sem perder tempo e sem ficar louco!

* Dolores Affonso é coach, palestrante, consultora, designer instrucional, professora e idealizadora do Congresso de Acessibilidade.



Imprensa e inquietação

A palavra imprensa tem origem na prensa, máquina usada para imprimir jornais.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Violência não letal: um mal silencioso

A violência não letal, aquela que não culmina em morte, não para de crescer no Brasil.

Autor: Melissa Paula


Melhor ser disciplinado que motivado

A falta de produtividade, problema tão comum entre as equipes e os líderes, está ligada ao esforço sem alavanca, sem um impulsionador.

Autor: Paulo de Vilhena


O choque Executivo-Legislativo

O Congresso Nacional – reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados – vai analisar nesta quarta-feira (24/04), a partir das 19 horas, os 32 vetos pendentes a leis que deputados e senadores criaram ou modificaram e não receberam a concordância do Presidente da República.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


A medicina é para os humanos

O grande médico e pintor português Abel Salazar, que viveu entre 1889 e 1946, dizia que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”.

Autor: Felipe Villaça


Dia de Ogum, sincretismo religioso e a resistência da umbanda no Brasil

Os Orixás ocupam um lugar central na espiritualidade umbandista, reverenciados e cultuados de forma a manter viva a conexão com as divindades africanas, além de representar forças da natureza e aspectos da vida humana.

Autor: Marlidia Teixeira e Alan Kardec Marques


O legado de Mário Covas ainda vive entre nós

Neste domingo, dia 21 de abril, Mário Covas completaria 94 anos de vida. Relembrar sua vida é resgatar uma parte importante de nossa história.

Autor: Wilson Pedroso


Elon Musk, liberdade de expressão x TSE e STF

Recentemente, o ministro Gilmar Mendes, renomado constitucionalista e decano do Supremo Tribunal Federal, ao se manifestar sobre os 10 anos da operação Lava-jato, consignou “Acho que a Lava Jato fez um enorme mal às instituições.”

Autor: Bady Curi Neto


Senado e STF colidem sobre descriminalizar a maconha

O Senado aprovou, em dois turnos, a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) das Drogas, que classifica como crime a compra, guarda ou porte de entorpecentes.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


As histórias que o padre conta

“Até a metade vai parecer que irá dar errado, mas depois dá certo!”

Autor: Dimas Künsch


Vulnerabilidades masculinas: o tema proibido

É desafiador para mim escrever sobre este tema, já que sou um gênero feminino ainda que com certa energia masculina dentro de mim, aliás como todos os seres, que tem ambas as energias dentro de si, feminina e masculina.

Autor: Viviane Gago


Entre o barril de petróleo e o de pólvora

O mundo começou a semana preocupado com o Oriente Médio.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves