Portal O Debate
Grupo WhatsApp

Questões ao contratar uma agência de marketing digital

Questões ao contratar uma agência de marketing digital

03/03/2018 Yuri Moreno

Procurando uma empresa de marketing digital que aumente sua presença online e trabalhe seu business?

Antes de fechar parceria, veja o que você precisa saber para contratar a uma agência de marketing digital. Afinal, neste vasto mar chamado Brasil, mais de 90% das agências afirmaram prestar serviços online e muitas delas se denominam como de comunicação, inbound marketing, 360º, performance, branding e outros títulos, segundo pesquisa Panorama das Agências Digitais.

Essa pluralidade pode deixar até mesmo os marinheiros mais experientes perdidos. Apenas pesquisar não é o bastante: você deve compreender sobre as capacidades e abordagem de cada candidato e como são os core competencies (ou competências chave) que diferem uma empresa da outra.

As melhores e mais bem sucedidas delas não sentem como se estivessem trabalhando para o seu negócio como um serviço terceirizado, e sim como parte de sua equipe. São profissionais que se esforçam para colaborar e ouvir, se dedicam a construir, medir, analisar e melhorar continuamente com você, ao invés de para você.

Algumas questões que você deve lançar para a agência que estiver prospectando e que irão ajudar na decisão pelo parceiro ideal são:

1) Como vocês irão me destacar dos meus competidores?

A agência precisa entender seu público-alvo e o que você, diferente dos outros concorrentes, pode oferecer a ele.

2) O quanto você sabe sobre meu tipo de negócio?

O marketing digital B2C e B2B exige diferentes estratégias e ferramentas. Uma agência que tenha experiência em trabalhar com empresas similares à sua pode ter uma vantagem em obter os resultados que você espera. Além disso, pergunte se ela pode fornecer estudos de caso ou histórias de sucesso.

3) Você pode dar alguma amostra do seu trabalho?

Para quaisquer serviços que você pretenda contratar, peça para ver exemplos: design de sites, conteúdo de blog, white papers, cópia de um email marketing, e assim por diante.

4) Como iremos nos comunicar?

Descubra com quem você estará trabalhando regularmente e com que frequência você manterá contato. Será abordado apenas um ponto de contato ou quem quer que esteja disponível no momento?

5) Como você se reportará sobre o nosso progresso?

A agência fornecerá um relatório e um resumo fácil de ler? Qual a periodicidade? Haverá uma reunião que guie sua empresa sobre o relatório ou apenas um envio detalhado do mesmo por email? Qual o formato da reunião? descubra quanto tempo é dedicado à estratégia colaborativa antes de cada entrega.

6) De quanto tempo será o contrato?

Lembre-se: O marketing digital é sinônimo de confiança, onde leva-se tempo para cultivar e crescer resultados. Uma agência deve ser capaz de entender o seu negócio e dar início às suas campanhas de marketing, mas é essencial ter em mente que efeitos substanciais demoram a aparecer- Portanto, nada de abandonar seu parceiro após o primeiro mês se você não tiver retorno.

7) Quais serão as nossas responsabilidades?

A sua atuação e a de seu parceiro deverão ser bem delimitadas. Quem fica responsável pelo quê? Publicar no blog, desenvolver respostas para comentários, etc.

8) Como é o workflow dos processos?

Peça para que falem mais sobre o fluxo do trabalho relativo. Como eles planejam aumentar o tráfego orgânico do seu site? E o trabalho com as diferentes equipes (SEO, Anúncios patrocinados, Conteúdo)?

9) Que tipos de conteúdo diferenciados são produzidos?

Descubra se a agência tem experiência produzindo conteúdos que vão além do básico: roteiros de vídeo, animações curtas, campanhas de e-mail, whitepapers, transmissões ao vivo.

10) Quais métricas estão incluídas em um relatório padrão?

CPC, CTR, taxa de conversão de palavras-chave e landing pages - a agência deve fornecer relatórios fáceis de ler e que deixam claro como suas campanhas foram realizadas. Importante abordar também quais mudanças são geralmente ser feitas, tanto a curto quanto longo prazo, para métricas que se podem se mostrar insuficientes.

* Yuri Moreno é estrategista de marketing, com foco em aquisição e consultor em novas tecnologias.
 



A importância do financiamento à exportação de bens e serviços

Observamos uma menor participação das exportações de bens manufaturados na balança comercial brasileira, atualmente em torno de 30%.

Autor: Patrícia Gomes


Empreendedor social: investindo no futuro com propósito

Nos últimos anos, temos testemunhado um movimento crescente de empreendedores que não apenas buscam o sucesso financeiro, mas também têm um compromisso profundo com a mudança social.

Autor: Gerardo Wisosky


Novas formas de trabalho no contexto da retomada de produtividade

Por mais de três anos, desde o surgimento da pandemia em escala mundial, os líderes empresariais têm trabalhado para entender qual o melhor regime de trabalho.

Autor: Leonardo Meneses


Desafios da gestão em um mundo em transformação

À medida que um novo ano se inicia, somos confrontados com uma miríade de oportunidades e desafios, delineando um cenário dinâmico para os meses à frente.

Autor: Maurício Vinhão


Desumanização geral

As condições gerais de vida apertam. A humanidade vem, há longo tempo, agindo de forma individualista.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


O xadrez das eleições: janela partidária permite troca de partidos até 5 de abril

Os vereadores e vereadoras de todo país que desejam trocar de partido têm até dia 5 de abril para realizar a nova filiação.

Autor: Wilson Pedroso


Vale a renúncia?

Diversos setores da economia ficaram surpresos com um anúncio vindo de uma das maiores mineradoras do mundo, a Vale.

Autor: Carlos Gomes


STF versus Congresso Nacional

Descriminalização do uso de drogas.

Autor: Bady Curi Neto


O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A Stellantis é rica, gigante, e a Stellantis South America, domina o mercado automobilístico na linha abaixo da Linha do Equador.

Autor: Marcos Villela Hochreiter

O que está acontecendo nos bastidores da Stellantis? Muitas brigas entre herdeiros

A verdade sobre a tributação no Brasil

O Brasil cobra de todos os contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) sediados no território nacional, cerca de 33,71% do valor de todos os bens e serviços produzidos no país.

Autor: Samuel Hanan


Bom senso intuitivo

Os governantes, em geral, são desmazelados com o dinheiro e as contas. Falta responsabilidade na gestão financeira pública.

Autor: Benedicto Ismael Camargo Dutra


População da Baixada quer continuidade da Operação Verão

No palanque armado na Praça das Bandeiras (Praia do Gonzaga), a população de Santos manifestou-se, no último sábado, pela continuidade da Operação Verão da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Autor: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves