Portal O Debate
Grupo WhatsApp

10 dicas para se manter atualizado

10 dicas para se manter atualizado

21/10/2015 Dolores Affonso

Já dizia Caetano, nos anos 60, na música Alegria Alegria, quem lê tanta notícia? Se naquela época, há 50 anos, já não era possível acompanhar tudo, imagine agora?

Na atualidade, a avalanche de informações a qual estamos expostos é imensa e só tende a crescer.

Todos os dias são milhões de notícias, e-mails, postagens nas redes sociais, comentários de amigos, informações de clientes e colegas de trabalho, estudos, família...

Ufa! É muita coisa! É quase impossível saber de tudo. Mas o mais difícil é saber selecionar aquilo que importa, pois, no meio desse turbilhão, vem muita coisa inútil ou que não é prioridade.

Nosso cérebro não é capaz de processar tantas informações com a rapidez com que elas surgem, criando a chamada síndrome do excesso de informação.

O mal do novo milênio! Estamos na era da informação e do conhecimento e sempre queremos saber mais!

Tudo isso causa angústia, ansiedade e muitos outros sintomas que fazem com que tenhamos menos qualidade de vida.

Mas não é o fim do mundo! Você pode mudar esse quadro e se manter atualizado com aquilo que é importante para você, sem ser soterrado por informações inúteis todos os dias!

Para isso, seguem 10 dicas:

1- Defina prioridades: liste o que é importante para você, divida em 3 níveis: importante, prioridade, entretenimento. Assim, poderá acessar só o que precisa.

2- Seja organizado: organize sua mesa de trabalho, seus papeis e seu computador, ou seja, crie um arquivo eficiente para recuperar as informações quando precisar.

3- Celular e tablet: crie pastas para aplicativos do mesmo tipo (produtividade, imagens etc.). Use aplicativos para facilitar, como lembretes, gravadores, comando de voz etc.

4- Gerencie seu tempo: use a agenda, controle seus compromissos, separando horários para leitura dos jornais, e-mails, blogs, livros etc., evitando perder tempo.

5- Gerencie seus e-mails: organize pastas, marcadores e filtros que mantenham cada coisa em seu lugar. Assim, você não perde tempo e consegue ler mais o que é relevante.

6- Assista rádio e TV: use aplicativos de rádio, como o TuneIn, e de TV, que permitem acompanhar a programação quando quiser.

7- Converse: destine um tempo para conversar com amigos, colegas de trabalho, familiares e até desconhecidos. Sempre temos algo a aprender.

8- Estude: existem muitos cursos a distância, inclusive gratuitos para que você tenha flexibilidade: Busuu, iTunes U, USP, FGV, Iped, Sebrae, Unesp são bons exemplos!

9- Leia mais: use um agregador de revista como o Issuu e de livros como o Kindle, Ibooks, Play livros etc. e leia livros e revistas onde quiser, sem carregar peso.

10- Use um agregador de feeds: um bom exemplo é o Flipboard, onde você pode reunir todos os sites, blogs, jornais e todas as fontes de notícias que você precisa acompanhar diariamente. O mais bacana é seu formato de revista digital super agradável.

Se quiser saber mais, visite meu perfil no Flipboard e conheça minhas revistas: aprendizagem sem limites, cotidiano, acessibilidade e inclusão e muitos mais.

Mantenha-se atualizado, bem informado sem perder tempo e sem ficar louco!

* Dolores Affonso é coach, palestrante, consultora, designer instrucional, professora e idealizadora do Congresso de Acessibilidade.



A tragédia já foi. E agora?

Impossível não se sensibilizar e chocar com a situação do Rio Grande do Sul, atingido por chuvas sem precedentes que causaram inundações em grande parte do estado, da capital ao interior.

Autor: Janguiê Diniz


O preconceito que condena

O programa Fantástico da Rede Globo trouxe mais uma história de injustiça cometida pelo Poder Judiciário brasileiro contra um jovem preto e periférico.

Autor: Marcelo Aith


O risco de politização da tragédia no RS

O Brasil todo tem assistido, consternado, ao desastre ambiental que se abateu sobre o Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Autor: Wilson Pedroso


Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O final de Abril e o começo de Maio foram marcados pelo pior desastre ecológico da história do Rio Grande do Sul, com inundações, mortes e milhares de desabrigados e de pessoas ilhadas.

Autor: Marco Antonio Spinelli

Cavalo Caramelo e quando a água baixar

O fim da reeleição de governantes

Está tramitando pelo Congresso Nacional mais um projeto que revoga a reeleição de Presidente da República, Governador de Estado e Prefeito Municipal.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


PEC das drogas

O que esperar com a sua aprovação?

Autor: Marcelo Aith


PEC do Quinquênio simboliza a metástase dos privilégios no Brasil

Aprovar a PEC significará premiar, sem justificativa plausível, uma determinada categoria.

Autor: Samuel Hanan


O jovem e o voto

Encerrou-se no dia 8 de maio o prazo para que jovens de 16 e 17 anos pudessem se habilitar como eleitores para as eleições municipais deste ano.

Autor: Daniel Medeiros


Um mundo fragmentado

Em fevereiro deste ano completaram-se dois anos desde a invasão russa à Ucrânia.

Autor: João Alfredo Lopes Nyegray


Leitores em extinção

Ontem, finalmente, tive um dia inteiro de atendimento on-line, na minha casa.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Solidariedade: a Luz de uma tragédia

Todos nós, ou melhor dizendo, a grande maioria de nós, está muito sensibilizado com o que está sendo vivido pela população do Rio Grande do Sul.

Autor: Renata Nascimento


Os fios da liberdade e o resistir da vida

A inferioridade do racismo é observada até nos comentários sobre os cabelos.

Autor: Livia Marques