Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Questões ao contratar uma agência de marketing digital

Questões ao contratar uma agência de marketing digital

03/03/2018 Yuri Moreno

Procurando uma empresa de marketing digital que aumente sua presença online e trabalhe seu business?

Antes de fechar parceria, veja o que você precisa saber para contratar a uma agência de marketing digital. Afinal, neste vasto mar chamado Brasil, mais de 90% das agências afirmaram prestar serviços online e muitas delas se denominam como de comunicação, inbound marketing, 360º, performance, branding e outros títulos, segundo pesquisa Panorama das Agências Digitais.

Essa pluralidade pode deixar até mesmo os marinheiros mais experientes perdidos. Apenas pesquisar não é o bastante: você deve compreender sobre as capacidades e abordagem de cada candidato e como são os core competencies (ou competências chave) que diferem uma empresa da outra.

As melhores e mais bem sucedidas delas não sentem como se estivessem trabalhando para o seu negócio como um serviço terceirizado, e sim como parte de sua equipe. São profissionais que se esforçam para colaborar e ouvir, se dedicam a construir, medir, analisar e melhorar continuamente com você, ao invés de para você.

Algumas questões que você deve lançar para a agência que estiver prospectando e que irão ajudar na decisão pelo parceiro ideal são:

1) Como vocês irão me destacar dos meus competidores?

A agência precisa entender seu público-alvo e o que você, diferente dos outros concorrentes, pode oferecer a ele.

2) O quanto você sabe sobre meu tipo de negócio?

O marketing digital B2C e B2B exige diferentes estratégias e ferramentas. Uma agência que tenha experiência em trabalhar com empresas similares à sua pode ter uma vantagem em obter os resultados que você espera. Além disso, pergunte se ela pode fornecer estudos de caso ou histórias de sucesso.

3) Você pode dar alguma amostra do seu trabalho?

Para quaisquer serviços que você pretenda contratar, peça para ver exemplos: design de sites, conteúdo de blog, white papers, cópia de um email marketing, e assim por diante.

4) Como iremos nos comunicar?

Descubra com quem você estará trabalhando regularmente e com que frequência você manterá contato. Será abordado apenas um ponto de contato ou quem quer que esteja disponível no momento?

5) Como você se reportará sobre o nosso progresso?

A agência fornecerá um relatório e um resumo fácil de ler? Qual a periodicidade? Haverá uma reunião que guie sua empresa sobre o relatório ou apenas um envio detalhado do mesmo por email? Qual o formato da reunião? descubra quanto tempo é dedicado à estratégia colaborativa antes de cada entrega.

6) De quanto tempo será o contrato?

Lembre-se: O marketing digital é sinônimo de confiança, onde leva-se tempo para cultivar e crescer resultados. Uma agência deve ser capaz de entender o seu negócio e dar início às suas campanhas de marketing, mas é essencial ter em mente que efeitos substanciais demoram a aparecer- Portanto, nada de abandonar seu parceiro após o primeiro mês se você não tiver retorno.

7) Quais serão as nossas responsabilidades?

A sua atuação e a de seu parceiro deverão ser bem delimitadas. Quem fica responsável pelo quê? Publicar no blog, desenvolver respostas para comentários, etc.

8) Como é o workflow dos processos?

Peça para que falem mais sobre o fluxo do trabalho relativo. Como eles planejam aumentar o tráfego orgânico do seu site? E o trabalho com as diferentes equipes (SEO, Anúncios patrocinados, Conteúdo)?

9) Que tipos de conteúdo diferenciados são produzidos?

Descubra se a agência tem experiência produzindo conteúdos que vão além do básico: roteiros de vídeo, animações curtas, campanhas de e-mail, whitepapers, transmissões ao vivo.

10) Quais métricas estão incluídas em um relatório padrão?

CPC, CTR, taxa de conversão de palavras-chave e landing pages - a agência deve fornecer relatórios fáceis de ler e que deixam claro como suas campanhas foram realizadas. Importante abordar também quais mudanças são geralmente ser feitas, tanto a curto quanto longo prazo, para métricas que se podem se mostrar insuficientes.

* Yuri Moreno é estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas tecnologias.
 



Dia Bissexto

A cada quatro anos, a humanidade recebe um presente – um presente especial que não pode ser forjado, comprado, fabricado ou devolvido – o presente do tempo.

Autor: Júlia Roscoe


O casamento e a política relacional

Uma amiga querida vem relatando nas mesas de boteco a saga de seu filho, que vem tendo anos de relação estável com uma moça, um pouco mais velha, que tem uma espécie de agenda relacional bastante diferente do rapaz.

Autor: Marco Antonio Spinelli


O que esperar do mercado imobiliálio em 2024

Após uma forte queda em 2022, o mercado imobiliário brasileiro vem se recuperando e o ano de 2023 mostrou este avanço de forma consistente.

Autor: Claudia Frazão


Brasileiros unidos por um sentimento: a descrença nacional

Um sentimento – que já perdura algum tempo, a propósito - toma conta de muitos brasileiros: a descrença com o seu próprio país.

Autor: Samuel Hanan


Procurando o infinito

Vocês conhecem a história do dragãozinho que procurava sem parar o infinito? Não? Então vou te contar. Era uma vez….

Autor: Eduardo Carvalhaes Nobre


A reforma tributária é mesmo Robin Hood?

O texto da reforma tributária aprovado no Congresso Nacional no fim de dezembro encerrou uma novela iniciada há mais de 40 anos.

Autor: Igor Montalvão


Administrar as cheias, obrigação de Governo

A revolução climática que vemos enfrentando é assustadora e mundial. Incêndios de grandes proporções, secas devastadoras, tempestades não vistas durante décadas e uma série de desarranjos que fazem a população sofrer.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Escravidão Voluntária

Nossa única revolução possível é a da Consciência. Comer com consciência. Respirar com consciência. Consumir com consciência.

Autor: Marco Antonio Spinelli


Viver desequilibrado

Na Criação, somos todos peregrinos com a oportunidade de evoluir. Os homens criaram o dinheiro e a civilização do dinheiro, sem ele nada se faz.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


Mar Vermelho: o cenário atual do frete marítimo e seus reflexos globais

Como bem sabemos, a crise bélica no Mar Vermelho trouxe consigo uma onda de mudanças significativas no mercado de frete marítimo nesse início de 2024.

Autor: Larry Carvalho


O suposto golpe. É preciso provas…

Somos contrários a toda e qualquer solução de força, especialmente ao rompimento da ordem constitucional e dos parâmetros da democracia.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves


Oportunidade de marketing ou marketing oportunista?

No carnaval de 2024, foi postada a notícia sobre o "Brahma Phone" onde serão distribuídas 800 unidades de celulares antigos para os participantes das festas de carnaval.

Autor: Patricia Punder