Portal O Debate
Grupo WhatsApp


10 dicas para se manter atualizado

10 dicas para se manter atualizado

21/10/2015 Dolores Affonso

Já dizia Caetano, nos anos 60, na música Alegria Alegria, quem lê tanta notícia? Se naquela época, há 50 anos, já não era possível acompanhar tudo, imagine agora?

Na atualidade, a avalanche de informações a qual estamos expostos é imensa e só tende a crescer.

Todos os dias são milhões de notícias, e-mails, postagens nas redes sociais, comentários de amigos, informações de clientes e colegas de trabalho, estudos, família...

Ufa! É muita coisa! É quase impossível saber de tudo. Mas o mais difícil é saber selecionar aquilo que importa, pois, no meio desse turbilhão, vem muita coisa inútil ou que não é prioridade.

Nosso cérebro não é capaz de processar tantas informações com a rapidez com que elas surgem, criando a chamada síndrome do excesso de informação.

O mal do novo milênio! Estamos na era da informação e do conhecimento e sempre queremos saber mais!

Tudo isso causa angústia, ansiedade e muitos outros sintomas que fazem com que tenhamos menos qualidade de vida.

Mas não é o fim do mundo! Você pode mudar esse quadro e se manter atualizado com aquilo que é importante para você, sem ser soterrado por informações inúteis todos os dias!

Para isso, seguem 10 dicas:

1- Defina prioridades: liste o que é importante para você, divida em 3 níveis: importante, prioridade, entretenimento. Assim, poderá acessar só o que precisa.

2- Seja organizado: organize sua mesa de trabalho, seus papeis e seu computador, ou seja, crie um arquivo eficiente para recuperar as informações quando precisar.

3- Celular e tablet: crie pastas para aplicativos do mesmo tipo (produtividade, imagens etc.). Use aplicativos para facilitar, como lembretes, gravadores, comando de voz etc.

4- Gerencie seu tempo: use a agenda, controle seus compromissos, separando horários para leitura dos jornais, e-mails, blogs, livros etc., evitando perder tempo.

5- Gerencie seus e-mails: organize pastas, marcadores e filtros que mantenham cada coisa em seu lugar. Assim, você não perde tempo e consegue ler mais o que é relevante.

6- Assista rádio e TV: use aplicativos de rádio, como o TuneIn, e de TV, que permitem acompanhar a programação quando quiser.

7- Converse: destine um tempo para conversar com amigos, colegas de trabalho, familiares e até desconhecidos. Sempre temos algo a aprender.

8- Estude: existem muitos cursos a distância, inclusive gratuitos para que você tenha flexibilidade: Busuu, iTunes U, USP, FGV, Iped, Sebrae, Unesp são bons exemplos!

9- Leia mais: use um agregador de revista como o Issuu e de livros como o Kindle, Ibooks, Play livros etc. e leia livros e revistas onde quiser, sem carregar peso.

10- Use um agregador de feeds: um bom exemplo é o Flipboard, onde você pode reunir todos os sites, blogs, jornais e todas as fontes de notícias que você precisa acompanhar diariamente. O mais bacana é seu formato de revista digital super agradável.

Se quiser saber mais, visite meu perfil no Flipboard e conheça minhas revistas: aprendizagem sem limites, cotidiano, acessibilidade e inclusão e muitos mais.

Mantenha-se atualizado, bem informado sem perder tempo e sem ficar louco!

* Dolores Affonso é coach, palestrante, consultora, designer instrucional, professora e idealizadora do Congresso de Acessibilidade.



A angústia da inovação

Inovação é a bola da vez.


A importância da Cultura Organizacional para a Transformação Digital

A Transformação Digital é uma realidade. Mais do que isso, a tecnologia já é um fator imprescindível para os negócios, acelerando e alterando completamente as atividades de empresas de todos os segmentos.


Os limites da ciência e o renascer da filosofia

A palavra “filosofia” vem da junção de duas palavras gregas: philo (amizade, amor) e sofhia (saber, sabedoria). Logo, filosofia é o amor ao saber.


Inovação alinhada à computação em nuvem e segurança da informação na economia de Minas Gerais

O Estado de Minas Gerais possui a terceira maior participação na economia brasileira, atrás apenas de Rio de Janeiro e São Paulo.


Por que a Lei de proteção de dados é bem-vinda nos dias atuais?

Nestes últimos dias você provavelmente ouviu falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a legislação brasileira que regula o tratamento de dados pessoais no Brasil.


Pandemia deve intensificar transações de M&A no ensino superior privado no Brasil

O uso recorrente da tecnologia das comunicações on-line deve acelerar o processo de seleção natural corporativa na educação.


Que saudades de gritar “gol” no estádio

A maior lacuna que a ausência de público deixa no espetáculo futebolístico é a sonora.

Que saudades de gritar “gol” no estádio

Soluções sustentáveis para impulsionar a economia

Em grego, oikos (eco) significa casa e nomos (nomia) significa lei/ordem.


Aos mestres, com carinho, nossa gratidão!

“Vivemos um tempo atípico” e “Precisamos nos reinventar” são algumas das frases mais pronunciadas nesses últimos meses.


Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia.


O receio de opinar

Antes de me aposentar, prestei serviço em empresa, que possuía e possui, milhares de trabalhadores.


Uso consciente do crédito pode ajudar a girar o motor da economia

Muita gente torce o nariz quando o assunto é tomar empréstimo, pois quem precisa de crédito pode acabar não conseguindo honrar essa dívida, tornando esse saldo devedor uma bola de neve.